14 de fevereiro de 2017 Marcelo Rama

Você sabia que agora o Facebook também é uma rede de notícias? A rede social mais conhecida no mundo criou uma nova ferramenta para que veículos de mídia possam publicar suas notícias de forma mais interativa!

Veja só esse vídeo:

 

Voltado principalmente para o conteúdo jornalístico e informativo, o Instant Articles tem o objetivo de melhorar a experiência do leitor com funções que fazem a diferença na hora de ler um artigo. Com ela é mais rápido carregar links externos, ampliar imagens e visualizar vídeos, inclusive com legendas e áudio. Para interagir, o usuário pode comentar, compartilhar e dar like em partes exclusivas do texto.

De acordo com o Facebook, o internauta gasta, em média, oito segundos para abrir uma página. Com a publicação diretamente na rede social, ele pode continuar acompanhando o feed.

Outra vantagem? O Instant Article também proporciona um ótimo engajamento. Alguns dados já previamente analisados pelo Facebook, diagnosticaram que o I.A. proporciona 20% a mais de cliques, 70% da redução da taxa de abandono e 30% mais compartilhamentos.

E para quem gosta de publicar conteúdos, o Instant Articles é simples e prático, sendo possível criar qualquer tipo de artigo, desde notícias do dia­ a ­dia até textos longos sobre assuntos mais aprofundados. Aproveitando padrões de HTML e feeds RSS, a ferramenta escala bibliotecas de conteúdos completos no formato de artigos imediatos, fornecendo uma experiência interativa e rápida para todos os leitores.

Além disso, essa nova ferramenta possui opções de monetização e a promessa de que o usuário possa escolher o que melhor funciona para o seu negócio, podendo ser:

Audience Network (Impulsionamento)
blog impulsionamento

 

 

 

 

Direct Sold Ads (Anúncio)
blog ad

 

 

 

 

Branded Content (Promoção)
blog sold

 

 

 

 

Outra grande vantagem do Instant Article é ser mensurável e rastreável. Sim, essa nova ferramenta permite também que você ganhe crédito de tráfego por meio de provedores de atribuição, também permite que você analise o tráfego em tempo real com suas ferramentas de análise (analytics, scup, livebuzz etc) e também possibilita que você incorpore cookies para seguir os interesses do leitor e, assim, conseguir veicular anúncios mais interessantes.

De acordo com o próprio Facebook, a iniciativa de criar uma plataforma exclusiva para a interação entre os leitores e os artigos foi justamente para incentivar que as pessoas leiam mais notícias.

O que você acha? Os benefícios do Facebook Instant Articles valem a pena o trabalho extra para configurar? Você vai começar a usá-los para publicar ou rentabilizar o seu blog? Compartilhe conosco nos comentários!