Sua empresa precisa de um site? Saiba por que escolher o WordPress

6 de novembro de 2017
PUBLICADO EM blog
6 de novembro de 2017 Marcelo Rama

Desenvolver site para empresa é uma ação que resulta em diversos benefícios. Um deles é ganhar mais visibilidade por meio de uma presença digital poderosa. Não é à toa que as marcas mais bem-sucedidas conseguem fidelizar clientes, conquistar novas audiências e aumentar as conversões.

É claro que, antes de construir um site, é preciso buscar a ferramenta mais apropriada para conseguir alcançar os melhores resultados. Afinal, você não vai querer perder tempo e, muito menos, dinheiro.

De acordo com uma estatística divulgada pela CodeGuard, 82% dos sites de conteúdo são feitos com a plataforma WordPress. As organizações mais famosas, como o jornal The New York Times, a revista Forbes e a Nasa, usam esse sistema para gerenciar conteúdo.

Ou seja, isso já diz muita coisa sobre esse programa que se transformou no queridinho dos usuários, desde o amador, que monta seu próprio site sozinho, com ajuda de tutoriais, ao profissional webdesigner mais gabaritado.

Para entender tamanha popularidade, hoje você vai saber por que a sua empresa também precisa ter um site, as vantagens de trabalhar com o WordPress e a importância de ter uma agência especializada como parceira. Boa leitura!

Sua empresa precisa de um site!

Você conhece alguma marca de sucesso que não tenha um site próprio? Hoje, a empresa pode ser fora de série, ter o melhor atendimento do mundo e oferecer um produto de excelência. Entretanto, de que adiantaria tudo isso se as pessoas não a encontrassem na internet?

A verdade é que todos nós recorremos ao Google sempre que desejamos saber mais sobre um assunto ou pesquisar diretamente por um determinado produto. Sendo assim, ter um site é o jeito mais fácil e prático de ser achado pelo consumidor. Afinal, são apenas alguns cliques e pronto.

A partir daí, é possível coletar informações a respeito dele, desenvolver diversos tipos de campanhas e gerar mais leads para o departamento comercial. Anúncios segmentados e e-mail marketing são exemplos clássicos disso.

O site pode ser institucional ou blog. O primeiro é como se fosse um cartão de visitas da organização. É ele quem divulga as informações mais relevantes, como:

  • contato;
  • localização;
  • produtos;
  • serviços;
  • missão;
  • visão;
  • valores;
  • entre outras.

O blog é mais dinâmico, o que quer dizer que as atualizações são feitas com frequência por meio de artigos com temas de interesse do público-alvo. Essa estratégia é conhecida como marketing de conteúdo, e seu principal objetivo é atrair audiência com informações relevantes.

Dessa forma, é possível melhorar o relacionamento com o cliente e captar novos compradores. O WordPress tem tudo a ver com esse jeito de fazer marketing, pois ele é o gerenciador de conteúdo mais usado no mundo todo.

WordPress.com x WordPress.org

O serviço do WordPress é dividido em dois formatos: WordpPress.com e WordPress.org. Apesar de os nomes serem bastante parecidos, existem algumas diferenças.

WordPress.com

O primeiro é uma espécie de provedor que hospeda o site de forma gratuita, sem precisar instalar absolutamente nada. No entanto, essa versão tem algumas limitações. Por exemplo, o endereço vem acompanhado de “wordpress.com”.

Isso quer dizer que a URL da sua página ficaria assim: www.nomedaempresa.wordpress.com, quando o ideal seria algo mais amigável, tipo: www.nomedaempresa.com.br.

Para ter um domínio personalizado, é preciso pagar uma taxa anual. Essa ação é feita dentro da própria ferramenta, e é preciso usar um cartão de crédito internacional para efetuar o pagamento. Por outro lado, não é possível instalar o tema que quiser, apenas os que estão disponíveis para WordPress.com.

O mesmo acontece com os plugins: não dá para usar qualquer um. As formas de fazer publicidade também são restritas, e essa versão gratuita não permite a instalação do Google Analytics. Muitos usuários consideram um bom negócio não ter que pagar pela hospedagem, mas cada um busca suprir as suas necessidades.

WordPress.org

O WordPress.org é um sistema de CMS (Content Management System) utilizado para a criação de sites e blogs. É gratuito e de código aberto, isto é, permite personalizar as páginas e adicionar novas funcionalidades.

Ao desenvolver um site com CMS, as atenções podem ser voltadas para a criação do conteúdo, em vez de perder tempo com detalhes técnicos. Isso ocorre porque ele é equipado com recursos de usabilidade, administração e visualização.

