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Insights para agitar seu marketing no Dia das Crianças

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  • 19 setembro 2016

Em um mercado tão competitivo quanto o Brasileiro, precisamos estar atentos a todas as datas sazonais que o Varejo nos proporciona. O Dia das Crianças está entre as datas mais aguardadas e você não deve se omitir, pois seus concorrentes estão cada vez mais criativos.

Se você deseja aumentar sua receita nessa data tão importante, aproveite nossas dicas e fique de olho em dados que provavelmente você não conhecia. Levantamos dados importantes para que você conheça melhor o mercado, e saiba o que pode esperar das vendas nesse ano de 2016.

 

untitled-2Crianças representam ¼ da população brasileira e boa parte delas já estão conectadas diariamente na internet.

 

2A internet assume papel fundamental quando a gravidez é descoberta; depois do nascimento, esse movimento gera oportunidades para o e-commerce.

 

3

O Dia das Crianças está entre as datas com maior gasto pelas famílias brasileiras, principalmente internautas entre 25 a 44 anos, da classe C e com filhos em casa.

 

dA data esse ano deve faturar em torno de R$1.7 B, crescimento em torno de 15% – isso seguindo a mesma tendência positiva do Dia das Mães e Namorados desse ano.

 

5Algumas tendências já se destacam, mas é no início de Setembro que as buscas aceleram, atingindo pico 10 dias antes do evento.

 

g1cQuase ¼ do Brasil são crianças
(45 milhões de pequenos brasileiros)

 

  • Até 4 anos de idade:
    São 14 milhões
  • De 5 a 9 anos de idade:
    São 15 milhões
  • De 10 a 14 anos de idade:
    São 16 milhões

Fonte: IBGE – pirâmide entre os anos de 2010 e projeção para 2020

 

 

 

 

 

 

g2Esses pequenos estão cada vez mais conectados:

 

 

  • 74% das casas com crianças até 11 anos tem acesso à internet  (vs 58% das casas sem crianças ou adolescentes)
  • 81% acessam a internet ao menos uma vez por dia, sendo: 81% em casa, 60% na casa de parentes ou amigos, 49% em deslocamento, 38% na escola, 22% em lan house

Fonte: Kantar Ibope Choices / TIC Kids Online (Comitê Gestor da Internet no Brasil)

 

 

 

g3Não são só os pequenos que precisam de informação

  • 44% das mães afirmam que a Internet se tornou mais importante após ficar grávida
  • 85% é o aumento no volume de buscas por mulheres ao descobrirem que serão mães

  • 56% das mães assistem vídeos sobre maternidade no YouTube

Fonte: TGI Group Index 2015/ Google Consumer Survey Moms (n=500+ – Brasil, 2016)

 

 

 

O aumento da importância do online para as mães geram oportunidades para o e-commerce

  • 58% das mães/pais acessam a internet diariamente
  • 65% das mães/pais acessam a internet pelo menos 1x por semana
  • 70% das mães/pais internautas acessam o Google diariamente para realizar pesquisas
  • 20% das mães/pais internautas fizeram uma compra online nos últimos 30 dias

Fonte: TGI Group Index BrY 16w2 (Fev15 – Set15)

 

Dia das Crianças é uma das datas com maior gasto pelo brasileiro principalmente internautas, entre 20 a 44 anos, da classe A/B/C e com presença de crianças em casa

Dia das Crianças está entre as datas com maior gasto do ano – quebra por perfil do respondente

 

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Fonte: TGI Group Index BrY 16w2 (Fev15 – Set15) Pergunta: Dia das Crianças está entre as 5 datas com maior gasto do ano incluindo todas as datas sazonais, aniversários, etc.?

 

 

No Dia das Crianças do ano passado, o faturamento do e-commerce atingiu aproximadamente R$1.5 bilhão com crescimento em torno de 10% em relação à 2014

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Fonte: Ebit – Buscapé – dados de faturamento do Dia das Crianças

 

Após a melhora no Dia dos Namorados e do Dia das Mães em 2016, acreditamos que o Dia das Crianças terá um crescimento em torno de 15%

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Fonte: Ebit – Buscapé – dados de faturamento do Dia das Crianças Projeção Google para 2016 para o dia das Crianças

 

Mas o que nossos pequenos querem ganhar? …Ou o que as mães querem dar?

