Com certeza a resposta para essa pergunta é: Sim! O marketing digital, ao contrário de outras ações off-line, como revistas, é totalmente mensurável e possibilita menos desperdício de dinheiro do anunciante.
Normalmente em veículos midiáticos off-line, você terá como mensuração somente o número da tiragem, o que não garante o real impacto do seu anúncio em possíveis clientes, uma vez que o leitor pode ter passado batido na página do seu anúncio ou então nem ter chego na página do mesmo.
O importante nas ações de facebook, Instagram e Google Adwords é definir corretamente o público alvo de suas campanhas como a cidade, sexo, idade, interesses e etc, essa é a principal chave do sucesso.
O investimento em marketing digital realmente vale a pena, e seus frutos podem ser colhidos logo no primeiro mês de campanha, porém é importante saber o que esperar de cada campanha, pois elas possuem objetivos diferentes e proporcionam resultados distintos. Vamos falar abaixo um pouco sobre cada ação e explicar os resultados que devem ser esperados:
1 – Campanha de Facebook para Restaurantes(Facebook Ads)
Essa campanha tem o objetivo de trabalhar o branding, melhorar o posicionamento da marca do seu restaurante, tornando-o conhecido, apresentando seus produtos tanto conceitualmente quanto visualmente para os usuários, instigando-os a conhecê-lo e a degustá-lo. A campanha de branding é fundamental para qualquer empresa independente do seu ramo de atividade, mas para os restaurantes ela tem um enorme potencial dentro de uma campanha de Facebook, porque acaba se tornando um canal de comunicação direto com seus clientes e potenciais clientes.
Você pode realizar postagens semanais em sua “fan page” com os pratos mais pedidos, por exemplo, e conseguir um engajamento incrível com os usuários através de comentários positivos de experiências, likes, marcações de amigos convidando para conhecer o restaurante e experimentar aquele prato mencionado do post e também para divulgar novas opções do cardápio da casa. Em média, cada usuário do facebook tem mais de 200 amigos, ou seja, quando ele realizar algum tipo de ação em seu post ou realizar um check in em seu restaurante vai acabar atingindo também todos os seus amigos, resultando em milhares de pessoas impactadas, e se a experiência for positiva, você pode aumentar o fluxo de pessoas que frequentam seu estabelecimento, pois os amigos dos seus atuais clientes serão impactados, aumentando a divulgação do seu restaurante com muito mais velocidade do que com o famoso “boca a boca”. Mas vale lembrar, toda ação de branding não pode ser momentânea. Campanhas devem ter continuidade por um prazo mínimo de 1 ano para obter resultados maduros e otimizá-las.
Exemplo de Engajamento:
2 – Campanha de Instagram para Restaurantes (Instagram Ads)
As campanhas de Instagram funcionam de maneira muito semelhante ao Facebook, porém uma das maiores vantagens é o fato do alcance orgânico (ou natural) ser maior que no Facebook. Nesta última, se o post não for impulsionado com um determinado investimento, o alcance será extremamente baixo, com repercussão praticamente nula.
Os valores de investimento no Instagram para atingir os resultados com as campanhas pagas também são mais baixos, e o custo por engajamento acaba saindo mais baixo se comparado ao Facebook, na grande maioria dos casos.
A qualificação do público também é um ponto para destacarmos. No Instagram os acessos são provenientes em sua maioria de celulares, o que pode favorecer seu restaurante, tanto na divulgação e propagação da sua empresa, quanto na possibilidade de localizar o endereço, com auxílio de outros aplicativos de GPS.
3 – Campanha de Google Adwords para Restaurantes
As campanhas mais tradicionais de Google Adwords (Rede de Pesquisa) possuem objetivos diferentes das ações acima citadas, pois são ações de resposta direta, ou seja, o marketing é direcionado para quem está procurando o seu serviço. É extremamente eficaz, pois o seu anúncio fica em evidência para clientes que estão buscando pelo seu restaurante e por assuntos relacionados a seu restaurante. Exemplo: “restaurante mexicano”, se o seu cliente estiver próximo ao local e fizer uma busca com alguma palavra-chave de sua campanha, além de aparecer o anúncio do seu restaurante, poderá aparecer uma opção de “Traçar a Rota” e levar o usuário até seu restaurante. Essa configuração em sua campanha tem o objetivo de aumentar as visitas em seu restaurante. Caso esteja configurado em seu anúncio, aparecerá também um botão com a opção de Ligar para o Restaurante, estimulando o cliente a tirar dúvidas ou fazer reservas.
Existe uma modalidade de campanha ainda não muito utilizada pela maioria das empresas e que também é voltada para Branding e Resposta Direta, trata-se do Remarketing. Conseguimos expor anúncios gráficos de seu restaurante por toda rede de sites afiliados do Google. Nesse caso, somente usuários que já acessaram o seu site nos ultimos 30 dias visualizarão esses banners. Esse formato de campanha é uma excelente forma de mostrar os diferenciais do seu restaurante para aquele usuário que acessou seu site e por algum motivo acabou desistindo de obter mais informações ou de ir até a página de localização para uma futura visita. Sendo que também vai aumentar e muito o posicionamento da marca do seu restaurante, fazendo você aparecer em grandes portais de internet como Terra, Uol, IG, Youtube, Globo, entre outros, a Rede de Display do Google possui mais de um milhão de websites, vídeos e aplicativos onde seus anúncios podem ser exibidos novamente para os seus visitantes.
Uma campanha muito pouco explorada ainda no segmento de restaurantes, é a campanha da Rede de Display do Google, com o foco em branding, tem um alcance incrível para fazer o seu restaurante realmente aparecer para o seu público alvo através de anúncios gráficos ou vídeos. É possível realizar uma segmentação muito específica da sua campanha por:
A) Interesses e Remarketing – É possível segmentar um público-alvo que tenha determinados interesses, como “Entusiastas de Culinária” por exemplo.
B) Canais: Direcionar os anúncios para Sites Específicos que você quiser, como por exemplo algum site de gastronomia específico.
C) Tópicos: Basta Definir um Assunto e o Google vai Selecionar automaticamente um conjunto de sites através do Assunto escolhido, como por exemplo “Culinária Francesa”. Ele vai distribuir os seus anúncios em diversos sites que estiverem falando sobre culinária francesa.
D) Palavras Chave: Através de Palavras-chaves, como por exemplo: “taco mexicano” o Google irá colocar o seu anúncio em páginas de diversos sites que tiverem essas palavras chaves no texto. Exemplo: Um site que tenha a receita de um taco mexicano.
Caso o site acima não tenha espaço publicitário do Google, o usuário poderá ver o anúncio em qualquer outro site, porque o Google possui também o histórico de navegação do usuário.
E) Demográfico: Conseguimos definir o Sexo, Idade e se o usuário é já pai, ou solteiro, etc.
Para deixar a campanha ainda mais segmentada, é possível somar às opções de segmentação acima, e configurar para que essa campanha seja paga por (CPM). Nesse formato, você irá pagar somente quando o seu usuário visualizar ao menos metade do seu anúncio, por ao menos 1 segundo; e 2 segundos em caso de anúncios em vídeo.
Nenhum outro meio de divulgação, além do marketing digital, consegue ser tão preciso na realização de segmentações, e ainda conseguir mensurar todos os dados de sua campanha, dessa forma é possível deixar a campanha de marketing digital para o seu restaurante muito mais eficaz e com um investimento muito menor, porque conseguimos antingir somente o público correto.
Por esses motivos a maior parte dos restaurantes hoje estão priorizando cada vez mais anúncios digitais, ao invés das revistas, jornais ou televisão.