Para começar a desenvolver, é preciso fazer o download dos arquivos no site oficial e instalá-los no servidor de hospedagem que está relacionado ao domínio. Em seguida, você pode testar templates, cores, fontes, além de instalar o que for preciso para deixar o site do seu jeito. Como o WordPress.org é mais profissional, nós vamos tratar dele a partir de agora.

Fácil e versátil

O WordPress tem um painel de controle muito fácil de usar. Nas seções da barra lateral esquerda, você vai encontrar o botão para adicionar novo post, ter acesso a informações como estatísticas de acesso, comentários etc.

É uma ferramenta altamente versátil. Nela, também dá para escolher outros temas do layout e instalar uma vasta quantidade de plugins. Os plugins são extremamente importantes para potencializar a eficiência de um site e atuam como aplicativos com funções específicas.

Existem centenas deles: um que determina se o comentário é spam ou não, outro para otimizar o formulário de contato e por aí vai. Quer mostrar a sua página no Facebook, os últimos posts do Instagram ou os tweets mais recentes?

Praticamente, para qualquer aplicação que você imaginar existe um plugin apropriado. Essa escolha vai depender das necessidades do seu site e dos objetivos pretendidos. É importante manter o foco nessas duas perspectivas para fazer a escolha mais acertada.

Antes de instalar um, considere se o programa é relevante, se vai comprometer ou não a velocidade do carregamento das páginas e ainda se é compatível com o tema escolhido. Caso ele não seja útil, lembre-se de desinstalá-lo, para que ele não fique rodando com outros plugins semelhantes, pois isso pode causar conflitos.

SEO

Nada como uma boa estratégia de SEO para fazer o seu site ser indexado pelos mecanismos de busca, certo? Por isso, se a plataforma facilitar a aplicação dessa técnica, é uma ajuda superbem-vinda.

O WordPress é projetado especialmente para isso, pois oferece recursos para fazer a formatação correta do texto. O editor tem as tags <h1>, <h2> e todas as outras necessárias para a escaneabilidade do artigo.

Além do mais, ele tem plugins para turbinar a otimização das palavras-chave do seu site, como é o caso do Yoast SEO. Esse aplicativo ajuda a escolher a palavra-chave mais relevante enquanto você produz e edita o conteúdo.

Um sistema avalia a qualidade do SEO levando em conta a combinação de palavras escolhidas, se o material é satisfatório, se subtítulos e metas tag estão ok, entre outros detalhes importantes para que o Google mostre a sua empresa nas pesquisas.

Dessa forma, você tem uma visão abrangente e direcionada de como está a qualidade das suas publicações. Isso representa a garantia de que a sua estratégia está no caminho certo e vai render bons frutos no futuro.

Customização

A sua marca tem um estilo, um padrão de cores e um logotipo. Então, seria muito inconveniente usar qualquer template para o site, pois ele não identificaria o seu negócio. Para deixar as páginas com a personalidade da sua empresa, é preciso saber customizar o tema do WordPress.

Existem opções gratuitas e pagas, mas com bom custo/benefício. O mais interessante é que nenhum site fica igual ao outro, mesmo que ambos usem o mesmo layout. Isso acontece porque as possibilidades de customizar são muitas: cores, fontes, imagens.

Inclusive, a adição da opção Custom CSS permite adicionar códigos alterados ao arquivo style.cs para mudar os ajustes de navegação, a forma que imagens aparecem e muito mais.

Conteúdo

Para que um site seja bem-sucedido, ele precisa oferecer conteúdo, não é mesmo? Esse é mais um bom motivo para investir no WordPress, pois ele é o próprio sistema que gerencia os arquivos de maneira prática e intuitiva.

Com ele, você tem total liberdade para desenvolver, incluir, editar ou excluir um post sempre que for necessário. É possível configurar um texto como público ou restrito, por exemplo. Além disso, ele permite criar páginas internas com a formatação personalizada.

Outra vantagem são os posts programados. Ou seja, dá para agendar a publicação dos artigos em datas e horários predeterminados. Quer postar nos fins de semana ou quando estiver em viagem de férias? Sem problemas. Basta se organizar e deixar o conteúdo automatizado. Viu como o WordPress é uma caixinha de surpresas?

Atualizações

A atualização da versão do WordPress é de extrema importância para proteger o site, já que isso garante o uso de um software mais recente, correção de possíveis bugs, aumento da segurança e, claro, novos recursos.

A mesma regra vale para temas, plugins, sistemas operacionais e outros programas. A partir da versão 3.7, lançada em 2013, um recurso de atualização automática foi implementado para versões de manutenção e correções de segurança.

Agora, os novos modelos são instalados automaticamente, de forma silenciosa. Essa ação ajuda a diminuir a quantidade de usuários com programas antigos e demonstra os esforços da plataforma em adotar práticas importantes de segurança e auxílio aos usuários.

