A mídia de performance é uma estratégia geralmente utilizada no meio ou fundo do funil de vendas, pois ela é trabalhada para maximizar o ROI — Retorno Sobre Investimento — de uma campanha.
Existem diversas maneiras de utilizar a mídia de performance para aumentar os resultados e transformar os investimentos em lucros para a empresa. Um bom planejamento é crucial para o sucesso de uma campanha de marketing digital.
Quer saber mais sobre o assunto e aprender a criar uma campanha de sucesso usando essa estratégia? Então acompanhe o texto abaixo!
O que é uma mídia de performance?
Você já se imaginou analisando dados precisos a respeito do comportamento do consumidor, desde a conversão até uma métrica completa dos resultados obtidos da campanha? Se a sua resposta for não, continue acompanhando este artigo para saber mais!
A mídia de performance é uma referência aos canais pagos que possuem como estratégia atingir metas específicas, sendo elas: geração de leads, vendas ou propagação da marca.
Ao realizar uma campanha utilizando mídias de performance é possível conhecer alguns comportamentos dos usuários como, por exemplo: o tempo que ficou conectado em seu site, páginas acessadas e se a sua visita gerou, ou não, uma conversão em venda.
Com as informações coletadas por meio dessa estratégia as empresas conseguem elaborar ações cada vez mais relevantes para o seu público-alvo. Dessa forma, o trabalho de atrair a atenção dos seus possíveis consumidores e transformá-los em clientes fidelizados se torna mais rápido e otimizado.
O que deve ser feito para o sucesso em uma campanha que usa a mídia de performance?
Um dos principais diferenciais dessa estratégia é a possibilidade de realizar uma medição dos resultados de uma maneira mais real. Para isso, é necessário observar diversos pontos importantes na hora de criar e gerenciar uma campanha. Veja a seguir:
1. Definir o planejamento
Assim como em todas as campanhas, para utilizar a mídia de performance corretamente é preciso ter uma programação voltada para atingir os objetivos de cada empresa.
É importante definir o mercado de atuação, público-alvo, diferenciais em relação aos concorrentes, estratégias que vão ser utilizadas etc.
2. Estabelecer metas e indicadores
Após a criação do planejamento, é hora de definir quais são os objetivos da empresa em relação à campanha. Para alcançar os propósitos da marca é necessário antes conhecê-los e entender por que eles são importantes.
Sendo assim, defina junto com o planejamento as metas que precisam ser alcançadas e quais indicadores vão ser utilizados.
Os indicadores-chave, chamados de KPI – Key Performance Indicators – precisam ser observados em todas as ações de uma campanha. Em alguns casos, um indicador pode ter um peso maior do que o outro durante a análise dos resultados.
3. Realizar relatórios de acompanhamento
Para que uma campanha alcance o sucesso esperado é preciso seguir todas as etapas, registrando os acontecimentos e os números obtidos em cada processo. Com essas informações, é mais fácil conseguir realizar uma análise dos resultados mais concreta e elaborar melhorias para as próximas ações.
4. Acompanhar o funil de conversão
Uma campanha de sucesso exige um acompanhamento de todas as etapas, desde as taxas de perda até a confirmação de que um lead se tornou um cliente. Sendo assim, todos os estágios do funil demandam atenção para que a empresa consiga obter todos os dados das ações realizadas.
5. Cruzar os dados online e offline
A única forma de ter um entendimento real de todos os resultados de uma campanha usando mídia de performance é realizando o cruzamento das ações digitais com as tradicionais.
Um exemplo disso são os usuários impactados pela empresa no meio digital, como em sites ou redes sociais, mas preferem efetuar a compra em lojas físicas. Dessa forma, o consumidor precisa se deslocar até um estabelecimento da marca para adquirir o produto do seu interesse.
O cruzamento de informações permite que as empresas saibam quantos consumidores foram impactados com a mídia de performance e se deslocaram até a loja física para comprar um produto.
6. Criar uma Landing Page eficiente
Para que um lead seja convertido e transforme a sua campanha de mídia de performance em um sucesso é preciso oferecer informações ricas e relevantes. Isso precisa estar disponível assim que o usuário entrar em contato com a sua empresa, ou seja, na página de destino ou conversão.
A Landing Page precisa ser estruturada para apresentar os principais diferenciais da empresa ou produto. Ela também precisa oferecer soluções e promover o avanço do lead para as próximas etapas do funil de vendas.
7. Analisar o ROI
Examinar o Retorno Sobre Investimento, ou ROI, de uma campanha que utilizou uma mídia de performance é essencial para compreender a abrangência das ações realizadas.
A partir da análise do ROI é possível obter dados que definem se a empresa está ganhando, ou não, um retorno lucrativo por meio dos investimentos realizados em campanhas.
Uma das vantagens do ROI é que as empresas conseguem analisar esse retorno em todas as suas ações, como: treinamentos de funcionários, aquisição de ferramentas, mídia de performance, novas estratégias de retenção de clientes e campanhas de marketing.
Devemos ressaltar, também, a diferença entre ROI e ROAS – Retorno Sobre o Investimento Publicitário. Algumas empresas acabam confundindo as duas siglas e, por isso, acabam calculando uma lucratividade que não é a correta.
A métrica utilizada no ROAS não inclui os gastos internos, apenas o investimento feito na campanha publicitária. Sendo assim, apesar de interessante, ela não apresenta as informações certas a respeito do lucro obtido pela empresa.
Como garantir o sucesso da estratégia usando uma mídia de performance?
Além de seguir as dicas que listamos neste texto, existem outros pontos que precisam ser considerados para conquistar o êxito esperado com as campanhas da sua empresa.
Defina o público-alvo
Antes de qualquer coisa, a definição da persona ou público-alvo da sua empresa é essencial para que o desenvolvimento da campanha de mídia de performance seja eficiente. Afinal, não adianta criar um bom planejamento e uma ótima estratégia, é preciso que tudo isso seja direcionado para as pessoas certas, no momento correto.
Utilize as mídias corretas
Por meio da definição de persona e público-alvo, a empresa é capaz de estudar quais são as estratégias que são mais assertivas para a sua campanha. As marcas podem utilizar diferentes mídias para uma campanha que usa a mídia de performance, como:
- Facebook;
- Instagram;
- AdWords;
- Taboola;
- Twitter.
Essas são apenas algumas das opções para utilizar durante a execução da sua estratégia de mídia de performance.
Acompanhe os resultados
Também é preciso investir no acompanhamento detalhado de toda a evolução do desenvolvimento das ações planejadas durante a campanha. A partir dessas observações vai ser possível alinhar as ideias e direcionar o investimento para as áreas que mais obtiveram relevância e trouxeram mais resultados.
Apesar de parecer difícil, tudo isso pode se transformar em campanhas de sucesso que, com o auxílio da mídia de performance e de profissionais capacitados, vão fazer a sua empresa crescer no seu mercado de atuação.
O marketing digital não para nunca e a mídia de performance tem tudo para continuar evoluindo, com cada vez mais possibilidades de gestão e investimento para as empresas. Sendo assim, não deixe de se manter atualizado e acompanhar essas mudanças para conseguir oferecer as melhores opções que vão trazer os resultados esperados para suas marcas.
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