Saiba como uma agência de marketing digital pode melhorar sua presença online

20 de março de 2017
PUBLICADO EM blog
20 de março de 2017 Marcelo Rama

Hoje em dia, qual empresa não gostaria de ter mais presença online, concorda? Afinal, com a expansão do acesso à internet e o surgimento de novas tecnologias, as marcas precisam marcar presença no ambiente digital. No contexto atual, isso é considerado um passo muito importante rumo ao sucesso.

Para que você tenha uma ideia, a pesquisa TIC Domicílios apontou que 58% da população brasileira tem acesso à internet — o que representa cerca de 102 milhões de pessoas. Então, com esse dado, surge a pergunta: como não investir para melhorar a imagem da sua marca no mundo digital?

São inúmeras as possibilidades para crescer no espaço online, por isso preparamos este texto! A seguir, vamos mostrar como uma agência de marketing digital pode ajudar você a alcançar esses resultados. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as diferenças entre consultoria para marketing digital e agência de marketing digital?

Embora existam diversas características que distinguem o trabalho oferecido por uma agência de publicidade e o realizado por uma consultoria, nem todo mundo consegue visualizar esses pontos. Por conta disso, muitas vezes, as pessoas acabam se decepcionando ao contratar um serviço que não entrega o retorno desejado.

Nesse sentido, a seguir, vamos contar para você como funcionam essas duas opções e mostrar alguns itens que as diferenciam. Com isso, vai ser possível identificar as particularidades de cada possibilidade e decidir qual é a mais adequada para suprir as suas necessidades.

Consultoria para marketing digital

Trata-se de profissionais ou empresas que trabalham com o mercado digital, mas que apenas promovem orientações para as marcas sobre alguns insights que podem ser aproveitados na busca pelo crescimento da companhia na internet.

No entanto, um dos pontos que mais diferenciam esse serviço é o fato de que esse trabalho dificilmente inclui criação de peças criativas, desenvolvimento de novas estratégias e análise dos resultados desse investimento.

Portanto, podemos considerar que as consultorias englobam:

  • análise do desempenho de uma empresa;
  • insights sobre pontos a serem otimizados;
  • materiais de apoio sobre como alcançar os objetivos;
  • às vezes, análise sobre os resultados depois das melhorias.

Agência de marketing digital

No caso das agências, o trabalho para melhorar a presença online é realizado de uma maneira mais consistente. Isso porque, nesse caso, conta-se com o auxílio de profissionais especializados em diferentes áreas, o que contribui para influenciar ainda mais o resultado adquirido.

Ao contrário do que vemos nas consultorias, as agências conseguem identificar pontos que precisam ser otimizados dentro de uma marca. Além disso, elaboram estratégias e peças publicitárias, controlam a execução das campanhas e fornecem relatórios sobre as entregas dos resultados. Dessa forma, as empresas conseguem melhorar seus números e ainda contar com um serviço mais personalizado para criação, planejamento e mídia.

No caso de uma agência de marketing digital, os serviços oferecidos variam de acordo com o interesse de cada empresa contratante, mas podem incluir:

  • estudo de caso;
  • análise dos objetivos da marca;
  • pesquisa a respeito do mercado no qual a empresa está inserida;
  • criação de uma lista de metas e objetivos de acordo com um calendário de campanhas;
  • desenvolvimento de estratégias para cada objetivo da marca;
  • estudo do comportamento do público-alvo além da identificação demográfica, etária e geográfica dos consumidores em potencial;
  • criação de peças publicitárias para campanhas;
  • definição das redes sociais a serem trabalhadas;
  • otimização das estratégias de SEO e mídia display;
  • acompanhamento personalizado na hora de apurar os resultados e identificar pontos a serem melhorados.

Como uma agência de marketing digital pode ajudar?

Agora que explicamos as principais diferenças entre o trabalho de uma consultoria e o oferecido por uma agência de marketing digital, listamos os principais pontos que são potencializados com a ajuda dessa última.