Sistema de comentários

O sistema de comentários vem instalado com a plataforma. É possível configurar opções de visualização, ordem de prioridades, imagem do avatar, entre outros detalhes. Se for necessário, você também pode instalar um plugin para usar outros formatos de comentários, para enriquecer ainda mais o seu site.

E-commerce

Dá para criar uma megaloja virtual com o WordPress. Com ele, é possível cadastrar, exibir e gerenciar produtos. No entanto, é preciso saber quais plugins e acessórios instalar para incorporar novas funções ao sistema.

Os mais conhecidos são o WooCommerce e o WP E-commerce. Ambos são gratuitos, mas exigem conhecimento técnico para gerenciar. Também é interessante integrar uma solução de pagamento para que os clientes finalizem as compras de forma simples e rápida.

Integração com meios de pagamento

O mercado on-line está em constante ascensão, e, com isso, a busca pela atenção do cliente também aumentou. Personalizar as formas de pagamento é um modo de facilitar o processo de compra do consumidor e evitar que ele abandone o carrinho de compras depois de ter navegado por diversas páginas.

Nesse sentido, o WordPress consegue integrar vários gateways de pagamento disponíveis, como boleto, cartão de crédito e débito, PayPal, PagSeguro etc.

Gerenciamento de mídia

No painel de controle, você tem total acesso a imagens, sons, vídeos e qualquer mídia que deseje publicar no seu site. Desse jeito, fica fácil incluir novos arquivos para tornar o conteúdo mais atraente. Para isso, basta fazer o upload e tudo fica disponível no banco de mídia.

Segurança

O WordPress é desenvolvido para oferecer segurança, e as atualizações contribuem para reforçar isso. É claro que, ainda assim, é bom ter certos cuidados, como adotar uma senha segura, não divulgar a versão utilizada e fazer backup do banco de dados. É melhor se prevenir para se resguardar de um ataque hacker.

Open Source

Por ser gratuito, o programa não exige custos de licença ou propriedade. Sendo assim, ele não está preso a desenvolvedores ou outras empresas proprietárias. Os direitos são aplicáveis para todos aqueles que o utilizam. Simples assim.

Design responsivo

Qualquer site desenvolvido com WordPress já recebe design responsivo, ou seja, está pronto para todos os tipos de dispositivos mobile ou desktop. Além de aumentar a usabilidade para os usuários, essa alternativa é uma recomendação do Google e um dos pontos que favorecem o bom posicionamento do site.

Acessibilidade

Desenvolvedores do mundo todo contribuíram para a evolução da plataforma do WordPress. Nesse sentido, uma das vantagens é ter um CMS flexível, que pode perfeitamente ser adaptado para atender portadores de necessidades especiais e leitores de tela.

Integração

O mesmo software permite que site e blog trabalhem em conjunto. Isso resulta em mais visibilidade para a marca, uma vez que ambos são agregados para potencializar a estratégia digital da empresa. Ele permite também integrar botões de compartilhamento em Facebook, WhatsApp, Google+, Twitter, Pinterest e outros.

Gestão de usuários

É possível ter diversos usuários administrativos no mesmo site. Cada um tem a própria função dentro da gestão de conteúdo. É uma vantagem que facilita a organização das demandas e o desenvolvimento de projetos, independentemente do tamanho ou da complexidade deles.

Mobile

Nem só de computador vive o WordPress. Ele também permite controlar tudo por meio de aplicativos para iOS e Android. Inclusive, você pode verificar o painel administrativo do próprio smartphone e editar o que quiser dessa forma, de qualquer lugar do mundo.

Por que contratar uma agência

É possível criar um site por conta própria com o WordPress, mas isso requer algum conhecimento técnico e muito tempo livre. Se a sua rotina é agitada e você mal dá conta de realizar todas as tarefas do setor de marketing, imagine se o desenvolvimento de um site fosse responsabilidade sua?

Você teria que gastar horas lendo tutoriais para fazer o passo a passo completo. Nem mesmo um super-herói daria conta de tantas demandas, concorda? É por essas e outras que terceirizar esse tipo de serviço se tornou uma tendência que deu certo.

Confira 10 outros motivos que justificam a contratação de uma empresa:

1. Contar com a experiência profissional

Uma agência especializada já tem a expertise para o desenvolvimento de sites. Isso significa que não é preciso se preocupar com problemas durante a criação, pois, quando for necessário mexer em códigos, alterar layout e outras coisas, os profissionais mais capacitados farão isso por você.

2. Receber orientações específicas

É muito bom ter uma equipe competente à sua inteira disposição. Quando isso acontece, você recebe orientações específicas sobre o andamento das campanhas e as ferramentas mais adequadas para gerenciar as informações e tem resultados mais satisfatórios.

