6 ações que irão aumentar a chance de upsell no setor de alimentos e bebidas!

13 de abril de 2020
PUBLICADO EM blog
13 de abril de 2020 Marcelo Rama

Independente do mercado no qual você está inserido, é fundamental conhecer as estratégias capazes de aumentar as vendas e melhorar os resultados da empresa.

No ramo de bares e restaurantes, isso não seria diferente. Hoje, vemos muitos empresários falarem sobre upsell como forma de melhorar a rentabilidade do seu negócio. Será que essas estratégias também são facilmente aplicadas em estabelecimentos alimentícios?

No artigo de hoje vamos explicar o que é upsell e quais são as ações que podem ser executadas em bares e restaurantes para que os empresários consigam vender cada vez mais e oferecerem aos clientes produtos diferenciados!

O que é upsell?

A estratégia de upsell consiste em oferecer uma experiência mais completa e agradável aos seus consumidores mostrando produtos melhores, mas similares aos que eles pretendem ou já costumam comprar.

Uma ação que tem como objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas ao mesmo tempo que oferece uma experiência ainda melhor aos seus clientes. Uma via de mão dupla porque traz benefícios para o empreendimento partindo do aumento da satisfação de quem consome seus produtos e serviços.

Essa estratégia, que também pode influenciar na fidelização das pessoas, é aplicada nos mais diversos ramos de negócios. No mundo dos bares e restaurantes igualmente é possível ter ações de upsell e aproveitar todos os benefícios que ela proporciona.

Quais ações podem trazer upsell para bares e restaurantes?

Você realiza alguma ação de upsell dentro do seu bar ou restaurante? Tem alguma ideia de possíveis estratégias que ajudarão a aumentar suas vendas e trazer melhores resultados?

Então, muita atenção porque separamos algumas dicas que poderão ajudar!

1. Saber o momento certo para oferecer um novo produto

Um dos pontos mais importantes para um upsell bem feito é saber o momento adequado para oferecer um novo produto no seu bar ou restaurante.

Observe como está o fluxo de clientes, se existem clientes fidelizados, quais são as necessidades e feedbacks dessas pessoas e, a partir daí, identifique a situação mais adequada para oferecer essa novidade para cada um deles.

Alguns restaurantes mantêm uma rotina de oferecer sobremesas e cafés após as refeições. No entanto, não há necessidade de se prender a esses dois exemplos — você pode identificar possibilidades dentro da realidade do seu negócio e explorá-las para aumentar o potencial de vendas.

2. Criar ofertas diferentes e criativas

O upsell pode parecer um pouco difícil em alguns contextos. Por isso, para começar a colocar essa prática dentro do seu bar ou restaurante, é interessante estabelecer algumas estratégias com vantagens para os consumidores, como descontos e pontos exclusivos para serem utilizados na empresa posteriormente.

3. Ter uma equipe capacitada e que entenda de upsell

Uma equipe de vendas e de atendimento capacitada é fundamental para um upsell bem feito em bares e restaurantes. É importante que seus colaboradores saibam o momento mais adequado de sugerir algo novo aos consumidores, além de ter a perspicácia de entender em quais mesas a nova proposta é realmente uma possibilidade.

É possível que nem todos os consumidores estejam prontos para consumir um prato diferente ou um acréscimo no seu restaurante, e sua equipe de atendimento precisa ser capaz de identificar esses gargalos.

Por exemplo, se você quer aumentar a venda de determinados produtos que possuem leite ou outros derivados de animais, é preciso ter tato e evitar que isso seja ofertado como uma oportunidade para mesas onde já foi informada a restrição alimentar para esses itens.

A equipe de atendimento precisará estar atenta aos pedidos e restrições colocadas pelos consumidores para fazer as sugestões certas, no momento mais adequado.

4. Trabalhar o processo de fidelização

Ter clientes fidelizados é o melhor dos mundos quando se trata de abrir as portas para chances de upsell. Imagine um restaurante em que seus fregueses são apaixonados por certos produtos e estão sempre dispostos a conhecer as novidades e experimentar novos pratos.

Nesse contexto, existe muito mais abertura para oferecer diferentes produtos, aumentando a viabilidade de upsell não só nesse momento específico, mas também nos próximos.

Além disso, ainda existe um outro fator positivo a respeito da fidelização de clientes: a oportunidade de ser indicado pelos seus consumidores fiéis para amigos e familiares, aumentando a quantidade de frequentadores de maneira orgânica.

5. Saber coletar feedbacks dos seus consumidores

É preciso conhecer as preferências das pessoas que frequentam seu estabelecimento além de saber como está sendo a experiência delas para conseguir ter insights de produtos que possam ser oferecidos de forma complementar. Somente conhecendo as necessidades e expectativas de cada uma dessas pessoas você poderá transformar qualquer que seja a experiência em algo muito mais agradável.

Se, ao oferecer uma porção de batatas fritas, seus consumidores sempre perguntam se existe a possibilidade de acrescentar queijo, bacon e outros acompanhamentos, por exemplo, pode ser interessante reformular o cardápio, já adaptando tais demandas para satisfazer os pedidos mais comuns e expressivos dos seus clientes mais fiéis.

6. Ficar de olho no que a concorrência está fazendo

Há quem acredite que acompanhar a concorrência é errado mas muito se aprende com os erros e acertos dos outros. Ao observar o que seus concorrentes estão usando como estratégia em seus estabelecimentos certamente será muito interessante para compreender o seu mercado e seu público.

Avalie como estão sendo feitas as ações de upsell nessas empresas, qual o comportamento e opinião do público atendido por elas. Assim como o que está sendo bem sucedido e o que está dando errado, e quais dessas ações são pertinentes dentro do seu negócio.

Como uma agência especializada pode ajudar aumentar seu upsell?

Se você gostou do conceito de upsell e quer aplicá-lo no seu bar ou restaurante, é preciso contar com uma empresa especializada para criar as melhores estratégias, orientar a sua equipe sobre os momentos adequados e as formas de abordagens específicas para os seus clientes.

Para isso, você pode conhecer o trabalho de marcas como a DDWB, que auxiliarão em todo o processo de implementação da estratégia.

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