Utilizando os recursos das redes sociais

Para melhorar a presença online da sua empresa, é necessário estar nos maiores canais da internet. Isso inclui participar das principais redes sociais que estão presentes na rotina diária de grande parte da população mundial, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Porém, para ser uma referência nessas plataformas, não adianta criar uma página ou perfil e esperar que seus números decolem. É preciso muito empenho, dedicação, acompanhamento frequente e uma boa interação com o público. Afinal, cada rede tem suas especificidades, e cada público exige uma linguagem diferenciada para uma comunicação eficiente.

Facebook, por exemplo, é um ótimo canal para divulgar conteúdos e conversar com os usuários de forma mais próxima. O Instagram proporciona um privilégio para quem valoriza a comunicação visual e é uma ferramenta importante para divulgar fotos e vídeos curtos. O LinkedIn é mais formal e profissional, mas possibilita a atração de leads qualificados para a marca.

Assim sendo, podemos diferenciar um pouco mais as plataformas, percebendo que existe um modelo de cartilha de utilização para cada uma delas. E, claro, as agências de marketing digital já têm a experiência e o conhecimento necessários para otimizar esse trabalho.

Além disso, o monitoramento das redes é feito pela equipe profissional, capacitada para realizar o gerenciamento correto. Esses conhecimentos vão permitir a identificação do tipo de conteúdo que mais gera engajamento com seu público e, dessa forma, focar a produção no que realmente promove os melhores resultados.

Otimizando o site para os mecanismos de busca

Um dos principais canais que o público utiliza para encontrar soluções na internet são os sites de busca, como o Google. Por isso, estar nas primeiras posições da busca orgânica — a não paga — é fundamental para atrair novos consumidores e posicionar-se como uma referência no mercado.

Segundo dados da Advanced Web Ranking, a primeira posição da busca orgânica do Google retém cerca de 35% dos cliques. O segundo colocado recebe em torno de 18% e o terceiro 11%. Esses dados mostram a grande importância desse trabalho e o que ele pode gerar de resposta.

Porém, conquistar as primeiras posições e todos os benefícios envolvidos não é uma tarefa tão simples. O conjunto de técnicas de otimização tem o nome de SEO (Search Engine Optimization). Ele consiste em otimizar cada página do seu domínio, aumentando as chances do seu site aparecer nos primeiros resultados de pesquisas de palavras-chave nos mecanismos de busca.

Essas técnicas incluem a escolha das palavras-chave, o posicionamento delas na estrutura do conteúdo, a otimização das imagens, a criação de links internos e externos e a montagem da URL. É um trabalho extenso, mas que gera resultados no longo prazo.

Então, devido à importância e ao esforço necessário, a escolha de uma boa agência de marketing digital para esse trabalho é crucial. Isso porque os profissionais dessas empresas contam com ferramentas específicas para otimizar as mudanças que vão permitir que seu endereço na web consiga crescer entre os usuários, aumentando os acessos diários e, claro, as conversões.

Elaborando anúncios nos principais canais de busca

No tópico anterior, falamos do trabalho de SEO e como ele pode trazer vantagens para o seu negócio. No entanto, é importante dizer que os resultados não aparecem em curto prazo. Suas páginas começarão a se destacar nas buscas somente depois de algum tempo.

Por isso, se você busca aumentar sua presença online rapidamente, é recomendado investir em anúncios nos principais canais — como o próprio Google e o Facebook. O Google Ads é a plataforma responsável por gerenciar os anúncios.

Ele funciona como um leilão de palavras-chave: você estipula um orçamento para aparecer nas primeiras posições, antes dos resultados orgânicos. Esse investimento é interessante justamente por ter um efeito imediato e representar um gasto relativamente baixo.

No entanto, muitas empresas disputam as posições, e você deve saber como agir corretamente. Assim, a agência de marketing digital ganha pontos mais uma vez! Os especialistas saberão exatamente os melhores atalhos nas estratégias.

Pense: você está investindo tempo e dinheiro nos anúncios. Um erro pode colocar tudo a perder. Uma segmentação de público errada, a falta de análise dos melhores horários para postar ou, até mesmo, a linguagem utilizada podem acabar com sua campanha. Por isso, é muito bom contar com essa ajuda especializada.

