Como é taxa de visitação do seu site? Você deseja atrair mais pessoas para o seu ambiente online? Então saiba o quê você precisa fazer para estar na primeira página do Google!
Essas nobres posições concentram a maioria dos cliques. Só para se ter uma ideia, a primeira posição da busca orgânica recebe cerca de 33% de cliques dos visitantes. Então, se a sua empresa não está na primeira página, ela está perdendo grandes oportunidades.
Justamente por isso criamos este artigo! Aqui vamos mostrar as principais dicas para que você consiga escalar posições e alcançar os lugares mais nobres das páginas de pesquisa. Acompanhe!
Saiba como conquistar a primeira página do Google
Aplique as técnicas de SEO
SEO (Search Engine Optimization) representa o conjunto de técnicas de otimização das páginas para a busca orgânica. O objetivo ao aplicar essas técnicas é justamente colocar as suas páginas entre as primeiras opções da busca não paga.
Para entender melhor o SEO precisamos lembrar que o Google, assim como outros sites de pesquisa, possui um nível de inteligência capaz de buscar aquilo que é mais relevante ao usuário. Ou seja, quando uma pessoa digita determinado termo no campo de busca, o objetivo é criar um ranking colocando em evidência aquilo que pode ser mais útil para ela. Então, acima de qualquer coisa, a sua página precisa ser relevante ao público.
Mas não basta criar um conteúdo de qualquer forma, sem pensar em colocá-lo em uma boa estrutura. Afinal, essa otimização visa melhorar a experiência do usuário, facilitando a leitura e o acesso às informações.
Então, como exemplo das técnicas de SEO, podemos citar:
- utilizar melhor as palavras-chave, posicionando-as estrategicamente ao longo da página;
- melhorar a escaneabilidade e a usabilidade dos conteúdos;
- permitir a visualização das imagens pelos mecanismos de pesquisa, usando o campo de texto alternativo;
- criar links internos e externos para aumentar a relevância do material, entre outros.
Faça uma boa pesquisa de palavras-chave
As palavras-chave são os termos usados na pesquisa pelos usuários. Elas serão os códigos de entrada para que os mecanismos de busca do Google procurem pelas páginas mais relevantes.
Então, para que você apareça bem nos resultados, precisa estar alinhado com o que seu público busca. Uma boa opção de ferramenta é o Keyword Planner, do próprio Google. Ele mostra qual é a frequência de busca dos termos e a concorrência por eles, além de fazer uma lista de palavras-chave relacionadas.
Para melhorar a encontrabilidade, procure distribuir as palavras-chave de forma natural nas suas páginas.
Crie conteúdos relevantes
Criar conteúdos relevantes ao seu público é essencial para alcançar a primeira página do Google. Esses conteúdos servirão como fonte de informação para seus potenciais consumidores, que poderão tirar todas as dúvidas e chegar na melhor decisão de compra.
Aliás, se estamos falando de conteúdo relevante, precisamos falar de inbound marketing. Esse processo transformou o mercado! O foco das empresas não deve mais estar em seus produtos, mas, sim, em atender as necessidades do cliente, criando e divulgando informações para que eles passem pelo que chamamos de jornada de compra (ou funil de vendas).
A jornada é o processo que começa com o reconhecimento de um problema, passando pela consideração de uma solução, pelo esclarecimento das dúvidas, pela análise das ofertas e chega ao fechamento do pedido. Sendo assim, os conteúdos devem abranger todo esse percurso, fornecendo as informações certas para as pessoas certas, no momento mais adequado.
Sendo o conteúdo relevante, ele vai receber muitos visitantes, tornando-se um potencial para aparecer na primeira página do Google. Mas lembre-se que, para isso, além de ser um conteúdo útil ele deve estar otimizado — com as dicas do tópico anterior.
Crie uma boa campanha de divulgação dos conteúdos
Você já criou conteúdos relevantes e otimizados, agora é o momento de divulgá-los para o seu público-alvo. Afinal, você quer alcançar a primeira página do Google e precisa que seu site tenha um bom número de visitantes.
As possibilidades para divulgar os conteúdos são enormes. As redes sociais são ótimas opções. Essas ferramentas apresentam um grande alcance, permitindo que você conheça melhor o seu público, interaja com seus contatos e crie bons relacionamentos.
Essas plataformas permitem a divulgação de materiais em texto, imagens e vídeos, criando um bom engajamento com o público.
O e-mail marketing é outra opção para chamar o público até as suas páginas. Para isso é interessante criar uma boa lista de contatos, segmentando-os de acordo com o estágio na jornada de compra. Assim você consegue encaminhar os conteúdos de forma mais eficiente.
Conquiste links externos
Um dos principais fatores para uma página alcançar um bom posicionamento na busca orgânica é a utilização de links, internos e externos.
O link interno ocorre quando você indica outra página do seu blog para o usuário, para que ele tenha acesso a mais informações. Com isso você consegue montar um bom trajeto, informando e tirando possíveis dúvidas.
Já o link externo tem duas possibilidades: quando você direciona o usuário para uma página fora do seu domínio e quando você recebe esse direcionamento. Na primeira opção o objetivo é possibilitar que o visitante tenha acesso a mais informações relevantes, com uma página que é referência no assunto.
Quando você recebe o direcionamento de um link externo, significa que o seu conteúdo é relevante e que outras pessoas o estão utilizando como referência no assunto. Isso é ótimo e é muito pontuado pelo Google.
Conte com ajuda profissional
Ao longo deste artigo você teve acesso a várias dicas importantes para alcançar a primeira página do Google. Viu que esse feito pode transformar o seu negócio, atraindo muito mais visitantes ao seu site e criando possibilidades reais de aumentar as vendas. Sua empresa pode se tornar uma referência no mercado!
Para que tudo isso seja conquistado é preciso realizar um trabalho sério e consistente. As técnicas de SEO, por exemplo, são essenciais, mas é preciso entender que seus efeitos são obtidos em médio e em longo prazos, e é preciso manter um acompanhamento diário. Também é preciso acompanhar as tendências e estar sempre analisando os resultados.
Por isso, é muito indicado contar com a ajuda profissional de uma agência especializada. Esse tipo de empresa conta com conhecimento aprofundado e sempre atualizado. Os profissionais criarão um plano estratégico para o seu negócio, analisando e aproveitando as melhores oportunidades do mercado.
Dessa forma os seus recursos serão otimizados e seus ganhos serão potencializados. Você não gastará tempo nem dinheiro em ações pouco ou nada eficientes, e também não desprezará aquilo que pode se tornar um grande diferencial.
Agora que você já viu as melhores práticas para conquistar a primeira página do Google e sabe como uma agência especializada pode lhe ajudar, entre em contato conosco!