Landing page ou hotsite: entenda a diferença e qual você deve usar!

15 de junho de 2020
PUBLICADO EM blog
15 de junho de 2020 Marcelo Rama

Você entende a diferença entre landing page e hotsite, visto que ambos parecem quase a mesma coisa? Trabalhar com marketing digital é fundamental! Atualmente, existem inúmeras estratégias capazes de fazer com que as empresas se destaquem no mercado e tenham suporte para as mais diversas ações.

No entanto, o que separa os empreendimentos e estratégias de sucesso daqueles que não dão os resultados pretendidos é a capacidade de entender as particularidades dessas opções e como elas irão impactar a organização nos mais diversos momentos.

Para planejar as ações, sejam elas de curta ou longa duração, é preciso conhecer as particularidades de cada estratégia disponível no marketing digital.

Quer saber mais sobre o tema? Vamos esclarecer um pouco mais sobre isso no artigo de hoje.

Por que é importante planejar ações de curta duração?

Se você está pensando em fazer uma ação de curta duração na sua empresa, o planejamento é peça chave para que tudo dê certo. Obviamente, um planejamento de sucesso é aquele que avalia todas as possibilidades, conhece as particularidades de cada uma deles e saberá, a partir daí, como direcionar as estratégias de marketing para encontrar as melhores alternativas de comunicação.

Muitos empresários ainda não se atentaram à necessidade desse planejamento em ações curtas: eles acreditam que, por se tratar de ações de pequena duração, não é necessário planejar. E é aí que mora o perigo: assim como grandes ações, as pequenas precisam ser planejadas para que todos os detalhes estejam alinhados ao objetivo.

O que é landing page?

As landing pages são páginas que aparecem para os visitantes quando eles clicam em um link. Comumente, elas são utilizadas para receber aqueles usuários que estão interessados em produtos ou serviços específicos.

Portanto, se você estiver oferecendo um ebook, um webinar ou o acesso à uma planilha, por exemplo, uma landing page é a melhor solução para apresentar as informações indispensáveis para aquele visitante, reforçando a ideia de que ele deixe seus dados de contato em troca desse material rico que poderá acessar.

Se a sua empresa estiver fazendo a promoção de algum produto especial, por exemplo, a landing page também pode ser uma excelente opção. Mas, lembre-se que essa página tem como objetivo exclusivo de oferecer um material ou conteúdo diferenciado para os visitantes em troca de dados como nome, e-mail e telefone.

O que é hotsite?

Já o hotsite, por sua vez, são canais usados em estratégias de marketing peculiares, consideradas páginas temporárias que trarão informações como anúncios de eventos e promoções, por exemplo.

Essas páginas normalmente possuem um prazo de validade dentro do período da ação, podendo durar alguns dias, semanas ou meses.

Além disso, o hotsite também traz alguns formulários, como possibilidade de se inscrever em um evento. Ou, até mesmo, assinar autorização para receber informações sobre uma ação específica.

No caso de um hotsite para uma promoção, por exemplo, é importante que a página contenha informações como formulário de cadastro, regulamento da promoção, descrição dos prêmios que estão em jogo e outros detalhes.

Se você pretende fazer uma pré-venda de algum produto ou serviço, um hotsite também pode ser uma boa alternativa.

Qual a diferença entre landing page e hotsite?

Ao contrário do hotsite, a landing page não é uma página temporária. Ela pode ter um período de vida muito extenso, visto que na maior parte das vezes, os conteúdos que são oferecidos nessas páginas possuem vida longa.

Os hotsites são focados em ações específicas e temporais, o que garante que, após esse período, a página perde a utilidade e será deletada. Além disso, apesar dele permitir a captação de dados através de um formulário de cadastro, a landing page comumente é criada para oferecer conteúdos educacionais e de apoio aos leitores. Como por exemplo ebooks, webinars e planilhas, permitindo que essas pessoas expressem seus interesses por aqueles assuntos e conquistem essas informações, em troca de dados relevantes.

Esse interesse de cada leitor pode (e deve!) ser contabilizado em um CRM da empresa, para que você seja capaz de identificar exatamente quais são as melhores formas de trabalhar a comunicação com essas pessoas, oferecendo conteúdos complementares e guiando cada novo lead para o momento de compra do seu produto ou serviço.

Qual deles é a melhor opção para ações curtas de marketing digital?

Para ações curtas de marketing digital, e que possuem um prazo de duração, um hotsite pode ser a melhor opção. Isso porque, tradicionalmente, as páginas desse modelo são feitas exclusivamente para campanhas de marketing pontuais. Além disso, elas costumam ser focadas nos lançamentos de promoções, eventos e ações com um prazo de duração menor e muito mais específico.

As landing pages costumam trabalhar conteúdos com um prazo de vida muito maior, fazendo com que a página permaneça no ar por muito mais tempo, e seja otimizada sempre que necessário. No entanto, antes de fazer uma escolha, é preciso que você analise o seu objetivo. E então, avalie quais dessas alternativas faz mais sentido para as suas necessidades em cada momento.

Por que contar com uma empresa especializada nesse assunto?

Independentemente se a sua necessidade é ter uma landing page ou um hotsite, é preciso contar com a ajuda de uma empresa especializada em marketing digital. Para assim, criar uma estrutura capaz de atender às suas expectativas e alcançar os objetivos da campanhia.

Atualmente, existem diversas empresas no mercado que são capazes de oferecer algumas soluções de marketing digital. Elas focam na produção de landing pages e hotsites, de acordo com as demandas da contratante.

Para encontrar a ideal, é preciso que você tenha em mente quais são as ações e o que você espera das suas campanhas de marketing.

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