– Exemplos de brinquedos em destaque

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Fonte: Evolução das buscas dos últimos 3 anos pelos termos acima – crescimento YoY (Jun/16 vs. Jun/15) – Dados internos Google

 

– Exemplos de moda infantil em destaque

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Fonte: Evolução das buscas dos últimos 3 anos pelos termos acima – crescimento YoY (Jun/16 vs. Jun/15) – Dados internos Google

 

– Exemplos de artigos infantis (incl. Móveis) em destaque

h3

Fonte: Evolução das buscas dos últimos 3 anos pelos termos acima – crescimento YoY (Jun/16 vs. Jun/15) – Dados internos Google

 

Como “voar” nessa data e conquistar esses consumidores?

 

i1Aumentar a presença no Search no início de Setembro
Não esquecer do Mobile que exerce papel fundamental na busca, principalmente no fim de semana

 

i2Considerar o Youtube como um dos veículos de comunicação durante a data
Pais utilizam a ferramenta de forma ativa

 

i3Oferecer a percepção de custo-benefício ao cliente brasileiro
Brasileiros estão cada vez mais interessados em datas “sazonais” que ofereçam algum desconto

 

i4Estar presente no online, tanto para a venda no e-commerce como na loja física
Pais são mais criteriosos e buscam por mais informações. A compra tende acontecer mais na loja física, principalmente em grandes cadeias de varejistas.

 

i5Aproveitar a alta intenção de compra da data
Em 2015, 39% pretendiam comprar em Setembro e 36% em Outubro

 

 


 

 

i1

Buscas começam a acelerar em Setembro e atingem pico faltando 10 dias para a data

Evolução das buscas (index) por categorias para o público Infantil
(Brinquedos, Moda Infantil, Livros Infantis, Games e Móveis para crianças)  

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Fonte: Evolução das buscas dos últimos 4 anos do Dia das Crianças

 

i1

Mobile exerce um papel fundamental nessas categorias, principalmente nos finais de semana

% de buscas em Mobile por categoria
Dados de 2016

 

 

a1Artigos Infantis
56% das buscas em Mobile
Aumento de 11 p.p durante o fim de semana (chegando em 67% das buscas)

 

 

a2Brinquedos
49% das buscas em Mobile
Aumento de 7 p.p durante o fim de semana (chegando em 56% das buscas)

 


a3Móveis
48% das buscas em Mobile
Aumento de 10 p.p durante o fim de semana (chegando em 58% das buscas)

 


a4Moda Infantil
46% das buscas em Mobile
Aumento de 11 p.p durante o fim de semana (chegando em 57% das buscas)

 


a5Games

51% das buscas em Mobile
Aumento de 4 p.p durante o fim de semana (chegando em 55% das buscas)

 

Fonte: Buscas em Mobile em 2016 nas categorias acima; crescimento no fim de semana verificado nas últimas 8 semanas (Junho e Julho)

 

 

i2

Youtube é uma ferramenta primordial para os internautas pais

Interesse no Youtube pelos internautas brasileiros que são Pais

 

 

b124% dos internautas que são Pais
são fãs de música, principalmente Pop

 

 

b220% dos internautas que são Pais
são jogadores de videogames ocasionais e fãs de cartoons e animação

 

 

b320% dos internautas que são Pais
são homens e fanáticos por futebol

 

 

b424% dos internautas que são Pais
são mulheres e entusiastas de decoração

 

 

b520% dos internautas que são Pais
são homens e entusiastas de tecnologia e mobile

 

 

b620% dos internautas que são Pais
são mulheres e viciadas em compras

 

Fonte: Dados internos Google

 

Interesse por compra de bom custo-benefício vem crescendo no Google

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Esse dado é exemplificado em uma pesquisa recente da Hello Research

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Esperamos que aproveitem essas informações, e saibam sempre que, se precisar, pode contar com a Agência DDWB.
Nosso telefone é 11 4112.1882. Mas se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do site www.ddwb.com.br.

E em caso de dúvidas, deixe seu comentário abaixo! Teremos prazer em ajudá-lo.

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