Criando um blog e disponibilizando conteúdos relevantes

Segundo uma pesquisa realizada pela Demand Metric, o marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera em torno de três vezes mais leads. Ou seja, criar um blog e produzir conteúdos relevantes é uma ótima maneira de melhorar a presença online da sua empresa.

Então, contando com uma agência de marketing digital e com uma produção de conteúdos relevantes, sua empresa construirá autoridade na internet, ficando à frente dos principais concorrentes e, consequentemente, alcançando resultados melhores.

Vale ressaltar que a produção de conteúdos relevantes também auxilia em todos os estágios do funil de vendas — fases de conhecimento, de consideração e de decisão de compra. No topo do funil, estão concentrados quase todos os contatos. Nessa etapa, é importante trabalhar assuntos generalistas, mas que também tenham ligações com sua empresa.

O meio do funil representa um momento de dúvidas por parte dos consumidores. Eles estão avaliando o custo-benefício da sua solução e como podem ter retorno com ela. Assim, certifique-se de que todos os questionamentos sejam esclarecidos e de que seus potenciais clientes tenham a certeza de que precisam dos produtos ou serviços ofertados.

A fase de decisão é o grande momento do funil de vendas. Você está quase conquistando seu cliente, por isso é um ponto bastante crítico. Afinal, um erro aqui pode colocar todo seu esforço em risco.

Então, para ter sucesso, você deve mostrar que sua empresa reúne todas as condições necessárias para atender a demanda, que ela é uma referência no segmento e que representa a melhor escolha. Utilize casos de sucesso com outros clientes para mostrar o que eles ganharam escolhendo a sua marca.

Todo esse planejamento de conteúdo será criado pela agência de marketing digital. O pessoal especializado saberá exatamente os tipos de conteúdos que devem ser gerados em cada momento e o tipo de campanha que cada um deles deve receber, otimizando seus esforços e trazendo resultados sólidos com maior rapidez.

Produzindo uma campanha de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais antigas e também uma das mais eficientes para atrair novos consumidores e aumentar a presença online de uma marca. Com uma boa lista de contatos, é possível enviar conteúdos relevantes, ofertas exclusivas, novidades da marca e ainda manter um bom relacionamento com os clientes.

Infelizmente, muitos gestores não utilizam o e-mail marketing como deveriam e comprometem todo o resultado do trabalho. Você provavelmente já recebeu lixo eletrônico ou mensagens de empresas para as quais não deu autorização de envio, certo?

Além de não gerarem bons resultados, essas práticas colocam a reputação da marca em risco. Para utilizar essa técnica de forma inteligente, você deve criar uma segmentação dos seus contatos. Essa divisão pode ser feita de acordo com o estágio na jornada de compra.

Para isso, contar com a ajuda profissional de uma agência especializada pode gerar um grande diferencial. Ela oferece uma boa experiência em ferramentas de automação de marketing digital, enviando os conteúdos certos para cada estágio da jornada, tirando as dúvidas pertinentes e mantendo uma boa nutrição dos seus leads.

Um ponto a ter atenção é a frequência dos envios. Enviar muitas mensagens pode irritar seu contato e fazê-lo cancelar a assinatura dos e-mails. Por sua vez, criar um intervalo muito grande entre os envios pode não gerar o efeito desejado. Então, o segredo para ter sucesso é encontrar o equilíbrio.

É importante que você avalie como está o recebimento das mensagens com indicadores relevantes. A taxa de abertura e a taxa de cliques são bons índices. As agências possuem toda a experiência necessária para criar campanhas com maior engajamento, fazendo diversos testes com o seu público-alvo e melhorando as métricas.

Acompanhando os resultados pelos indicadores

Toda estratégia precisa ter seu desempenho monitorado. Infelizmente, muitas empresas tomam diversas ações no intuito de aumentar a presença online, mas se esquecem de criar a possibilidade de monitoramento.

Quando sua empresa define os principais indicadores, você consegue enxergar como seus esforços e investimentos estão surtindo efeito. A partir disso, é possível priorizar aquilo que gera melhores retornos e modificar o que não está sendo interessante.

