Muitas empresas ainda enxergam as ações de marketing como uma “despesa”, ou “custo” que serve apenas para simplesmente agradar os clientes ou promoverem a marca, sem ligação com um retorno direto. Investir em marketing digital é uma decisão que faz parte da vida de todo empreendedor, mas muitos ainda têm dúvidas sobre as reais vantagens de se fazer isso.
Sem dúvidas, investir em marketing é fundamental para quem pretende crescer em seus negócios, ampliar a visibilidade de uma marca e alavancar vendas. Mas um questionamento comum que a maioria das empresas possui é: Quanto e como devo investir em marketing?
Veja alguns motivos que vão te convencer de que o ambiente virtual é onde o seu negócio precisa estar:
Os investimentos em marketing digital são bem menores e permitem que sua empresa alcance seu público-alvo de forma mais assertiva e sem perder o foco com quem não é seu público, independentemente do tamanho de sua empresa. Porém as estratégias de marketing digital necessitam de mais tempo, principalmente pois a capacidade de mensuração de resultados em tempo real, as conversões de campanhas online em vendas se tornam mais assertivas e baratas. Com isso, você não precisará gastar milhões por alguns segundos de propaganda ou por uma página no jornal. Com pequenas ações como uma campanha de e-mail marketing, ou mesmo a criação de um site com foco em conversão, bem construído e otimizado para os buscadores, como o Google, você certamente terá resultados satisfatórios.A partir do momento que a empresa investe em marketing digital, é possível coletar dados interessantes do seu público. Mais do que isso, é possível alcançar as pessoas certas no momento mais apropriado, o que aumenta as chances de cada esforço resultar em um desfecho positivo. Qualificando esses dados, pode-se conduzir a conversão destes leads em consumidores ativos. As mídias sociais são um exemplo de recurso que possibilita que as empresas se tornem mais conhecidas entre os clientes já consolidados. A empresa pode identificar quais são as necessidades e reclamações e tentar, da forma mais clara e expressiva, sanar e atender aos seus interesses, investindo esforços em ações direcionadas.
Você é capaz de identificar quais ações geram mais resultados e, consequentemente, mais vendas para seu negócio. Além disso, você será capaz de corrigir ações que não estejam gerando o retorno desejado. Tudo isso em tempo real, sem ter de esperar o pior acontecer e se encontrar em uma situação irreversível para realizar as mudanças necessárias. Esta é uma ferramenta de gestão para seus negócios, através do qual é muito mais fácil calcular o retorno sobre o investimento, ou o ROI. Essa é a métrica que realmente importa: quanto de receita eu consegui em cada Real investido? Em tempos de crise, é muito importante saber onde e quando empregar recursos financeiros, para se obter resultados palpáveis e não desperdiçar dinheiro em ações que não trazem retorno efetivo.
Como muitas empresas optam por cortar os investimentos em marketing durante períodos de crise, os empreendedores que vão no sentido contrário dessa tendência enfrentam uma menor concorrência para se estabelecer no mercado. Quando estão navegando, as pessoas passam muito tempo se relacionando e consumindo informação. Esse é um dos motivos da internet ser um ótimo canal de exposição. Quanto maior a exposição e o engajamento, maiores serão as chances do seu negócio alavancar.
Se tantas pessoas já estão usando a internet, muitas delas com o objetivo principal de comprar, pode ter certeza de que seus concorrentes já estão investindo nesse meio ou considerando seriamente fazer isso. É importante verificar todos os investimentos em links patrocinados, banners em sites especializados e demais ações digitais destes concorrentes. Monitorar o ranking das palavras-chave mais importantes do seu nicho é uma dica importante. Outra dica neste caso é fidelizar o seu cliente. Crie um canal de contato direto do público com sua marca. Para isso, esteja presente nas redes sociais, interaja, responda às questões levantadas, publique conteúdos de qualidade e ofereça valor ao seu público. A falta de divulgação faz com que a sua marca seja esquecida pelo cliente. Consequentemente, abre espaço para a concorrência e faz com que o seu consumidor perca o interesse pelo seu produto. Esse cuidado demonstrado cria e reforça os laços entre a sua marca e a audiência.
Como vimos, não faltam razões válidas para investir em marketing digital, não é mesmo? Investir em marketing digital é fundamental para empresas que têm como metas aumentar as vendas, ampliar o relacionamento e fidelizar os clientes, expandir o alcance da marca, melhorar o ROI, se destacar frente aos concorrentes, entre outras situações que exijam aprimorar a atuação junto ao público. Além disso, você amplia as oportunidades de crescimento da empresa, segmenta o negócio de forma clara e assertiva aos interesses dos clientes.
Pronto para investir em marketing digital na sua empresa? Compartilhe nos nossos comentários as suas ideias para esse projeto!