3. Ter uma visão de futuro

Uma agência trabalha com as principais tecnologias e está constantemente acompanhando tendências. Sendo assim, você vai ter uma equipe que mantém os olhos atentos no futuro. Na hora de projetar o seu site, ela vai priorizar os critérios da inovação e preparar a sua empresa para o que vem pela frente.

4. Dispor de diferentes recursos

De acordo com os seus objetivos de negócio, a aplicação de outros recursos é necessária, como estratégia de mídias sociais, otimização de site, entre outros. O conhecimento de uma agência garante o suporte para outras atividades além do desenvolvimento do site, que também é importante, mas não suficiente.

5. Ganhar escalabilidade

Quando você alimenta um blog no seu site porque entende que o conteúdo é fundamental para engajar o público-alvo e melhora a sua interação nas redes sociais, em alguns meses a sua empresa vai atingir escalas bem maiores. Isso acontece porque a parceria com uma agência faz com que a estratégia seja consistente e sustentável.

6. Gastar menos ao contratar uma agência de marketing

Se você for comparar custo e benefício, vai perceber que a contratação é um bom negócio. Afinal, uma estratégia digital completa inclui, além do site, serviços como e-mail marketing, criação e otimização de landing pages para captação de leads, entre outros.

Isso tudo gera custos consideráveis e uma equipe realmente eficiente e treinada. Com uma agência, você não precisa investir em treinamento de pessoal e tem a possibilidade de negociar pacotes. Assim, o custo das ferramentas é disperso.

7. Ter a garantia de resultados em curto, médio e longo prazo

Terceirizar também é sinônimo de menos preocupações, pois a responsabilidade de atingir objetivos é transferida para outra empresa, que vai planejar as ações de marketing em curto, médio e longo prazo. Enquanto isso, você se concentra no andamento das campanhas.

8. Ganhar vantagem competitiva dentro do mercado

A concorrência está investindo pesado, e esse é mais um motivo para você fazer parceria com uma equipe profissional. Lembre-se de que o nome da sua marca precisa ser fortalecido a ponto de as pessoas pensarem nela no lugar de outros que vendem um produto similar. Por isso, escolha uma empresa que também entenda de branding.

9. Mensurar resultados

Trabalhar uma estratégia de marketing digital exige o acompanhamento dos resultados em tempo hábil de mudar ou abortar uma ação e desenvolver outras. Quantidade de leads gerados, número de visualizações do post por tema e taxas de conversão são apenas algumas métricas extremamente necessárias para você ficar de olho.

10. Mais poder na tomada de decisão

Todas essas vantagens resultam em mais poder na tomada de decisão, uma vez que você passa a ter uma visão mais aberta do que está sendo colocado em prática e do que precisa ser executado, melhorado ou alterado.

Conclusão

O primeiro passo para ser bem-sucedido na construção de um site é a escolha da ferramenta mais adequada. O WordPress se consolidou como o sistema mais especializado, pois oferece todos os recursos para a realização de um projeto.

Milhares de pessoas em todo o mundo e as melhores marcas utilizam essa plataforma. Afinal, ela tem uma infinidade de recursos, é gratuita, de código aberto e pode ser customizada de várias maneiras para deixar as páginas com o estilo do seu negócio.

Além das inúmeras possibilidades de temas para personalizar, os plugins são verdadeiros facilitadores. Com eles, você pode equipar o seu site, construir uma loja virtual, potencializar os recursos do seu blog, enfim, são incontáveis possibilidades.

O WordPress é tão bom, que já vem todo preparado para a aplicação de técnicas de SEO, tem design responsivo e uma interface fácil e intuitiva. Não existe necessidade de pagar taxas extras, porque ele é um software livre.

É claro que, para construir o seu site, você vai precisar de uma ajuda extra. Hoje, nós apresentamos 10 bons motivos para você contratar uma agência especializada:

  1. Contar com a experiência profissional
  2. Receber orientações específicas
  3. Ter uma visão de futuro
  4. Dispor de diferentes recursos
  5. Ganhar escalabilidade
  6. Gastar menos ao contratar uma agência de marketing
  7. Ter a garantia de resultados em curto, médio e longo prazo
  8. Ganhar vantagem competitiva dentro do mercado
  9. Mensurar resultados
  10. Mais poder na tomada de decisão

Como você percebeu, é preciso fazer parceria para cuidar do site para empresa. Agora que você sabe a importância de contratar uma agência de marketing, entre em contato conosco!

Conheça nossos serviços e entenda como podemos ajudá-lo nessa caminhada! Nós somos especializados em criação de sites, lojas virtuais, inbound marketing, redes sociais e muito mais.