Mídia de performance: 8 dicas para uma campanha de sucesso!

8 de outubro de 2018
PUBLICADO EM blog
8 de outubro de 2018 Marcelo Rama

A mídia de performance é uma estratégia geralmente utilizada no meio ou fundo do funil de vendas, pois ela é trabalhada para maximizar o ROI — Retorno Sobre Investimento — de uma campanha.

Existem diversas maneiras de utilizar a mídia de performance para aumentar os resultados e transformar os investimentos em lucros para a empresa. Um bom planejamento é crucial para o sucesso de uma campanha de marketing digital.

Quer saber mais sobre o assunto e aprender a criar uma campanha de sucesso usando essa estratégia? Então acompanhe o texto abaixo!

O que é uma mídia de performance?

Você já se imaginou analisando dados precisos a respeito do comportamento do consumidor, desde a conversão até uma métrica completa dos resultados obtidos da campanha? Se a sua resposta for não, continue acompanhando este artigo para saber mais!

A mídia de performance é uma referência aos canais pagos que possuem como estratégia atingir metas específicas, sendo elas: geração de leads, vendas ou propagação da marca.

Ao realizar uma campanha utilizando mídias de performance é possível conhecer alguns comportamentos dos usuários como, por exemplo: o tempo que ficou conectado em seu site, páginas acessadas e se a sua visita gerou, ou não, uma conversão em venda.

Com as informações coletadas por meio dessa estratégia as empresas conseguem elaborar ações cada vez mais relevantes para o seu público-alvo. Dessa forma, o trabalho de atrair a atenção dos seus possíveis consumidores e transformá-los em clientes fidelizados se torna mais rápido e otimizado.

O que deve ser feito para o sucesso em uma campanha que usa a mídia de performance?

Um dos principais diferenciais dessa estratégia é a possibilidade de realizar uma medição dos resultados de uma maneira mais real. Para isso, é necessário observar diversos pontos importantes na hora de criar e gerenciar uma campanha. Veja a seguir:

1. Definir o planejamento

Assim como em todas as campanhas, para utilizar a mídia de performance corretamente é preciso ter uma programação voltada para atingir os objetivos de cada empresa.

É importante definir o mercado de atuação, público-alvo, diferenciais em relação aos concorrentes, estratégias que vão ser utilizadas etc.

2. Estabelecer metas e indicadores

Após a criação do planejamento, é hora de definir quais são os objetivos da empresa em relação à campanha. Para alcançar os propósitos da marca é necessário antes conhecê-los e entender por que eles são importantes.

Sendo assim, defina junto com o planejamento as metas que precisam ser alcançadas e quais indicadores vão ser utilizados.

Os indicadores-chave, chamados de KPI – Key Performance Indicators – precisam ser observados em todas as ações de uma campanha. Em alguns casos, um indicador pode ter um peso maior do que o outro durante a análise dos resultados.

3. Realizar relatórios de acompanhamento

Para que uma campanha alcance o sucesso esperado é preciso seguir todas as etapas, registrando os acontecimentos e os números obtidos em cada processo. Com essas informações, é mais fácil conseguir realizar uma análise dos resultados mais concreta e elaborar melhorias para as próximas ações.

4. Acompanhar o funil de conversão

Uma campanha de sucesso exige um acompanhamento de todas as etapas, desde as taxas de perda até a confirmação de que um lead se tornou um cliente. Sendo assim, todos os estágios do funil demandam atenção para que a empresa consiga obter todos os dados das ações realizadas.

5. Cruzar os dados online e offline

A única forma de ter um entendimento real de todos os resultados de uma campanha usando mídia de performance é realizando o cruzamento das ações digitais com as tradicionais.

Um exemplo disso são os usuários impactados pela empresa no meio digital, como em sites ou redes sociais, mas preferem efetuar a compra em lojas físicas. Dessa forma, o consumidor precisa se deslocar até um estabelecimento da marca para adquirir o produto do seu interesse.

O cruzamento de informações permite que as empresas saibam quantos consumidores foram impactados com a mídia de performance e se deslocaram até a loja física para comprar um produto.

6. Criar uma Landing Page eficiente

Para que um lead seja convertido e transforme a sua campanha de mídia de performance em um sucesso é preciso oferecer informações ricas e relevantes. Isso precisa estar disponível assim que o usuário entrar em contato com a sua empresa, ou seja, na página de destino ou conversão.

A Landing Page precisa ser estruturada para apresentar os principais diferenciais da empresa ou produto. Ela também precisa oferecer soluções e promover o avanço do lead para as próximas etapas do funil de vendas.

7. Analisar o ROI

Examinar o Retorno Sobre Investimento, ou ROI, de uma campanha que utilizou uma mídia de performance é essencial para compreender a abrangência das ações realizadas.

A partir da análise do ROI é possível obter dados que definem se a empresa está ganhando, ou não, um retorno lucrativo por meio dos investimentos realizados em campanhas.

Uma das vantagens do ROI é que as empresas conseguem analisar esse retorno em todas as suas ações, como: treinamentos de funcionários, aquisição de ferramentas, mídia de performance, novas estratégias de retenção de clientes e campanhas de marketing.

Devemos ressaltar, também, a diferença entre ROI e ROAS – Retorno Sobre o Investimento Publicitário. Algumas empresas acabam confundindo as duas siglas e, por isso, acabam calculando uma lucratividade que não é a correta.

A métrica utilizada no ROAS não inclui os gastos internos, apenas o investimento feito na campanha publicitária. Sendo assim, apesar de interessante, ela não apresenta as informações certas a respeito do lucro obtido pela empresa.

Como garantir o sucesso da estratégia usando uma mídia de performance?

Além de seguir as dicas que listamos neste texto, existem outros pontos que precisam ser considerados para conquistar o êxito esperado com as campanhas da sua empresa.

Defina o público-alvo

Antes de qualquer coisa, a definição da persona ou público-alvo da sua empresa é essencial para que o desenvolvimento da campanha de mídia de performance seja eficiente. Afinal, não adianta criar um bom planejamento e uma ótima estratégia, é preciso que tudo isso seja direcionado para as pessoas certas, no momento correto.

Utilize as mídias corretas

Por meio da definição de persona e público-alvo, a empresa é capaz de estudar quais são as estratégias que são mais assertivas para a sua campanha. As marcas podem utilizar diferentes mídias para uma campanha que usa a mídia de performance, como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • AdWords;
  • Taboola;
  • Twitter.

Essas são apenas algumas das opções para utilizar durante a execução da sua estratégia de mídia de performance.

Acompanhe os resultados

Também é preciso investir no acompanhamento detalhado de toda a evolução do desenvolvimento das ações planejadas durante a campanha. A partir dessas observações vai ser possível alinhar as ideias e direcionar o investimento para as áreas que mais obtiveram relevância e trouxeram mais resultados.

Apesar de parecer difícil, tudo isso pode se transformar em campanhas de sucesso que, com o auxílio da mídia de performance e de profissionais capacitados, vão fazer a sua empresa crescer no seu mercado de atuação.

O marketing digital não para nunca e a mídia de performance tem tudo para continuar evoluindo, com cada vez mais possibilidades de gestão e investimento para as empresas. Sendo assim, não deixe de se manter atualizado e acompanhar essas mudanças para conseguir oferecer as melhores opções que vão trazer os resultados esperados para suas marcas.

Gostou de aprender mais sobre mídia de performance? Então siga as nossas redes sociais e acompanhe as nossas publicações diárias, estamos no Facebook e Instagram!