Já é certo que a transformação digital afetou significativamente a forma como as pessoas consomem e a maneira como as empresas se posicionam diante de seu público. Uma ferramenta essencial nesse processo, mas ainda desconsiderada por muitas empresas, é o Google Meu Negócio.
Muitas organizações, quando pensam em ações de marketing digital, se limitam a criar e alimentar um site e postar uma ou outra informação no Facebook, Instagram e Twitter. Essa maneira de agir é bastante limitada e acaba acarretando baixa visibilidade e pouca lucratividade para quem opta por tal forma de publicidade.
Se você quer aprimorar as ações de marketing da sua empresa, gerando mais leads e negócios, continue lendo para aprender a destacá-la nas buscas por meio do Google Meu Negócio.
1. Entenda o que é o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que permite que você adicione informações cruciais sobre a sua empresa, como horário de funcionamento, tipo de atendimento (se apenas presencialmente ou remoto), formas de pagamento oferecidas ao cliente e outras mais que ajudam a melhor ranquear o seu negócio nos mecanismos de busca do Google.
Quando uma pessoa buscar o tipo de serviço que você presta ou o produto que vende, ela poderá encontrar a sua empresa com todas as informações que precisa saber para fechar negócio. Como o Google valoriza (e muito!) a experiência do usuário, a empresa com o perfil mais completo, com as melhores avaliações e com maior velocidade de resposta aos clientes leva a melhor nos resultados da pesquisa.
Por isso, adicionar fotos, disponibilizar todos os dados da sua empresa e estar sempre atento ao feedback dos clientes — o Google Meu Negócio também inclui e contabiliza avaliações realizadas em outras mídias sociais, como Facebook ou iFood, por exemplo — aumenta as suas chances de ficar no topo das buscas e de ter maior credibilidade com o público interessado no seu negócio.
Levando em conta todas essas questões, as suas chances de ser encontrado crescem, e de conseguir mais clientes, também. Continue lendo para aprender como fazer isso.
2. Saiba como montar o seu perfil no Google Meu Negócio
Criar um perfil no Google Meu Negócio é muito simples, e pode ser feito por qualquer tipo de empresa, tanto aquelas que atuam localmente em pequenos negócios quanto empresas maiores, com atuação mais abrangente.
A primeira coisa a fazer é acessar a página do Google Meu Negócio para registrar o seu perfil e, a partir daí, seguir os seguintes passos:
- clique em “Comece agora” e preencha o formulário com os dados da empresa de forma completa, incluindo a forma de atendimento aos clientes (se somente no seu endereço ou onde eles estiverem);
- confirme o seu negócio marcando a caixa, dizendo que está autorizado a responder pela sua empresa e que aceita os termos de serviço do Google Meu Negócio;
- forneça o seu número de celular para, em seguida, receber um SMS com o código de confirmação da conta;
- digite o código enviado para o seu celular;
- ótimo: você será direcionado para a página do seu negócio;
- será ainda necessária uma segunda confirmação, por meio de mensagem enviada ao seu endereço contendo um link e um código — ao seguir os passos contidos nela, você efetivará a sua empresa no Google Meu Negócio.
Como pode ver, o Google lida com bastante seriedade e segurança quanto à validação das empresas em sua plataforma. Aproveite isso e a gratuidade desse serviço para criar o melhor perfil possível para a sua empresa e melhorar os seus resultados.
3. Conheça as vantagens desse tipo de estratégia
Você já deve ter percebido que um recurso como o Google Meu Negócio não foi criado à toa, muito menos que é uma ferramenta que deva ser ignorada.
A transformação digital colocou a experiência do usuário no centro das atenções, e isso tem exigido cada vez mais das empresas na entrega de seus produtos e serviços — basta pensar que, independentemente de um botão de avaliação, as pessoas podem bendizer ou maldizer a sua empresa em diversas mídias sociais.
Com isso, oferecer as informações necessárias ao público interessado em uma plataforma que valoriza a experiência do usuário certamente melhora o desempenho do marketing da sua empresa no meio digital.
Algumas das vantagens de ter a sua empresa no Google Meu Negócio são:
- facilitar o descobrimento da sua empresa pelo usuário de forma acreditada e bem avaliada, gerando maior confiança e interesse pelo seu negócio;
- interagir com os clientes por meio das avaliações dadas e dos feedbacks, aumentando ainda mais a credibilidade e a autoridade da sua empresa na plataforma;
- entender e ampliar a sua presença digital por meio das métricas oferecidas pelo Google Meu Negócio, como onde os clientes têm achado a sua empresa, número de ligações recebidas durante a semana e como anda a visibilidade da sua empresa.
Essas vantagens oferecem a oportunidade de você melhorar cada vez mais o seu perfil no Google Meu Negócio, gerando também mais oportunidade e maior lucratividade para a sua empresa. Pense nisso!
4. Aproveite para aprimorar o seu negócio
É certo que é muito bom receber avaliações positivas dos seus clientes. Inclusive algumas empresas de serviços, como restaurantes, abordam educadamente os clientes no momento da conta para pedir que avaliem o atendimento e o estabelecimento no Google Meu Negócio. Além disso, costumam também colocar lembretes simpáticos nas paredes recomendando essa gentileza.
Contudo, sabemos que nem sempre é isso que acontece, e vez ou outra podemos receber um feedback negativo. O importante é estar sempre atento às avaliações recebidas — o Google Meu Negócio oferece um app que avisa sobre cada feedback dado — e aproveitar essas oportunidades para dialogar com o cliente, demonstrando que você se importa com a opinião dele e está sempre interessado em aprimorar o próprio negócio para melhor atendê-lo.
Se você gostou de saber como usar o Google Meu Negócio para destacar a sua empresa nas buscas, saiba o que fazer para aumentar a sua taxa de cliques no Adwords. É sempre tempo de se aprimorar para conquistar os melhores resultados para o marketing digital da sua empresa.