Uma técnica antiga que ganhou novas ferramentas com a transformação digital, o marketing de indicação é sucesso garantido por um simples motivo: ninguém melhor para contar sobre as qualidades do seu negócio do que um cliente feliz. Por isso, um restaurante pode contar com essa técnica, aumentando o público ao mesmo tempo em que fideliza os consumidores.
Veja como funciona essa estratégia, como ela é fundamental para bares e restaurantes, além de dicas para implementar já o marketing de indicação no seu estabelecimento. Como você verá a seguir, para manter as mesas cheias, muitas procuras e até mesmo pensar em um sistema de reservas, é necessário cuidar da qualidade de relacionamento com os clientes e trabalhar a prospecção simultaneamente. Confira!
Entenda o que é marketing de indicação
Também conhecido como referral marketing, essa estratégia conta com diversas ações que têm por objetivo conseguir novas vendas por meio da indicação dos seus atuais clientes. Como um restaurante conta com o seu público presente, é algo relativamente simples de se trabalhar. Claro que o primeiro passo é assegurar que o consumidor tem uma boa experiência no seu estabelecimento, fortalecendo também o branding.
Afinal, o nome para a indicação de serviços que a pessoa considera sem qualidade é outro: se chama reclamação e tem um impacto negativo para a marca. Estamos falando de criar ambientes favoráveis, que façam o público sentir um desejo espontâneo de contar para os outros sobre a qualidade do seu restaurante. Talvez o neuromarketing ajude a explicar, mas o estímulo de fazer isso com uma recompensa é o maior ativo da estratégia.
Descubra porque é importante usar essa estratégia no seu estabelecimento
Será que o marketing de indicação serve apenas para os grandes restaurantes, ou é uma estratégia para negócios pequenos que não investem nas mídias de performance para destacar o empreendimento? A resposta é: vale para todos! Inclusive se você tem um bar ou pub, vai perceber que é uma ação extremamente positiva.
O novo consumidor é conectado, consciente, faz pesquisas e confia cada vez mais na opinião de outros clientes para definir suas escolhas. O marketing de indicação posiciona o seu restaurante, tornando-o exclusivo, sim destacando você da concorrência. Como ele trabalha muito o posicionamento da empresa, ajuda também na criação de advogados da marca.
Confira algumas dicas para aplicar o marketing de indicação em restaurantes
Se você deseja implementar a estratégia no seu negócio, veja a seguir alguns passos para conseguir resultados com essa ação de marketing para restaurantes. Lembrando que é sempre importante pensar, antes da indicação, como está o seu atual cliente e qual é o seu nível de satisfação com os serviços prestados.
Criar programas de indicação
Antes de começar uma infinidade de ações aleatórias que nem sempre tem o retorno desejado, monte o seu plano. Defina um prazo para a duração da sua campanha, quais os canais de comunicação você vai usar (além do espaço físico do seu restaurante, é claro) e qual é a sua meta. Agora defina qual é o valor da indicação, pode ser:
- a cada indicação o cliente ganha um brinde ou desconto;
- o consumidor faz X indicações e tem uma refeição grátis;
- os dois lados saem ganhando — uma pessoa indica a outra e as duas ganham a sobremesa ou um suco, por exemplo.
Oferecer uma experiência incrível para o cliente
Talvez você já conheça a expressão “experiência do usuário” ou UX, é uma área da tecnologia da informação que serve para definir qual é a melhor forma de entregar o produto para o seu público. O marketing viu a excelente oportunidade nessa técnica e trouxe o conhecimento para outros negócios também. Isso significa que uma boa experiência não está ligada apenas a eventos fantásticos.
Em um restaurante você pode implementar diversas ações para melhorar o sentimento que o consumidor terá com a sua marca. Por exemplo:
- um atendimento personalizado;
- um cardápio elaborado de acordo com o gosto do cliente;
- decoração ou música para ambientação do espaço;
- a criação de uma programação artística;
- soluções para reduzir ou acabar com o tempo de espera como as reservas online;
- diversidades para pagamentos que atendam o seu público e ações para agilizá-lo como os totens para acerto pelo cartão de crédito.
Enfim, como você deve ter percebido as ações podem ser físicas ou você pode usar a tecnologia para o restaurante. O importante é sempre pensar em quem é o seu público e qual é a forma mais real de se conectar com ele.
Pedir indicações sem medo
Se o seu restaurante é cadastrado no Google Meu Negócio ou participa de redes sociais, já é possível pedir por indicações sem a necessidade de outra pessoa para ser indicada. Sim, você pode pedir aos seus clientes para avaliarem o seu estabelecimento nessas plataformas, indicando a sua marca por aquilo que eles consideram mais relevante quando vão ao seu restaurante.
Pode ser da qualidade da comida até o preço em conta. Nessa hora, o que mais vale é a sinceridade do depoimento que o consumidor vai colocar. Assim, vai ser mais fácil que o leitor identifique a fala como real e se sinta convidado a provar o sabor que a sua marca oferece.
Desenvolver automatizações para facilitar o processo
Não precisa mais do seu cliente ir até o restaurante pessoalmente com o amigo ou familiar indicado para se beneficiar com as recompensas oferecidas nessa estratégia. Você pode apostar em processos de automação que podem gerar vouchers para o indicado e identificam qual cliente receberá o benefício, por exemplo.
Agregar diferenciais exclusivos da marca
Certamente o seu restaurante não é apenas um negócio que vende comida, e se você acha isso, está passando da hora de parar e identificar aquilo que vocês oferecem de melhor. O que destaca a sua empresa da concorrência? Enquanto para uns, pode ser contar com um renomado Chef internacional, outros lugares podem ser únicos pelo ambiente oferecido. Você já prestou atenção nas campanhas do Outback?
Na dúvida, pergunte para o seu cliente, ele certamente sabe o que mais agrada no seu restaurante e que é o motivo dele retornar.
Como você deve ter percebido, uma vez aplicado o marketing de indicação no seu restaurante, são percebidas muitas vantagens. Por um lado você fideliza a clientela, aumentando o gasto de cada consumidor no estabelecimento, por outro, você conquista novas pessoas com um custo reduzido. Falando da linguagem empreendedora, você diminui o CAC (custo de aquisição por cliente), aumenta o LTV (valor do tempo de vida do cliente), o que, consequentemente melhora o ROI (retorno sobre investimento) do seu restaurante.
Se você gostou do marketing de indicação, então está na hora de conhecer outras ações para implementar no seu estabelecimento. Leia nosso artigo sobre quais estratégias usar no marketing para restaurantes e garanta resultados impactantes para o seu negócio!