Ultimamente, tem sido comum acompanhar cobranças de seguidores quanto ao posicionamento digital dos influenciadores digitais e demais famosos a respeito das principais pautas políticas do momento. Isso porque a postura que os famosos adotam nessas situações conta um pouco de quem eles são e como gerenciam a imagem percebida pelo público.
De modo similar, as marcas também são cobradas e devem se posicionar digitalmente — já que esse espaço se torna cada vez mais popular, especialmente após a pandemia da Covid-19. Assim, a linha que elas escolhem seguir, seja a isenção ou o posicionamento digital, transmite mensagens que podem afastar ou aproximar o público.
Sentiu curiosidade sobre o assunto e quer saber mais sobre o posicionamento digital para desenvolvê-lo com consistência dentro da sua corporação? Continue a leitura!
O que é posicionamento digital?
Conforme mencionado, trata-se do caminho que uma empresa ou personalidade segue no seu gerenciamento de imagem. Na prática, isso ocorre por meio de memes, envio de notas oficiais, interações cotidianas etc. Tudo varia de acordo com o perfil da sua marca e do público-alvo.
Seja como for, não pense que o posicionamento digital só se faz de forma direta e ao deixar claro o que ou quem a marca apoia. Ele é transmitido diariamente a partir das temáticas que a empresa comenta, das que deixa de comentar — lembre-se de que não se posicionar já é escolher uma posição —, dos momentos e da quantidade de vezes que isso ocorre.
Quer dizer, criar posts nas redes sociais anualmente durante o Dia da Consciência Negra, da Luta contra Homofobia ou no Dia Internacional da Mulher sinaliza que a empresa pode ser oportunista e que não tem uma genuína afinidade com as causas defendidas.
Isso só se intensifica se, com as atitudes citadas, ela não adotar posturas que lutem contra o preconceito. Isso é percebido por meio de atitudes racistas por meio da gestão, da desclassificação de homossexuais no processo seletivo, pela preferência na contratação de homens por não ter que se preocupar com licença maternidade e assim por diante.
Por que é importante desenvolvê-lo?
Diante do que foi apresentado, você percebeu como uma empresa pode afastar ou aproximar um público? Ao se posicionar sobre determinadas temáticas, é possível agradar o público que tenha afinidade e simpatia pelas causas ao mesmo tempo que quem pensa diferente tende a se afastar ou até mesmo a se tornar hater da marca.
Seja como for, é impossível agradar a todos, e querer abraçar o mundo é um tiro no pé, já que essa escolha tende a criar uma imagem sem personalidade e incapaz de despertar a empatia do público, o que influenciaria a fidelização dos clientes.
Em outras palavras, o posicionamento digital deve mostrar a identidade da marca e atuar como um convite para que as pessoas queiram conhecer mais sobre ela. Assim, se for percebida sinceridade nos valores transmitidos, a tendência é que ocorra um impulsionamento das vendas, da fidelização, da recomendação e até o surgimento de “advogados” da empresa.
Como trabalhá-lo de forma consistente?
Entendeu a importância do posicionamento digital? Então, chegou o momento de descobrir como transmitir isso com consistência. Acompanhe a seguir.
Entenda o que a marca pretende transmitir
De acordo com o público-alvo que a marca deseja atingir, o mercado em que ela se insere e o perfil geral dos gestores e dos colaboradores, é possível entender como quer ser apresentada e reconhecida. Isso deve ser definido por meio de estudos que respondem também ao tipo de linguagem a ser adotada e aos propósitos que devem ser atingidos.
Defina a linguagem a ser utilizada
É preciso reforçar: os valores que a marca deseja transmitir devem ser associados ao tipo de linguagem escolhida, já que ela precisa se comunicar com clareza e empatia com o público-alvo. Caso contrário, a personalidade que se almeja passar é limitada e pouco aproxima o público, o que consiste em uma das principais falhas ao trabalhar o posicionamento digital.
Conheça o público-alvo
Para evitar o desalinhamento com o público-alvo, é importante conhecê-lo a fundo para posteriormente desenvolver um planejamento e a produção de conteúdo voltados para os interesses e as necessidades dessas pessoas.
Diante disso, o processo de identificação da persona precisa considerar o que ela enxerga como importante, os problemas existentes na visão dela, de que maneira interage nos canais de comunicação, como os seus produtos e os serviços contribuem, entre outros fatores.
Mantenha a essência
Da mesma maneira que uma pessoa não pode se posicionar de acordo com o que tende a ser bem-visto no momento nem segundo o que os outros esperam, uma corporação precisa manter a essência e levar o que diz na teoria para a prática.
Além disso, é importante que essa lógica seja seguida nos diferentes canais de comunicação — além do digital e do off-line — a fim de que a impressão sobre a personalidade da empresa se mantenha independentemente dos canais pelos quais os usuários queiram entrar em contato.
No entanto, em simultâneo, é importante ter flexibilidade e abrir a mente ao perceber que os valores e os propósitos de uma empresa já não condizem mais com as mudanças de mundo, sendo necessário reconsiderar alguns pontos para não cair na obsolescência.
Construa sua autoridade com conteúdo
Muito além de postagens periódicas em épocas comemorativas, é possível deixar claro o seu posicionamento por meio da produção de conteúdo. Para isso, é necessário garantir adequação à linguagem, ao formato e às temáticas de interesse do seu público-alvo.
Além disso, a autoridade produzida no conteúdo também deve estar de acordo com o posicionamento digital demonstrado no atendimento, nos anúncios etc. Caso contrário, fica mais difícil criar conexão com o público.
Você compreendeu o que é o posicionamento digital e qual é a importância dele? Para melhorá-lo, além de seguir as dicas citadas, é válido investir em marketing digital para ajudar na divulgação. Nesse sentido, nós da DDWB podemos ser aliados na sua estratégia.
Pensando nisso, aproveite a visita para entrar em contato conosco e entender mais sobre como auxiliamos nesse processo!