Você sabe qual é a importância dos KPIs para e-commerce? Esses indicadores estão relacionados ao desempenho de um negócio e devem ser usados constantemente! Uma empresa de sucesso avalia suas ações e está sempre em busca de otimização.
Por isso, no post de hoje, trataremos sobre as principais métricas que devem ser controladas. Continue a leitura e confira!
Por que os KPIs para e-commerce são importantes?
O comércio online permite que os empreendedores diversifiquem seus negócios e busquem por diferentes maneiras de atrair os consumidores e aumentar as vendas.
O marketing digital tem ótimas opções, como e-mail marketing, presença nas redes sociais, atualização e divulgação de um blog com conteúdo relevante, além do investimento em links patrocinados. Porém, cada estratégia deve ser acompanhada, para que se identifique o que realmente está gerando bons resultados.
Então, para essa avaliação, são utilizados os KPIs — Key Performance Indicators. Esses indicadores conseguem mostrar diferentes aspectos do negócio, como a eficiência das ações, os custos envolvidos nas estratégias, os retornos obtidos e o comportamento dos consumidores na loja virtual.
Por isso, é fundamental controlar os KPIs para e-commerce bem de perto. O foco deve ser sempre entender o negócio e traçar um plano estratégico para otimizá-lo.
Quais são os principais indicadores e como melhorá-los?
Agora que você já viu a importância dos indicadores, vamos mostrar quais são os principais e como você deve fazer para controlá-los. Acompanhe!
Número de visitantes
O número de visitantes é o indicador que representa o tráfego em um site. Esse KPI é dividido de duas formas: número de visitas e número de visitantes únicos. O segundo é bem interessante, pois um mesmo consumidor pode entrar na página mais de uma vez.
Com o intuito de aumentar as vendas, é necessário atrair uma boa quantidade de pessoas aos seus domínios, seja o site, as redes sociais, o blog ou outros. Com mais visitantes, maior a chance de gerar vendas.
Se você quer ter sucesso, deve usar os recursos do marketing digital para promover essa visitação. Então, com diferentes estratégias, é preciso acompanhar o tráfego para conhecer a influência gerada.
Ao lançar uma campanha no Facebook, por exemplo, avalie como o número de visitantes se comporta. Depois, se impulsionar um anúncio, faça o mesmo.
Como aumentar o número de visitantes
- esteja presente nas redes sociais;
- utilize a técnica de e-mail marketing;
- impulsione campanhas no Google Adwords;
- otimize o site para a busca orgânica (SEO);
- crie um canal de informação dentro do site, com conteúdos relevantes.
Taxa de conversão
A taxa de conversão relaciona o número de visitantes e as vendas — mais precisamente o número de pedidos feitos no seu e-commerce durante o período analisado. Esse KPI mostra a eficiência de suas ações em converter as oportunidades em vendas.
Uma maior taxa de conversão mostra que o negócio está sendo eficiente. Então, para calcular a métrica, devemos acompanhar a seguinte fórmula:
Taxa de conversão (%) = (Número de pedidos / Tráfego no site) x 100
Você pode usar esse KPI para comparar diferentes canais de venda, vendedores ou estratégias.
Como aumentar a taxa de conversão
- invista na qualificação dos leads, usando o marketing de conteúdo;
- crie personas para o negócio;
- trace a jornada de compra e crie ações para cada estágio;
- trabalhe a usabilidade do site.
Ticket médio
O ticket médio, um dos principais KPIs para e-commerce, está relacionado ao comportamento do consumidor dentro da loja virtual. Para entender esse indicador, precisamos conhecer o valor total faturado pela empresa e a quantidade de pedidos, sempre determinando um período de análise.
O cálculo para encontrar o ticket médio é bem simples: basta dividir o faturamento pela quantidade de pedidos. É importante monitorar essa métrica porque quanto maior for o ticket médio, maior será o gasto dos clientes dentro da loja e, por consequência, o faturamento.
Como aumentar o ticket médio
- ofereça descontos progressivos;
- crie programas de fidelidade;
- forme combos de produtos.
Taxa de abandono de carrinho
Provavelmente, você já visitou uma loja virtual, analisou alguns produtos, escolheu o que mais chamou sua atenção, adicionou-o ao carrinho de compra e, simplesmente, saiu da página. Isso é muito comum: a taxa de abandono de carrinho no e-commerce é bem alta.
Uma pesquisa feita entre e-commerces americanos mostrou que a taxa média de abandono é de 69,23%. Porém, é importante que esse valor seja sempre trabalhado e reduzido. Para encontrá-lo, você precisa seguir a fórmula:
Taxa de abandono = 1 – (Número de pedidos fechados) / (Número de carrinhos iniciados)
Como reduzir a taxa de abandono de carrinho
- crie um processo de checkout fácil e intuitivo;
- ofereça o login social;
- reduza as informações solicitadas nos formulários;
- indique, dentro do carrinho, todos os custos envolvidos na compra;
- ofereça diferentes formas de pagamento;
- invista em certificados de segurança para o site.
ROI
O ROI (Return On Investment) representa o Retorno Sobre o Investimento. Se você cria um anúncio no Google Adwords, por exemplo, espera que essa ação traga clientes para a loja e que as vendas aumentem. Então, para saber se o investimento realmente está gerando lucros, aplica-se o ROI.
Para encontrar essa relação de retorno com aquilo investido, você precisa levantar todo o valor aplicado e o que foi gerado a partir dessa ação. Então, usa-se a seguinte fórmula:
ROI (%) = [(Retorno do investimento – Total de investimento da ação) / Total de investimento da ação] x 100
Como esse indicador é um dos KPIs para e-commerce que mostra a eficiência das estratégias, é interessante comparar seu valor para diferentes ações.
Como aumentar o ROI
- invista no relacionamento com os clientes, facilitando a fidelização;
- analise o comportamento das estratégias, para encontrar as melhores práticas;
- segmente o público e crie ações direcionadas.
ROAS
O ROAS (Return on Advertising Spend) representa o Retorno Sobre o Investimento Publicitário. A diferença dessa métrica para o ROI é que, nela, não são considerados os gastos internos, como os salários dos colaboradores. Só é contabilizado o investimento feito na campanha publicitária. Seu cálculo é bem simples:
ROAS (%) = (Receita / Investimento) x 100
Dessa forma, calcular e comparar o ROAS de diferentes canais, como Google, Facebook e outros, é muito interessante.
Como aumentar o ROAS
- invista no Inbound Marketing;
- sempre monitore o desempenho das campanhas;
- crie uma boa segmentação dos leads;
- invista na estratégia de retargeting.
Como vimos neste artigo, os KPIs para e-commerce são fundamentais para garantir a saúde financeira do negócio e um bom aproveitamento das oportunidades. Isso porque os indicadores servem para acompanhar o emprego dos recursos e os resultados obtidos, no intuito de otimizá-los e buscar uma maior lucratividade.
Portanto, crie um cronograma de avaliação dessas métricas e aplique-o ao seu negócio. Os resultados podem ser incríveis!
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