Sabemos que criar uma estratégia efetiva de marketing digital exige tempo e muito empenho. Por esse motivo, contratar uma agência online é a melhor solução para pequenas e médias empresas potencializarem os seus resultados.
No entanto, nem sempre os empresários compreendem o que devem esperar ao estabelecer esse tipo de parceria. E isso compromete totalmente a análise de desempenho das ações online. Afinal de contas, se o empreendedor não sabe o que cobrar de um fornecedor, tampouco conseguirá avaliar se deve trocar de agência de marketing digital.
Por isso, compartilhamos a seguir os principais elementos que uma empresa deve esperar ao contratar uma agência digital.
Talentos multidisciplinares
Reunir especialistas de diversas áreas do marketing digital em uma equipe não é uma tarefa simples. Dessa forma, ao contratar uma agência a empresa terá acesso a profissionais estratégicos que dominam as mais variadas áreas do universo online.
Consequentemente, esses especialistas terão condições de criar estratégias mais completas para aumentar a visibilidade de marca e gerar negócios na internet.
Expertise no mercado
O fato de a agência já ter atendido empresas de diferentes segmentos atribui a esses profissionais ainda mais experiência no mercado. Assim, eles já sabem o que funciona e o que não é recomendado para cada tipo de negócio.
Isso é muito valioso principalmente se tratando do ambiente digital, que requer experimentação contínua para alcançar resultados extraordinários.
Foco em resultados
Uma agência com foco em ações digitais com certeza aplica estratégias de inbound marketing como forma de maximizar os resultados. Sendo assim, é muito provável que a empresa contratante se depare com uma recorrência maior nas vendas ao longo da contratação.
A geração de leads associada à produção de conteúdo qualificado é capaz de captar ainda mais oportunidades de negócio para a empresa. A ideia é criar uma máquina de vendas que, aos poucos, se torne automática.
Resumindo: esperar resultados satisfatórios é imprescindível quando se trata de uma agência especializada em marketing digital.
Serviços personalizados
Apesar de trabalharem com um método específico os especialistas no ambiente online sempre se adequam à realidade de cada segmento. Com isso, os serviços são personalizados considerando sempre as peculiaridades da área em que o negócio atua.
Dentre os serviços oferecidos em uma agência digital podemos destacar a criação de sites responsivos, a gestão de redes sociais, e-mail marketing, campanhas em links patrocinados, entre outros.
Ferramentas apropriadas
O marketing digital precisa de vários recursos para acontecer e isso é o que não falta em uma agência. Ou seja, os profissionais têm acesso às ferramentas mais utilizadas no mercado.
Isso faz toda diferença especialmente na otimização de processos. A automatização de algumas tarefas necessárias para um marketing digital eficiente facilita bastante o dia a dia dos profissionais.
Orçamento melhor distribuído
Com certeza ao contratar uma agência a verba destinada ao marketing digital terá um melhor aproveitamento. Isso acontece porque as ações são embasadas por uma estratégia focada em resultados.
Sem falar que com a possibilidade de medir os resultados não existe desperdício de verba com campanhas que não trazem um retorno satisfatório.
Mensuração de resultados frequente
Uma das principais vantagens de investir em marketing digital é a possibilidade de medir os resultados em tempo real. Desse modo, é possível alterar as ações online a qualquer momento e otimizar o retorno sobre o investimento.
Com o apoio de uma agência a mensuração de resultados é constante, pois nela terão profissionais totalmente capacitados e dedicados a medir o desempenho das estratégias frequentemente.
Além do mais, nem tudo que pode ser medido deve ser mensurado. Assim, os especialistas saberão identificar quais as métricas e KPIs mais relevantes para o negócio.
Agora que você já descobriu o que esperar ao contratar uma agência, abaixo mostraremos o que levar em conta na hora de trocar de agência de marketing digital.
Ausência de resultados
Sem dúvida, para constatar se uma parceria trouxe ou não resultados positivos para a empresa é preciso saber quais eram os objetivos esperados. Ou seja, desde o início da contratação é preciso compartilhar com a agência os resultados almejados pelo negócio.
Vamos imaginar que o propósito da empresa com a contratação de uma agência seja aumentar a visibilidade online, por exemplo. Ao longo do processo é preciso avaliar se as ações propostas pelos especialistas vão de encontro à expectativa da empresa.
Se depois de alguns meses de trabalho os resultados esperados no princípio não forem alcançados, provavelmente esse é o momento ideal para buscar outro fornecedor.
Falta de comunicação
Infelizmente algumas agências trabalham com uma demanda maior do que podem suportar. Sendo assim, o grande volume de clientes impede que os profissionais prestem um atendimento personalizado e atencioso como deve ser.
Em muitos casos, as empresas ficam muito tempo esperando uma posição sobre o andamento das estratégias digitais e isso é muito negativo. A comunicação entre os especialistas e o cliente precisa ser fluida e muito dinâmica.
Caso contrário, o ruído nesse diálogo pode prejudicar bastante o desempenho das ações digitais.
Estratégias ultrapassadas
É sempre muito importante ficar por dentro do que acontece no mercado mesmo que a empresa terceirize o marketing digital. Dessa forma, é possível perceber se a agência está utilizando estratégias obsoletas que não trazem mais resultados.
Um exemplo disso é o alto investimento no desenvolvimento de um site que não seja responsivo. Nos dias de hoje, cada vez mais consumidores utilizam vários dispositivos para interagir com uma marca.
Consequentemente, não se pode mais pensar em presença digital sem considerar o layout responsivo, que se adapta a qualquer tipo de tela sem prejudicar a experiência do usuário.
Neste post mostramos os principais aspectos que uma empresa deve esperar de uma agência digital e quais são os sinais de alerta quando essa parceria já não funciona mais.
O fato é que a agência ideal é aquela que trabalha em conjunto com a empresa, entendendo as suas necessidades e a sua persona — e, sobretudo, compreendendo os objetivos do negócio para criar estratégias eficientes para alcançá-los no menor tempo possível.
Agora que você já sabe qual o momento de trocar de agência de marketing digital, que tal começar uma nova parceria? Entre em contato com a DDWB e entenda como uma agência focada no ambiente online pode ajudar a alavancar os seus resultados!