As estratégias de marketing digital são bem variadas e podem gerar resultados para empresas diversas — tanto as marcas já consolidadas no mercado quanto as que estão começando. Nesse contexto, Inbound Marketing e mídia paga representam alternativas para alavancar o negócio.
Enquanto a primeira estratégia investe no compartilhamento de conteúdo, focando em médio e em longo prazo, a segunda é mais imediata e relacionada ao investimento direto. Muitos empreendedores acham que devem escolher uma ou outra, mas isso está errado.
Por isso, no post de hoje, vamos mostrar a relação entre essas duas frentes e como elas podem trabalhar juntas para melhorar os resultados de sua empresa. Confira!
Inbound Marketing e mídia paga são concorrentes?
O processo de vendas mudou bastante nos últimos anos. Antigamente, o sucesso ficava sob a responsabilidade de um vendedor, o qual fazia todo o contato com o alvo, desde a apresentação dos produtos até o fechamento da compra.
Nos novos modelos de vendas, são criados caminhos para que os clientes percorram de forma intuitiva — chamados de jornada de compra. Nessa trajetória, são disponibilizados conteúdos relevantes para cada momento, tirando dúvidas e facilitando o fechamento dos pedidos.
Se antes o foco estava sempre nos produtos ou serviços oferecidos, agora a atenção está toda voltada ao cliente, em atender as suas necessidades e gerar uma ótima experiência de compra. Isso aumenta a satisfação e pode gerar resultados em longo prazo, além de impulsionar a credibilidade da marca no mercado.
Diferenças entre as estratégias
Seja em um relacionamento entre duas pessoas, seja entre a marca e seus consumidores, a confiança é algo que se conquista com o tempo. Então, podemos dizer que com o Inbound Marketing, apesar de ser uma potente estratégia capaz de transformar a empresa em uma grande referência, é preciso ter paciência e saber a hora certa que os resultados começarão a aparecer.
Em contrapartida, devemos lembrar que o Inbound tem um custo muito baixo. Você pode criar um blog dentro do seu site e atualizá-lo constantemente com informações que atraiam seu público, oferecendo conhecimento relevante a eles.
Já a estratégia de mídia paga é um pouco diferente. Assim que uma campanha é criada, os resultados já são evidentes. Um anúncio no Google, no Facebook ou no Instagram pode atingir milhares de pessoas em curto espaço de tempo.
Além disso, as plataformas de criação dos anúncios permitem que você selecione as características das pessoas que deseja atrair. Dessa forma, o investimento é mais direcionado a persona da organização, gerando leads qualificados.
Vale lembrar que, da mesma forma que os resultados aparecem, se você interromper o investimento, a atração também é pausada. Você terá que impulsionar os anúncios de maneira constante se não tiver outra estratégia de prospecção. Então, vemos que ambas as ações não são concorrentes, mas sim complementares!
Há uma estratégia melhor que a outra?
Agora que você já sabe como atuam o Inbound Marketing e a mídia paga, pode estar se perguntando qual das duas estratégias é a mais indicada para a sua empresa. A resposta é que não há como definir a melhor, já que depende do seu objetivo, conhecimento e momento em que a empresa está passando.
Ambos os recursos podem ser aplicados ao mesmo tempo, de forma com que um complemente o outro. Isso constitui a melhor maneira de atingir bons resultados e garantir que o negócio se torne uma referência no mercado.
Como utilizar as ações de forma complementar?
Você já está convencido de que precisa atuar tanto com o Inbound quanto com a mídia paga, não é mesmo? Então, mostraremos, na sequência, as principais dicas para fazer isso de forma complementar.
Utilize a mídia paga no início da estratégia de Inbound Marketing
É fato que o Inbound é uma ação de médio e de longo prazo. Por meio da ferramenta, os resultados são duradouros e agregam credibilidade à marca. Mas, o que fazer até que esses efeitos sejam alcançados? Sua marca precisa ficar “parada” até lá? Com certeza não!
Uma boa dica para utilizar Inbound Marketing e mídia paga juntos é impulsionar os anúncios no início da estratégia. Lembre-se que eles são ótimos para atrair uma boa quantidade de pessoas até a sua empresa. Com essa atração, mais leads qualificados podem receber as ações de Inbound, entrando na jornada de compra.
Impulsione conteúdos nas redes sociais
Se você ainda não utiliza as redes sociais como estratégia, está perdendo muito tempo e dinheiro! As plataformas são grandes ferramentas das empresas para aumentar o conhecimento da marca, atrair potenciais clientes, apresentar novidades, manter um bom relacionamento com o público e, até mesmo, fazer benchmarking com outras organizações.
Ao usar as redes sociais, você impulsiona os conteúdos criados no blog. Dessa forma, com o investimento, é possível expandir a divulgação dos seus materiais na rede e atrair internautas até o site.
Crie anúncios na rede de pesquisa
Os anúncios na rede de pesquisa, com o Google Adwords, também representam um grande potencial para a atração de potenciais clientes. Nesse sentido, os buscadores podem se tornar a sua principal fonte de tráfego no site, atraindo milhares de pessoas.
É praticamente obrigatório contar com anúncios na rede de pesquisa se a sua empresa quer alcançar bons resultados. A plataforma funciona como um leilão de palavras-chave, em que você define o valor a ser pago por clique e acompanha o desempenho da estratégia, alterando-a se achar necessário.
Assim como nas redes sociais, no Google Adwords você pode definir as características do público-alvo.
Invista em campanhas de retargeting/remarketing
Por fim, não podemos nos esquecer das campanhas de retargeting, também conhecidas como remarketing. Depois que uma pessoa visitou as suas páginas, observou alguns produtos, interagiu com a marca, mas não finalizou a compra, é fundamental entrar em contato com ela e fechar o negócio, certo? Esse é o retargeting!
Anúncios de recuperação de potenciais clientes são ótimos. Eles podem ser utilizados por meio de conteúdos gerados, impulsionando o retorno desses alvos até o site.
Portanto, como vimos em nosso artigo, é necessário utilizar Inbound Marketing e mídia paga em conjunto. Elas não são estratégias concorrentes, mas sim complementares, as quais podem gerar ótimos resultados. Tenha muita atenção com as dicas que fornecemos e esteja pronto para aplicá-las na sua empresa!
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