Instagram Business: fique atento a essas dicas de marketing digital para bares e restaurantes

23 de março de 2020
PUBLICADO EM blog
23 de março de 2020 Marcelo Rama

Se você parar para analisar, os aplicativos voltados para o universo gastronômico não param de crescer. Esse é o caso do iFood, Tripadvisor e outras plataformas capazes de ajudar os usuários a encontrarem os melhores pratos e estabelecimentos do momento. Diante de tal situação, muitos empresários também estão investindo em estratégias de marketing digital para bares e restaurantes, como uma maneira de aumentar a visibilidade no campo on-line, se destacar entre a concorrência e fidelizar a clientela.

Isso acontece, especialmente, quando as redes sociais são utilizadas da forma correta — seja por meio do Facebook, Twitter ou demais canais presentes no campo on-line. A parte boa é que, recentemente, muitos desses canais estão buscando métodos para aprimorar os seus recursos, lançando apps próprios para facilitar na hora de elaborar planejamentos eficientes e completamente alinhados aos interessantes do público. Esse é o caso do Instagram Business.

Por meio desse app, é possível checar dados exclusivos e outras informações que não estão disponíveis nos perfis comuns. Afinal, como aproveitar tal funcionalidade e conseguir colher bons frutos? É exatamente sobre isso que falamos no post de hoje. Ao longo da leitura, você terá a oportunidade de se aprofundar nos diferenciais desse recurso, além de conferir algumas dicas valiosas de como usá-lo. Acompanhe, anote as recomendações e conquiste de vez os seus clientes!

O que é Instagram Business?

Um dos assuntos mais comentados no mundo corporativo diz respeito ao Instagram Business, também conhecido como “Instagram para empresas”. Pensando em aproximar, cada vez mais, as corporações para essa rede social, os seus desenvolvedores passaram a lançar recursos específicos para aqueles que desejam divulgar o seu negócio e vender mais.

Foi então que, a partir disso, a plataforma permitiu que as marcas pudessem criar perfis de cunho comercial, ter acesso às métricas e, até mesmo, montar anúncios exclusivos — e que ficassem disponíveis apenas a um público-alvo interessado.

Assim que uma conta pessoal migra para essa opção, ela também tem a possibilidade de incluir diferentes informações em seu perfil, como o endereço, o telefone e o e-mail. Isso tudo, sem mencionar a oportunidade de incluir links capazes de direcionar o público a outros conteúdos, que vão desde o próprio site institucional da empresa, até páginas de blog ou lojas virtuais.

Ou seja, ao abraçar a proposta, todo e qualquer empreendedor conseguirá aproveitar inúmeros benefícios, sendo eles:

  • ter mais visibilidade na web;
  • atingir mais consumidores;
  • poder mensurar o seu desempenho;
  • vender mais.

Já em relação aos dados exclusivos que são disponibilizados aos usuários que adotam essa medida, podemos citar os seguintes:

  • impressões: número de vezes que os seus posts foram vistos;
  • alcance: número de contas que visualizaram as suas publicações;
  • visualizações no perfil: quantas vezes o seu perfil foi visto;
  • cliques: número de cliques que o seu site obteve por meio da rede social e muito mais!

Quais as dicas de marketing digital para bares e restaurantes?

Como vimos, investir no marketing para bares e restaurantes com a ajuda do Instagram Business é uma medida fundamental e que deve ser tomada pelos gestores que almejam alcançar o sucesso.

Contudo, na hora de “colocar a mão na massa”, é comum que alguns fiquem em dúvida por onde começar. Mas não se abale. Seguindo algumas boas práticas, será possível conquistar resultados eficientes e em um curto período. Veja quais são as principais delas abaixo!

Varie o conteúdo de imagens

A primeira recomendação para fazer com que o Instagram do seu bar ou restaurante se destaque, é ter um cuidado especial ao selecionar as imagens que serão usadas na rede. Em vez de somente publicar fotos dos seus pratos e drinks, é interessante fugir um pouco do óbvio e mostrar outros detalhes que possam ser interessantes ao público.

Para exemplificar, podemos mencionar os bastidores do seu estabelecimento, os funcionários que mais se destacaram no mês e, inclusive, os registros de palestras e cursos de aperfeiçoamento da equipe. Juntos, esses elementos ajudam a fazer com que os usuários se aproximem da sua marca e, consequentemente, tenham mais vontade de conhecê-la.

Utilize hashtags

É provável que, em uma de suas navegações pela rede social, você já tenha visto uma palavra escrita logo após do símbolo de jogo da velha (#). Popularmente, esses termos são conhecidos como hashtags e servem, principalmente, para serem adicionados em posts e facilitar a busca dos usuários interessados nos assuntos relacionados ao seu negócio.

Usá-los é bem fácil. Tudo o que você precisa fazer, é encontrar palavras que estejam relacionadas ao seu estabelecimento e também com a publicação em questão. Vamos aos exemplos: imagine que você compartilhou a foto de uma cerveja. Nesse caso, as hashtags utilizadas podem ser #cervejagelada #bebidas #drinks #refrescante e por aí em diante.

Dessa forma, quando um usuário procurar por algum desses termos, conseguirá encontrar facilmente a sua publicação e, quem sabe, se direcionar até o seu bar ou restaurante. Vale a pena investir!

Interaja sempre pelo Instagram Business

De nada adianta registar as melhores fotos se, no fim das contas, o seu perfil no Instagram Business não interage com a audiência. Ou seja, para ter sucesso, é preciso humanizar a conta, sempre se relacionando com o público e solucionando as suas principais dúvidas. Ao abraçar essa ideia, o consumidor se sentirá mais seguro para frequentar o seu estabelecimento e priorizar o restaurante em um momento de decisão.

Comece adicionando legendas capazes de complementar as imagens e, ao mesmo tempo, manter os usuários entretidos. Faça perguntas, crie textos criativos e com um ar despojado. Também é interessante sempre responder os comentários e se manter ativo no direct, criando assim, um laço cada vez mais sólido com o público.

Dica extra

Por último, não se esqueça de contar com os serviços de agências especializadas no assunto, como a DDWB. Ao contratar profissionais capacitados, será possível criar estratégias mais eficientes, alcançando resultados rapidamente e gastando menos tempo — e dinheiro — com cada uma das ações. Vai valer a pena!

Agora que você já sabe o que é preciso para alcançar o sucesso com o marketing digital para bares e restaurantes, aproveite para entrar em contato conosco. Teremos o prazer de solucionar as suas dúvidas e ajudá-lo a alavancar o seu negócio no mercado!

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