Pesquisa de marketing: o que é, por onde começar e qual a importância para o seu negócio?

29 de janeiro de 2018
PUBLICADO EM blog
29 de janeiro de 2018 Marcelo Rama

conhecimento de mercado é uma vantagem estratégica que você pode ter em cima dos concorrentes. Infelizmente, muitas empresas ainda não fazem a pesquisa de marketing de forma periódica e, por isso, acabam perdendo muitas oportunidades de venda.

Para que você não cometa esse erro e encontre mais oportunidades de negócio, decidimos criar este post. Nele, vamos explicar os benefícios da pesquisa de marketing e, claro, lhe ensinar a fazer um estudo completo e incrível. Preparado?

O que é uma pesquisa de marketing?

É uma forma de entender, por meio da coleta de dados, especificidades sobre o seu mercado de atuação.

Com ela, você descobre informações relevantes que vão influenciar, diretamente, na tomada de decisão da sua empresa, na comunicação, no atendimento e, até mesmo, nos produtos e serviços comercializados.

A pesquisa de marketing também ajuda a administração a prever os próximos meses da empresa — média de vendas, produtos que precisam aumentar a circulação, produtos que devem sair do catálogo etc. —, com base em dados de mercado precisos e confiáveis.

Quais os benefícios de realizar uma pesquisa de marketing?

Ela pode auxiliar o seu negócio de várias formas. Separamos 3 delas a seguir.

1. Ajuda a entender melhor o seu público

O primeiro ponto fundamental é entender melhor o seu público. Uma boa pesquisa de marketing terá parte do foco direcionado aos clientes atuais e aos prospects.

Ela apresentará dados sobre como o público tem visto sua empresa, o que eles esperam dela e como melhorar os produtos e serviços para se adequarem às novas necessidades do consumidor.

2. Permite que você crie um planejamento de marketing mais assertivo

Com a pesquisa de marketing, é possível fazer um planejamento mais assertivo. Isso acontece porque, ao entender o que o cliente espera, você poderá elaborar uma estratégia de comunicação voltada para essas necessidades.

A consequência disso é o aumento do poder de persuasão, o que reduz as objeções de compra e, claro, eleva o número as vendas.

3. Possibilita que você faça mudanças na sua empresa

Outro benefício da ferramenta é o entendimento sobre o que esperar do mercado no próximo ano. Dessa forma, você saberá, exatamente, como fazer mudanças para se adequar às novas necessidades do consumidor.

Como fazer uma pesquisa de marketing?

Agora que você já sabe a importância de uma boa pesquisa de marketing para a sua empresa, é hora de aprender a fazer esse trabalho e otimizar os resultados do negócio. Confira 6 dicas essenciais!

1. Defina os objetivos de marketing

O passo inicial é definir os objetivos de marketing: o que você quer alcançar com as estratégias que vai fazer? Aumento das vendas? Fidelização de clientes? Crescimento do número de novos clientes?

Tenha os objetivos bem definidos para saber que tipo de informação extrair do mercado.

2. Defina o público

Para conseguir direcionar uma boa pesquisa, é preciso ter o público bem definido. Para isso, é fundamental fazer um bom estudo de personas.

Esse estudo traçará os perfis mais comuns e interessantes de clientes e potenciais consumidores, ajudando a entender melhor quais são as objeções de compra mais frequentes. Ele também fornecerá informações sobre quais são os objetivos e necessidades dessas pessoas, como a sua empresa pode ajudar e o que elas esperam dos produtos e/ou serviços que você oferece.

3. Analise os canais de comunicação

Mais um ponto fundamental sobre pesquisa de marketing é a análise dos canais de comunicação.

Os meios utilizados pela sua empresa — site, blog, redes sociais e lojas virtuais — também precisam ser analisados para identificação de padrões de comportamento, páginas de maior abandono e, no caso das lojas online, qual é o momento em que as pessoas estão desistindo de realizar a compra.

Nas redes sociais, é interessante analisar os seguidores e descobrir se eles são coerentes com o estudo de personas feito anteriormente. Também é preciso identificar quais são as ações de redes sociais que mais geram engajamento nas suas páginas, ou seja, que tipo de conteúdo as pessoas têm gostado mais.

Em sites e blogs, é legal analisar quais são as páginas de maior visualização. Isso pode evidenciar quais assuntos são mais interessantes para o público, ajudando a identificar oportunidades no seu planejamento de comunicação.

4. Fique de olho na concorrência

Nunca se esqueça de acompanhar a concorrência. Analise as redes sociais, os comentários realizados por clientes e prospects nas plataformas dos que disputam público com você.

Visite também os blogs deles para identificar quais assuntos eles têm falado e se existem muitos comentários — o que garante a qualidade e a repercussão daqueles temas. Acompanhe também os sites, tentando encontrar informações relevantes.

Você pode aprender muito analisando a concorrência. Está na hora de perder o receio dessa prática e começar a investir um tempinho para aprender com os erros e acertos dos seus concorrentes.

5. Analise números antigos da empresa

Uma forma de entender melhor o futuro de sua empresa é analisar os números antigos dela. Faça um levantamento de como foram os últimos dois ou três anos do negócio, incluindo o número de vendas, de aquisição e fidelização de clientes.

Tudo isso fornecerá informações sobre como foi o caminho percorrido até aqui e possibilitará traçar objetivos mais concretos para o próximo ano.

6. Faça uma pesquisa de palavras-chave

Se a sua empresa investe em marketing digital, é impossível deixar de lado a pesquisa de palavras-chave. Ela mostra o que os seus consumidores e possíveis clientes têm pesquisado nos mecanismos de busca e, com base nisso, você pode estruturar uma comunicação online focada em SEO, para que a sua página seja encontrada nos primeiros resultados de busca.

Investir em pesquisa de marketing é garantir uma boa vantagem competitiva em relação à concorrência. É a forma de encontrar oportunidades de mercado antes de todos e poder trabalhar uma comunicação eficaz para se tornar referência junto ao seu público de interesse.

Se você gostou desse conteúdo e quer aprender ainda mais sobre como fazer uma boa pesquisa de marketing e encontrar melhores oportunidades para o seu negócio, assine nossa newsletter!