Em um mercado tão competitivo quanto o Brasileiro, precisamos estar atentos a todas as datas sazonais que o Varejo nos proporciona. O Dia das Crianças está entre as datas mais aguardadas e você não deve se omitir, pois seus concorrentes estão cada vez mais criativos.
Se você deseja aumentar sua receita nessa data tão importante, aproveite nossas dicas e fique de olho em dados que provavelmente você não conhecia. Levantamos dados importantes para que você conheça melhor o mercado, e saiba o que pode esperar das vendas nesse ano de 2016.
Crianças representam ¼ da população brasileira e boa parte delas já estão conectadas diariamente na internet.
A internet assume papel fundamental quando a gravidez é descoberta; depois do nascimento, esse movimento gera oportunidades para o e-commerce.
O Dia das Crianças está entre as datas com maior gasto pelas famílias brasileiras, principalmente internautas entre 25 a 44 anos, da classe C e com filhos em casa.
A data esse ano deve faturar em torno de R$1.7 B, crescimento em torno de 15% – isso seguindo a mesma tendência positiva do Dia das Mães e Namorados desse ano.
Algumas tendências já se destacam, mas é no início de Setembro que as buscas aceleram, atingindo pico 10 dias antes do evento.
Quase ¼ do Brasil são crianças
(45 milhões de pequenos brasileiros)
- Até 4 anos de idade:
São 14 milhões - De 5 a 9 anos de idade:
São 15 milhões - De 10 a 14 anos de idade:
São 16 milhões
Fonte: IBGE – pirâmide entre os anos de 2010 e projeção para 2020
Esses pequenos estão cada vez mais conectados:
- 74% das casas com crianças até 11 anos tem acesso à internet (vs 58% das casas sem crianças ou adolescentes)
- 81% acessam a internet ao menos uma vez por dia, sendo: 81% em casa, 60% na casa de parentes ou amigos, 49% em deslocamento, 38% na escola, 22% em lan house
Fonte: Kantar Ibope Choices / TIC Kids Online (Comitê Gestor da Internet no Brasil)
Não são só os pequenos que precisam de informação
- 44% das mães afirmam que a Internet se tornou mais importante após ficar grávida
- 85% é o aumento no volume de buscas por mulheres ao descobrirem que serão mães
- 56% das mães assistem vídeos sobre maternidade no YouTube
Fonte: TGI Group Index 2015/ Google Consumer Survey Moms (n=500+ – Brasil, 2016)
O aumento da importância do online para as mães geram oportunidades para o e-commerce
- 58% das mães/pais acessam a internet diariamente
- 65% das mães/pais acessam a internet pelo menos 1x por semana
- 70% das mães/pais internautas acessam o Google diariamente para realizar pesquisas
- 20% das mães/pais internautas fizeram uma compra online nos últimos 30 dias
Fonte: TGI Group Index BrY 16w2 (Fev15 – Set15)
Dia das Crianças é uma das datas com maior gasto pelo brasileiro principalmente internautas, entre 20 a 44 anos, da classe A/B/C e com presença de crianças em casa
Dia das Crianças está entre as datas com maior gasto do ano – quebra por perfil do respondente
Fonte: TGI Group Index BrY 16w2 (Fev15 – Set15) Pergunta: Dia das Crianças está entre as 5 datas com maior gasto do ano incluindo todas as datas sazonais, aniversários, etc.?
No Dia das Crianças do ano passado, o faturamento do e-commerce atingiu aproximadamente R$1.5 bilhão com crescimento em torno de 10% em relação à 2014
Fonte: Ebit – Buscapé – dados de faturamento do Dia das Crianças
Após a melhora no Dia dos Namorados e do Dia das Mães em 2016, acreditamos que o Dia das Crianças terá um crescimento em torno de 15%
Fonte: Ebit – Buscapé – dados de faturamento do Dia das Crianças Projeção Google para 2016 para o dia das Crianças
Mas o que nossos pequenos querem ganhar? …Ou o que as mães querem dar?
– Exemplos de brinquedos em destaque
Fonte: Evolução das buscas dos últimos 3 anos pelos termos acima – crescimento YoY (Jun/16 vs. Jun/15) – Dados internos Google
– Exemplos de moda infantil em destaque
Fonte: Evolução das buscas dos últimos 3 anos pelos termos acima – crescimento YoY (Jun/16 vs. Jun/15) – Dados internos Google
– Exemplos de artigos infantis (incl. Móveis) em destaque
Fonte: Evolução das buscas dos últimos 3 anos pelos termos acima – crescimento YoY (Jun/16 vs. Jun/15) – Dados internos Google
Como “voar” nessa data e conquistar esses consumidores?
Aumentar a presença no Search no início de Setembro
Não esquecer do Mobile que exerce papel fundamental na busca, principalmente no fim de semana
Considerar o Youtube como um dos veículos de comunicação durante a data
Pais utilizam a ferramenta de forma ativa
Oferecer a percepção de custo-benefício ao cliente brasileiro
Brasileiros estão cada vez mais interessados em datas “sazonais” que ofereçam algum desconto
Estar presente no online, tanto para a venda no e-commerce como na loja física
Pais são mais criteriosos e buscam por mais informações. A compra tende acontecer mais na loja física, principalmente em grandes cadeias de varejistas.
Aproveitar a alta intenção de compra da data
Em 2015, 39% pretendiam comprar em Setembro e 36% em Outubro
Buscas começam a acelerar em Setembro e atingem pico faltando 10 dias para a data
Evolução das buscas (index) por categorias para o público Infantil
(Brinquedos, Moda Infantil, Livros Infantis, Games e Móveis para crianças)
Fonte: Evolução das buscas dos últimos 4 anos do Dia das Crianças
Mobile exerce um papel fundamental nessas categorias, principalmente nos finais de semana
% de buscas em Mobile por categoria
Dados de 2016
Artigos Infantis
56% das buscas em Mobile
Aumento de 11 p.p durante o fim de semana (chegando em 67% das buscas)
Brinquedos
49% das buscas em Mobile
Aumento de 7 p.p durante o fim de semana (chegando em 56% das buscas)
Móveis
48% das buscas em Mobile
Aumento de 10 p.p durante o fim de semana (chegando em 58% das buscas)
Moda Infantil
46% das buscas em Mobile
Aumento de 11 p.p durante o fim de semana (chegando em 57% das buscas)
Games
51% das buscas em Mobile
Aumento de 4 p.p durante o fim de semana (chegando em 55% das buscas)
Fonte: Buscas em Mobile em 2016 nas categorias acima; crescimento no fim de semana verificado nas últimas 8 semanas (Junho e Julho)
Youtube é uma ferramenta primordial para os internautas pais
Interesse no Youtube pelos internautas brasileiros que são Pais
24% dos internautas que são Pais
são fãs de música, principalmente Pop
20% dos internautas que são Pais
são jogadores de videogames ocasionais e fãs de cartoons e animação
20% dos internautas que são Pais
são homens e fanáticos por futebol
24% dos internautas que são Pais
são mulheres e entusiastas de decoração
20% dos internautas que são Pais
são homens e entusiastas de tecnologia e mobile
20% dos internautas que são Pais
são mulheres e viciadas em compras
Fonte: Dados internos Google
Interesse por compra de bom custo-benefício vem crescendo no Google
Esse dado é exemplificado em uma pesquisa recente da Hello Research
Esperamos que aproveitem essas informações, e saibam sempre que, se precisar, pode contar com a Agência DDWB.
Nosso telefone é 11 4112.1882. Mas se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do site www.ddwb.com.br.
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