Saiba quais KPIs mostram o desempenho do seu e-commerce

22 de janeiro de 2018
PUBLICADO EM blog
22 de janeiro de 2018 Marcelo Rama

Você sabe qual é a importância dos KPIs para e-commerce? Esses indicadores estão relacionados ao desempenho de um negócio e devem ser usados constantemente! Uma empresa de sucesso avalia suas ações e está sempre em busca de otimização.

Por isso, no post de hoje, trataremos sobre as principais métricas que devem ser controladas. Continue a leitura e confira!

Por que os KPIs para e-commerce são importantes?

O comércio online permite que os empreendedores diversifiquem seus negócios e busquem por diferentes maneiras de atrair os consumidores e aumentar as vendas.

O marketing digital tem ótimas opções, como e-mail marketing, presença nas redes sociais, atualização e divulgação de um blog com conteúdo relevante, além do investimento em links patrocinados. Porém, cada estratégia deve ser acompanhada, para que se identifique o que realmente está gerando bons resultados.

Então, para essa avaliação, são utilizados os KPIs — Key Performance Indicators. Esses indicadores conseguem mostrar diferentes aspectos do negócio, como a eficiência das ações, os custos envolvidos nas estratégias, os retornos obtidos e o comportamento dos consumidores na loja virtual.

Por isso, é fundamental controlar os KPIs para e-commerce bem de perto. O foco deve ser sempre entender o negócio e traçar um plano estratégico para otimizá-lo.

Quais são os principais indicadores e como melhorá-los?

Agora que você já viu a importância dos indicadores, vamos mostrar quais são os principais e como você deve fazer para controlá-los. Acompanhe!

Número de visitantes

O número de visitantes é o indicador que representa o tráfego em um site. Esse KPI é dividido de duas formas: número de visitas e número de visitantes únicos. O segundo é bem interessante, pois um mesmo consumidor pode entrar na página mais de uma vez.

Com o intuito de aumentar as vendas, é necessário atrair uma boa quantidade de pessoas aos seus domínios, seja o site, as redes sociais, o blog ou outros. Com mais visitantes, maior a chance de gerar vendas.

Se você quer ter sucesso, deve usar os recursos do marketing digital para promover essa visitação. Então, com diferentes estratégias, é preciso acompanhar o tráfego para conhecer a influência gerada.

Ao lançar uma campanha no Facebook, por exemplo, avalie como o número de visitantes se comporta. Depois, se impulsionar um anúncio, faça o mesmo.

Como aumentar o número de visitantes

  • esteja presente nas redes sociais;
  • utilize a técnica de e-mail marketing;
  • impulsione campanhas no Google Adwords;
  • otimize o site para a busca orgânica (SEO);
  • crie um canal de informação dentro do site, com conteúdos relevantes.

Taxa de conversão

A taxa de conversão relaciona o número de visitantes e as vendas — mais precisamente o número de pedidos feitos no seu e-commerce durante o período analisado. Esse KPI mostra a eficiência de suas ações em converter as oportunidades em vendas.

Uma maior taxa de conversão mostra que o negócio está sendo eficiente. Então, para calcular a métrica, devemos acompanhar a seguinte fórmula:

Taxa de conversão (%) = (Número de pedidos / Tráfego no site) x 100

Você pode usar esse KPI para comparar diferentes canais de venda, vendedores ou estratégias.

Como aumentar a taxa de conversão

  • invista na qualificação dos leads, usando o marketing de conteúdo;
  • crie personas para o negócio;
  • trace a jornada de compra e crie ações para cada estágio;
  • trabalhe a usabilidade do site.

Ticket médio

O ticket médio, um dos principais KPIs para e-commerce, está relacionado ao comportamento do consumidor dentro da loja virtual. Para entender esse indicador, precisamos conhecer o valor total faturado pela empresa e a quantidade de pedidos, sempre determinando um período de análise.

O cálculo para encontrar o ticket médio é bem simples: basta dividir o faturamento pela quantidade de pedidos. É importante monitorar essa métrica porque quanto maior for o ticket médio, maior será o gasto dos clientes dentro da loja e, por consequência, o faturamento.

Como aumentar o ticket médio

  • ofereça descontos progressivos;
  • crie programas de fidelidade;
  • forme combos de produtos.

Taxa de abandono de carrinho

Provavelmente, você já visitou uma loja virtual, analisou alguns produtos, escolheu o que mais chamou sua atenção, adicionou-o ao carrinho de compra e, simplesmente, saiu da página. Isso é muito comum: a taxa de abandono de carrinho no e-commerce é bem alta.

Uma pesquisa feita entre e-commerces americanos mostrou que a taxa média de abandono é de 69,23%. Porém, é importante que esse valor seja sempre trabalhado e reduzido. Para encontrá-lo, você precisa seguir a fórmula:

Taxa de abandono = 1 – (Número de pedidos fechados) / (Número de carrinhos iniciados)

Como reduzir a taxa de abandono de carrinho

  • crie um processo de checkout fácil e intuitivo;
  • ofereça o login social;
  • reduza as informações solicitadas nos formulários;
  • indique, dentro do carrinho, todos os custos envolvidos na compra;
  • ofereça diferentes formas de pagamento;
  • invista em certificados de segurança para o site.

ROI

O ROI (Return On Investment) representa o Retorno Sobre o Investimento. Se você cria um anúncio no Google Adwords, por exemplo, espera que essa ação traga clientes para a loja e que as vendas aumentem. Então, para saber se o investimento realmente está gerando lucros, aplica-se o ROI.

Para encontrar essa relação de retorno com aquilo investido, você precisa levantar todo o valor aplicado e o que foi gerado a partir dessa ação. Então, usa-se a seguinte fórmula:

ROI (%) = [(Retorno do investimento – Total de investimento da ação) / Total de investimento da ação] x 100

Como esse indicador é um dos KPIs para e-commerce que mostra a eficiência das estratégias, é interessante comparar seu valor para diferentes ações.

Como aumentar o ROI

  • invista no relacionamento com os clientes, facilitando a fidelização;
  • analise o comportamento das estratégias, para encontrar as melhores práticas;
  • segmente o público e crie ações direcionadas.

ROAS

O ROAS (Return on Advertising Spend) representa o Retorno Sobre o Investimento Publicitário. A diferença dessa métrica para o ROI é que, nela, não são considerados os gastos internos, como os salários dos colaboradores. Só é contabilizado o investimento feito na campanha publicitária. Seu cálculo é bem simples:

ROAS (%) = (Receita / Investimento) x 100

Dessa forma, calcular e comparar o ROAS de diferentes canais, como Google, Facebook e outros, é muito interessante.

Como aumentar o ROAS

  • invista no Inbound Marketing;
  • sempre monitore o desempenho das campanhas;
  • crie uma boa segmentação dos leads;
  • invista na estratégia de retargeting.

​Como vimos neste artigo, os KPIs para e-commerce são fundamentais para garantir a saúde financeira do negócio e um bom aproveitamento das oportunidades. Isso porque os indicadores servem para acompanhar o emprego dos recursos e os resultados obtidos, no intuito de otimizá-los e buscar uma maior lucratividade.

Portanto, crie um cronograma de avaliação dessas métricas e aplique-o ao seu negócio. Os resultados podem ser incríveis!

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