Então, o primeiro passo é definir quais serão os KPIs (Key Performance Indicators) do seu negócio. Eles representam os principais indicadores, ou seja, aqueles dados que mostram como as ações têm levado você aos objetivos traçados. Com todos eles em mãos, o monitoramento é feito, e cada ação é avaliada.

Esse trabalho é muito pertinente, pois garante o controle das ações e permite que todas as decisões importantes sejam tomadas com base em resultados, não em crenças ou achismos. A agência o ajudará nesse processo de acompanhamento das métricas.

Como melhorar a presença online?

Como vimos ao longo deste artigo, a presença online de uma marca é fundamental para que ela consiga realizar boas vendas. Em um mercado cada vez mais conectado, é preciso empenho, dedicação e aplicação correta das estratégias de marketing digital.

Para melhorar a presença online, existem diferentes estratégias que podem funcionar para sua empresa. Contudo, apenas um estudo personalizado é capaz de determinar qual é a opção que mais vai proporcionar o retorno esperado.

A partir desse investimento, as empresas também reforçam seu branding, conquistam novos clientes, aumentam a visibilidade e observam o lucro subir enquanto a concorrência aumenta.

O sucesso digital é um trabalho constante que não acontece do dia para a noite. Portanto, embora o auxílio de profissionais seja essencial para alcançar os resultados esperados, esse processo não vai acontecer depois de apenas uma ação ou com uma publicação nas redes sociais. É necessário construir a imagem da marca e fazer com que a empresa apareça constantemente na rotina do público-alvo.

Quais são as vantagens de terceirizar o serviço digital?

Por fim, vamos listar os principais benefícios que uma marca pode notar ao contratar o trabalho de uma agência de marketing digital. Logo, se você ainda não se convenceu de que essa é a melhor opção para conquistar seus objetivos, confira os itens abaixo.

Contar com profissionais especializados

Essa é uma das principais vantagens que podemos apresentar para quem está buscando boas razões para contratar uma agência de marketing digital atualmente. Em um mundo cada vez mais conectado, com tantas possibilidades na tela de um smartphone, é preciso contar com especialistas na busca por uma comunicação eficiente.

Hoje em dia, é muito fácil transmitir uma mensagem utilizando a internet, no entanto os profissionais de uma agência vão conseguir realizar todo o estudo necessário para determinar:

  • quais são as palavras certas a serem usadas;
  • quem deve entrar em contato com essa mensagem:
  • quais são os meios de comunicação digitais que devem ser utilizados.

Focar nos resultados esperados

Determinar os objetivos da sua marca é uma ótima estratégia para alcançar o patamar desejado, e uma agência vai conseguir definir as ações que essas metas demandam.

Em vista disso, elaborar um planejamento estruturado com base sólida e justificativas a respeito de cada objetivo estipulado junto com esses profissionais é essencial. Afinal, começar a trabalhar sua presença online com o pé direito é um ótimo caminho para o sucesso digital.

Otimizar o tempo

Por último, mas um dos tópicos mais importantes deste texto, é a vantagem de não precisar se preocupar com inúmeros assuntos e desperdiçar minutos preciosos do dia pensando em criação, implementação e desenvolvimento de estratégias mais eficazes.

Muitos profissionais de empresas que não contratam agências acabam se tornando reféns do marketing digital porque esse trabalho demanda muito tempo e planejamento. Ao contar com uma parceria envolvendo especialistas de cada área, as únicas preocupações das empresas são definir os objetivos e a duração de cada campanha e depois aprovar as estratégias e os materiais criativos desenvolvidos.

Neste texto, apresentamos diferentes maneiras de aumentar a presença online e como todas elas carregam grandes oportunidades. Além disso, mostramos que para conseguir alcançar os resultados desejados e consolidar a imagem da marca perante o mercado é muito importante contar com o auxílio de uma agência de marketing digital, uma vez que uma equipe profissional capacitada e experiente para saber usar todos os recursos disponíveis vai fazer toda a diferença para o seu negócio!

Gostou do nosso artigo sobre melhorar sua presença online? Aproveite que está por aqui e saiba como encontrar uma agência de marketing digital em São Paulo!