Saiba o que fazer para aumentar sua taxa de cliques no Adwords

11 de setembro de 2017
PUBLICADO EM blog
11 de setembro de 2017 Marcelo Rama

Você já fez alguma campanha e não conseguiu aumentar a taxa de cliques no Adwords?  Algumas empresas possuem muitas visualizações em seus anúncios, mas não recebem cliques e, muito menos, conversões. Com isso, acabam desistindo de anunciar e retornando aos métodos mais tradicionais.

Se esse é seu caso, não desanime. Temos dicas que ajudarão suas campanhas a receberem mais cliques e aumentar o faturamento da sua empresa. Leia atentamente cada uma delas e verá que você pode melhorar a forma com que anuncia na internet.

Está pronto? Então acompanhe o nosso post!

Fazer segmentações

Embora, em um primeiro momento, você possa achar que fazer segmentações diminuirá sua taxa de cliques (CTR – Click Through Rate), isso não é verdade. Suas campanhas podem estar com o CTR mais baixo por serem muito generalistas.

Os usuários preferem ver anúncios que não pareçam comuns. Isto é, eles se interessam mais por um tipo de publicidade apresentada na forma de conteúdos do que, simplesmente, ver quanto custa algum produto, por exemplo.

Por isso, é fundamental que você faça segmentações. Crie campanhas próprias para dispositivos móveis (você pode escolher até mesmo o sistema operacional – iOS ou Android). Aposte em anúncios diferenciados para cada região e perfil (idade, sexo etc.).

Assim, além de não veicular o anúncio para pessoas que não tenham o perfil da sua empresa, você fará com que cada publicidade seja uma experiência marcante para os seus clientes.

Separar campanhas e anúncios

Embora o Google AdWords permita fazer campanhas que funcionem tanto na Rede de Pesquisa como na Rede Display, essa prática não é recomendável. Um dos motivos é porque os anúncios precisam ser pessoais, customizados e segmentados pelo estilo de vida e interesses da persona. Não é possível fazer tudo isso quando suas campanhas não são separadas por rede de veiculação.

Crie mais anúncios quando perceber que os atuais estão englobando mais produtos, ideias ou serviços do que deveriam. Também é importante ficar atento à falta de controle. Quando você tem menos campanhas e anúncios do que deveria, será difícil realizar otimizações.

Fazer otimizações

Otimizar suas campanhas e anúncios são fundamentais para receber mais cliques. Muitas empresas perdem dinheiro e retorno por não compreenderem bem esse ponto.

Após separar suas campanhas e anúncios, verifique quais são as que possuem os melhores resultados. Então, aposte em duas frentes. Enquanto você investe mais dinheiro nas que já possuem bons resultados, observe quais problemas estão impedindo de obtê-los também nas outras. Nesse caso, o ditado “em time que está ganhando não se mexe” faz algum sentido!

Depois de analisar as campanhas e anúncios que apresentam resultados baixos, você pode optar por fazer alterações que melhorem o rendimento delas ou, se for o caso, chegar à conclusão de que não são adequadas ao perfil da sua empresa ou clientes.

Acompanhar os resultados

Otimizar não deve significar estagnação. Pelo contrário, é pesquisar, entender e pensar em alternativas para melhorar os seus resultados. Uma das formas mais conhecidas de verificar a eficiência das suas campanhas são os testes A/B. Com eles, é possível testar uma modificação e verificar se os resultados obtidos são melhores do que os anteriores.

Você pode criar uma experiência dentro do Google Adwords, por exemplo. Ele faz isso automaticamente e, ao final do tempo determinado, mostra o comparativo de resultados para que você possa escolher se fica com a campanha original ou com a nova.

Para fazer esse monitoramento, é necessário que sua equipe dedique tempo à plataforma e tenha conhecimento para fazer as mudanças necessárias. Isso, muitas vezes, não é possível, visto que a equipe de marketing tem muitas tarefas para realizar.

Melhorar a qualidade dos anúncios

Por fim, mas não menos importante, avalie a qualidade dos seus anúncios. Se eles não forem interessantes, as chances de receberem cliques são mínimas. Sendo assim, talvez você precise revê-los.

Confira se:

  • você chama o visitante para alguma ação (CTA – call to action);
  • não há erros de português;
  • seu anúncio não parece mentiroso ou enganador;
  • as imagens estão nítidas;
  • não há muito texto;
  • as informações não estão confusas.

Todos esses pontos são essenciais para criar um anúncio interessante. Lembre-se de que os usuários não desejam ver anúncios. Por isso, muitos deles simplesmente não consideram as áreas onde normalmente há propagandas.

Para fazer com que eles cliquem, é necessário chamar a atenção deles de alguma forma. Portanto, utilize palavras e cores chamativas. Faça com que seu anúncio seja notado. Pense naquilo que os seu público-alvo mais precisa e forneça uma solução.

Contratar uma agência especializada

Os principais problemas para as empresas gerirem suas próprias campanhas são a falta de preparo e tempo. O Google AdWords faz mudanças constantes para que seus serviços tragam maior facilidade e lucro para seus clientes. Por isso, é importante que os profissionais tenham formação contínua em como melhorar os resultados dos anunciantes.

As agências de marketing digital, normalmente, possuem profissionais qualificados e certificados pela Google. Dessa maneira, são aptos para criar anúncios interessantes. Seja na Rede de Pesquisa ou em Display, computadores ou smartphones, essas empresas estarão prontas para fazer com que seu negócio seja um sucesso.

Mesmo que a sua empresa tenha profissionais com experiência e preparados para assumir as campanhas, há a grande limitação do tempo. O setor de marketing possui muitas atribuições e acaba não conseguindo monitorar os anúncios no Google AdWords. Isso faz com que oportunidades de otimização sejam perdidas e o rendimento esperado para as suas campanhas não seja alcançado.

Quando a empresa contrata uma agência, os profissionais empenhados em sua campanha estarão sempre atentos às modificações que podem trazer benefícios para você e melhorar a sua presença online.

Não se deve esquecer que aumentar o número de cliques não é o único objetivo. É necessário aumentar também o número de vendas, inscrições e pedidos. Sendo assim, não adianta ter 1.000 cliques de indivíduos não interessadas nos seus produtos ou serviços. Em outras palavras, você precisa que as pessoas certas cliquem em seus anúncios.

Como sabemos que a tarefa de aumentar a taxa de cliques no Adwords nem sempre é fácil, indicamos que você continue estudando. É possível obter mais interessados em seus produtos e serviços apostando em marketing de conteúdo.

Não sabe o que é? Então aprenda como adotar a estratégia e melhore seus números.