5 de setembro de 2016 Marcelo Rama

instaPensando nos empresários que recorrem à plataforma para desenvolver suas empresas, o Instagram recentemente anunciou a contas de negócio, uma nova ferramenta que permite que o perfil seja empresarial. A novidade promete aprimorar a comunicação entre as empresas e seus públicos, além de possibilitar que os empreendimentos tenham acesso a mais informações sobre as contas dos seus clientes e encontrem novos consumidores por meio do aplicativo. Além disso o aplicativo, informou que as novas ferramentas voltadas para negócios começaram a ser liberadas gradualmente para todas as contas de produtos e marcas nos Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália. A expectativa é de que todos os serviços de análise de dados de seguidores esteja disponível para todos os países, incluindo o Brasil, ao longo dos próximos meses.espaco

Consumidores também devem ser beneficiados pelas novidades do aplicativo. Com as novas ferramentas que chegaram ao Brasil, os consumidores poderão receber informações importantes diretamente do perfil da sua marca predileta ­ como endereço e contato ­ no Instagram. Nesta opção, a empresa poderá escolher se prefere disponibilizar um e­mail ou telefone.espaco

01De acordo com a rede social, as empresas de qualquer tamanho podem ter um perfil de negócios. Sendo assim, os insights sobre os seguidores e posts promovidos podem ser requisitados por grandes ou pequenas empresas como lojas, blogs, aplicativos e outros que tenham interesse no perfil business.

A opção de conversão para um perfil comercial está sendo implementada gradualmente e talvez não esteja disponível para todos neste momento. Até lá, é possível usá­la fazendo uma conexão via VPN.espaco

O processo para converter em um Perfil comercial é relativamente simples:espaco

  • 1. Acesse o seu perfil e toque em “Opções”

 

  • 2. Toque em Alternar para um Perfil comercial.

 

  • 3. Na tela Conectar sua Página do Facebook, você verá todas as Páginas do Facebook das quais você é administrador no momento. Selecione a Página que você gostaria de associar ao seu Perfil comercial no Instagram.

 

  • 4. Na página Configure seu perfil comercial, verifique as informações de contato da sua empresa, faça as alterações necessárias e toque em Concluir.espaco

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Agora os perfis de empresas ganharam um botão “Contatos”, onde é possível incluir e­mail, telefone e endereço físico. Essa é a única diferença visível entre um perfil de empresa e um perfil de pessoa.

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Já o administrador da conta tem acesso a seção “Insights”, com informações e gráficos sobre audiência das publicações, número de contas exclusivas que visualizaram o post, número de contas que clicaram no link do site disponível no perfil, horários em que os seguidores mais acessam a rede social e qual foi a interação deles com o post. Além disso, é possível visualizar sobre os seguidores como gênero, idade e localização.

 

O botão “Contato”, por exemplo, é uma ferramenta muito útil: negócios que trabalham com vendas e não possuem site próprio, por exemplo, dependiam dos comentários dos seguidores para listar as encomendas e responder dúvidas.

 

Por último, também é possível promover publicações, assim como no Facebook, sendo que o usuário paga para divulgar um post para mais pessoas, além dos próprios seguidores e incluir um botão “Saiba mais” com um link para própria página.

 

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Na seção Informações e métricas, o aplicativo dará aos empreendedores informações agregadas sobre seus seguidores, quais são os posts que tem o melhor desempenho e em quais momentos isso acontece.

 

As empresas que conhecem o comportamento de seus seguidores e os dados demográficos da sua audiência podem criar conteúdo mais relevante, levando em consideração também o tempo de postagem.

 

Além destas informações, saiba quais informações serão disponibilizadas pelo Instagram para o empreendedor:

 

  1. 1. Impressões: O número de visualizações que sua publicação recebeu

 

  • 2. Alcance: Número de contas exclusivas que visualizaram sua publicação

 

  • 3. Cliques no site: Número de contas que tocaram no link do site em seu Perfil comercial.

 

  • 4. Atividades do seguidor: Média de vezes em que seus seguidores estão no Instagram em um dia comum

 

Em algumas semanas, o Instagram deve liberar a opção de impulsionar os posts, assim como já é possível no Facebook. Na hora de impulsionar, é possível selecionar um público-alvo ou sugerir que a rede encontre o grupo ideal.

 

Agora basta acessar as configurações do seu Instagram e verificar se já está disponível para seu perfil. Ficou com dúvidas? Comente aqui e compartilhe suas experiências e impressões conosco!