5 redes sociais que você pode anunciar para gerar mais resultados

6 de agosto de 2018
PUBLICADO EM blog
6 de agosto de 2018 Marcelo Rama

Estar presente nas redes sociais é um quesito obrigatório para quem quer atingir potenciais clientes e aumentar as vendas por meio de estratégias de Marketing Digital.

Porém, apesar de ser possível encontrar 92,1% das empresas brasileiras nessas redes, de acordo com a pesquisa Social Media Trend, muitas delas ainda não conseguem o resultado esperado.

Uma possibilidade sobre o que falta dentro das ações é o investimento em anúncios pagos.

Isso porque, por meio dos algoritmos, ou fórmulas que priorizam posts em redes sociais de acordo com a sua relevância para o público, o alcance orgânico costuma ser relativamente baixo.

No Facebook, rede social mais utilizada no mundo, por exemplo, o alcance orgânico de uma publicação fica em torno de 1%. Ou seja, se uma empresa possui 5 mil seguidores, somente 50 deles visualizam as postagens.

Muito pouco, não é mesmo?

Mas, mesmo assim, como dissemos, estar presente nas redes sociais é fundamental para a comunicação no dias de hoje, e uma boa solução para driblar essa limitação de alcance é investir nos anúncios.

A seguir, vamos mostrar quais são as 5 redes sociais mais interessantes para sua empresa investir.

1. Facebook Ads

O Facebook é a rede social mais popular do planeta. Dessa forma, não pode ficar de fora das ações de marketing digital de sua empresa.

Tanta popularidade se dá por ser uma ferramenta versátil, que permite informar, gerar negócios, relacionar, divertir e debater.

No caso das empresas, ela proporciona interação com potenciais clientes, a fidelização daqueles que já o são e, consequentemente, o aumento das vendas e do faturamento.

Mais de um milhão de empresas investem aproximadamente 8 milhões de dólares  no Facebook Ads todos os anos. E, entre 2010 e 2015, houve um crescimento de 680% nos investimentos dentro da plataforma. Por esses números dá para imaginar que o retorno seja mesmo interessante.

O Facebook Ads é uma das mídias pagas mais eficientes. Isso porque os anúncios permitem diversos formatos, como patrocinar uma postagem, promover uma oferta, incentivar o cadastro com o Lead Ads e outras opções.

Além disso, sua segmentação é bem relevante. Nos anúncios, é permitido determinar o sexo, a faixa etária, região e os interesses daqueles a quem se pretende atingir, além da possibilidade de criar audiências customizadas.

Dessa forma, os anúncios chegam às pessoas certas e ajudam na promoção da sua empresa. E isso quer dizer aumento nas vendas!

2. Instagram Ads

O Instagram é uma das redes sociais mais importantes voltadas ao acesso por meio de dispositivos móveis.

A rede social conta com 45 milhões de usuários no Brasil e permite às empresas compartilharem o seu dia a dia, novidades, promoções e outras ações por meio de fotos e vídeos curtos.

Comprado pelo Facebook em 2012 pelo valor de 1 bilhão de dólares, trouxe uma série de inovações ao longo do tempo. Hoje é possível postar imagens em diferentes proporções, vídeos um pouco mais longos, Stories, posts que desaparecem depois de 24 horas no ar, entre outros.

No início, somente grandes empresas tinham acesso aos anúncios no Instagram Ads, mas hoje todos os portes de negócios podem contar com a ferramenta.

Para investir em posts patrocinados, sua página deve estar vinculada ao Facebook, pois é por meio do seu gerenciador, o qual leva ao Instagram, que os anúncios são feitos.

São diversas as opções da mídia paga. Entre elas estão impulsionar uma publicação, promover uma página, enviar pessoas para o seu site, alcançar pessoas próximas à empresa, aumentar a participação em um evento e elevar o reconhecimento da marca.

3. LinkedIn Ads

O LinkedIn é a maior rede social do mundo orientada ao ambiente corporativo.

Apesar de ter semelhanças com outros canais de relacionamento, como os citados acima, os seus principais assuntos são voltados a contatos profissionais. Em vez de amigos, dentro da plataforma o que se tem são conexões.

O acesso à plataforma é similar às outras redes sociais e seu funcionamento também. No LinkedIn Ads, o usuário escolhe o formato do anúncio, segmentação do público e forma de pagamento, por exemplo.

4. Twitter Ads

Apesar de seu auge ter passado, o Twitter ainda concentra muitos usuários que estão lá principalmente para debater fatos que acontecem no mundo, ou falar sobre algum programa, celebridades, entre outros assuntos relacionados ao cotidiano.

A configuração para os anúncios do Twitter Ads também é parecida com o restante das redes sociais.

Lá é possível fazer campanhas com o objetivo de captar seguidores e leads, promover tweets, aumentar o tráfego no site, instalação ou engajamento com aplicativos e visualização de vídeos.

5. YouTube Ads

Quando se fala em vídeos, é impossível não pensar no YouTube.

Com aproximadamente 1 bilhão de usuários e mais de 500 milhões de vídeos visualizados diariamente, é o canal perfeito para se fazer a publicidade de uma empresa por meio de anúncios pagos.

A partir dos vídeos patrocinados, os negócios têm uma série de vantagens, como:

  • o aumento da reputação, já que é possível se transformar em uma autoridade no assunto;
  • uma boa segmentação do público a partir de diversos dados;
  • posicionamento, já que, ao empregar técnicas de SEO dentro dessa rede social, os vídeos chegam a usuários que muito provavelmente serão potenciais clientes.

Como criar campanhas eficientes

Agora que você sabe mais sobre investimentos em anúncios pagos em 5 importantes redes sociais, chegou a hora de colocar em prática, certo?

Antes de tudo, planeje! De nada adianta criar um conteúdo, investir em publicidade e esperar grandes resultados.

A partir desse planejamento, é possível entender seu público, traçar um briefing completo sobre os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo, definir um cronograma de ações e outros pontos interessantes.

Se o seu negócio não tem uma pessoa dedicada para essa tarefa, pode contar com profissionais e agências especializadas em Inbound Marketing.

Eles realizam todo o levantamento necessário para elaboração do planejamento e o colocam em prática de maneira assertiva, buscando sempre o objetivo de toda empresa: o aumento nas vendas.

E você? Já investiu em alguma das redes sociais citadas? Comente!