Como preparar seu marketing para a chegada da tecnologia 5g? Veja!

18 de janeiro de 2021
PUBLICADO EM blog
18 de janeiro de 2021 Marcelo Rama

Para quem é da área de comunicação e marketing, acompanhar a implementação da tecnologia 5g vai além de expectativas por uma internet mais rápida, está relacionado a mudanças profundas. Afinal, essa é uma área que se viu transformada com a popularização da internet e é possível ter bons resultados ao se preparar para o impacto dessa novidade.

Assim como o marketing digital trouxe novas oportunidades de se relacionar com o cliente, atrair o público certo e aumentar as taxas de conversão, neste artigo você confere como o 5g também muda a relação da marca com o consumidor, otimizando processos. Entenda como essa tecnologia vem sendo implementada no Brasil e de que forma é possível impulsionar seus resultados se preparando para o 5g. Boa leitura!

Confira as perspectivas da tecnologia 5g para o Brasil

Com uma previsão inicial para ser implementado em 2020, o 5g em sua totalidade ainda não está disponível no Brasil. Apesar disso, várias operadoras de telefonia, como a Claro, já oferecem a possibilidade do 5g DSS. Nesse sentido, surgiu uma discussão entre os usuários se a tecnologia era de fato a famosa 5g.

Apesar de ser sim a referida tecnologia, a questão é que ela ainda não oferece uma banda exclusiva para a tecnologia 5g, podendo prejudicar sua performance. Para as pessoas mais ávidas por inovações, talvez essa experiência demore um pouco ainda para acontecer. Afinal, é necessário aguardar o leilão de frequências da Anatel, que acontece no primeiro semestre de 2021.

Essa tendência do mercado que impacta não somente a experiência de navegação, mas principalmente o uso da internet para o setor industrial e comercial, provavelmente começará a ser implementada a partir do segundo semestre de 2021. Mesmo assim, vale destacar que essas são apenas previsões e que as datas podem ser alteradas de acordo com as políticas do país.

Veja o impacto do 5g no marketing digital do futuro

Quando o assunto é estratégia de marketing digital, toda inovação tecnológica é importante de ser analisada. Já no caso do 5g, isso é fundamental, uma vez que impacta diretamente na forma como as pessoas conseguem acessar a internet, tendo maior conectividade. Entenda os principais pontos que serão destacados com a implementação dessa novidade.

Maior performance

Seu cliente está conectado, as pessoas passam cada vez mais tempo dedicadas a olhar para as telas. Seja no momento produtivo — trabalhando — ou nos intervalos de lazer, consumindo conteúdos e navegando pelas redes sociais. Entretanto, uma grande limitação está na velocidade da internet e até mesmo no consumo de energia.

A internet 5g promete consumir muito menos energia, o que garante maior tempo de conectividade sem a necessidade de recarregar aparelhos como celulares e notebooks. Além disso, a alta velocidade permite experiências cada vez mais impactantes sem a limitação com tempos de carregamento das páginas muito elevados.

Oportunidade de inovação

A área de comunicação é famosa pela busca por mudanças e inovações e otimizar a experiência do cliente é um dos principais objetivos de marketing, garantindo um relacionamento de qualidade, mais conversões e valorização da marca. Entretanto, muitas ideias que surgem precisam ser interrompidas por diversos obstáculos.

Com o 5g, o peso das campanhas não será mais problema. Vídeos e animações, pesquisas nos mais variados formatos. A imaginação será o novo limite para as campanhas de marketing digital.

Novas oportunidades

Além do que podemos conceber hoje, certamente novas plataformas, canais de comunicação e oportunidades surgirão com a implementação da tecnologia 5g. Afinal, que profissional de marketing há algumas décadas poderia imaginar que teríamos métricas de marketing tão concretas e recortadas de acordo com o objetivo e situação de cada empresa ou campanha como temos atualmente?

Internet das coisas IoT

Algo que já é bastante esperado pelos profissionais é a ativação da internet das coisas ou IoT. Isso vai além da conexão realizada por vários objetos como carros, geladeiras e até mesmo equipamentos de segurança para a casa e pode se transformar em sincronizações.

A IoT terá um grande valor para o setor industrial, que poderá apostar na comunicação entre máquinas, mas também na área de marketing com a sincronização de objetos com plataformas, como já acontece nos Estados Unidos, quando sites como a Amazon se conectam a objetos da casa que informam o estoque e validade de produtos, indicando a necessidade de novas compras.

Força no relacionamento

Talvez você já tenha percebido, mas algo é certo: quanto mais tecnologias surgem, maior é a necessidade das pessoas de se relacionarem com outras pessoas. Por isso, a chegada da tecnologia 5g não pode deixar de passar despercebido esse impacto, o público estará mais ávido por relacionamentos personalizados e pessoais, seja com outras pessoas ou mesmo com marcas.

Descubra como se preparar para usar a tecnologia 5g de forma otimizada

Veja a seguir alguns pontos que você já pode observar para garantir um bom aproveitamento de resultados de marketing com a chegada do 5g.

Acompanhar os novos canais que surgirem

Se hoje a gestão de redes sociais é uma função importante dentro de uma empresa, vale pensar o que surgirá com a implantação do 5g. É importante se atualizar constantemente e ter atenção não somente aos canais que sua persona está aderindo como também às oportunidades que a empresa ganha para ampliar suas ações, seja para divulgação, relacionamento e vendas.

Desenvolver estratégias mais recortadas

Certamente as oportunidades de criar experiências ricas e personalizadas, otimizando o funil de vendas será mais fácil com a chegada dessa tecnologia. Aproveite para observar o que você pode entregar para o público, garantindo também coerência e maior adequação entre os valores e a personalidade da marca.

Atualizar as campanhas conforme as tendências

Os anúncios online fazem parte de uma estratégia que provavelmente será potencializada com a chegada do 5g. A tendência é que o início de cada modelo ou plataforma tenha melhor custo-benefício para garantir maior penetração do público. Por isso, aproveite as oportunidades para destacar seu negócio da concorrência.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a tecnologia 5g e como ela pode se transformar em uma ferramenta para impulsionar os resultados de marketing do seu negócio? Você deve ter percebido o quanto essa inovação pode otimizar suas estratégias, ajudando a oferecer uma melhor experiência para seus clientes e ainda desenvolvendo novas técnicas ligadas a conceitos ainda pouco explorados como IoT.

Agora queremos saber de você. Deixe nos comentários abaixo o que você acredita que será mais impactante com a chegada da tecnologia 5g e qual seu maior objetivo de marketing conhecendo melhor essa inovação!