Clientes imediatistas e nem sempre com a disponibilidade ou o tempo suficiente para ir até o restaurante — o novo perfil de consumidor e, até mesmo, as novas dinâmicas do trânsito e do tempo de trabalho têm fortalecido o atendimento delivery, que só cresce no mercado. Para os restaurantes, apostar nesse serviço vai além do aumento da receita, ampliando a experiência do público.
Seja por comodidade, seja por busca por refeições rápidas, seja para aproveitar a tendência, certamente, seu restaurante tem clientes que aproveitariam mais o seu cardápio se também pudessem pedir para entrega. Neste artigo, mostraremos os 6 maiores benefícios de apostar nesse serviço, além de explicar como a tecnologia para restaurantes otimiza sua estratégia e seus resultados. Confira!
1. Aumento do faturamento do seu negócio
O raciocínio para isso é bem simples. Vamos imaginar que o seu estabelecimento já tenha uma média de público. Para garantir o crescimento saudável ou mesmo para manter o rendimento do restaurante, você precisa estar sempre atento a novas estratégias, não é mesmo? Panfletagem e campanhas de anúncios bem elaboradas, com a segmentação adequada e com promoções, são algumas opções.
Mesmo assim, se a casa já está cheia, como continuar a ampliação das vendas sem precisar mexer na estrutura inicialmente? Uma das respostas é a entrega no endereço do cliente. Você aumenta as rendas e ainda oferece mais uma opção de experiência para as pessoas degustarem o sabor do restaurante, escolhendo diante de um cardápio elaborado e pensando justamente considerando as características dessa modalidade.
2. Drible dos períodos de sazonalidade
Se, por um lado, aumentar as vendas com a casa cheia pode ser uma questão difícil de resolver, talvez outra de maior importância seja conseguir contornar aqueles períodos nos quais seu público reduz drasticamente: as épocas sazonais. Um restaurante próximo a uma universidade que conta com esse perfil de cliente, por exemplo, terá dificuldades de se manter durante as férias escolares.
O serviço delivery pode ser a estratégia de marketing ideal para vencer esse problema que é comum nas redes de alimentação. Para isso, primeiro, é importante observar seu fluxo de vendas, para, então, entender quando você pode dar uma força a mais na divulgação do seu serviço de entrega, contrabalanceando as épocas em que os rendimentos do estabelecimento não são tão altos.
Tenha atenção, no entanto, pois pode ser que, em vez de isso acontecer em razão de um determinado período do ano, ocorra por causa de outros fatores, como dias chuvosos ou períodos de final de mês, quando o orçamento das pessoas costuma ficar mais apertado.
3. Alcance de novos públicos com o atendimento delivery
Mais uma vantagem de apostar nessa opção para o seu restaurante é fazer novos clientes. Isso porque existem as pessoas que não têm tempo ou que percebem a facilidade em receber a refeição no local em que estão, em vez de precisarem se deslocar até o restaurante. Afinal, o cliente tem vários benefícios, como:
- evitar o deslocamento de ida e de volta até o restaurante;
- não precisar se servir, já que o prato vem pronto e, dependendo do seu restaurante, do jeito que o cliente montar;
- pagar na hora, sem a necessidade de enfrentar filas;
- poder usar o tempo que gastaria para tudo isso em outras atividades.
Além disso, a geração millennials (composta de pessoas que nasceram entre a década de 80 e o ano 2000) é mais ligada a tecnologias e tem uma maior facilidade em fazer suas compras usando um aplicativo.
4. Redução dos custos da operação
A estrutura de um restaurante pode variar muito, e o pessoal para a realização de todo o atendimento também. Em regra, além de manter uma equipe de cozinha, com o restaurante, você precisa de um espaço físico para receber seus clientes, e pessoas responsáveis por:
- manter o ambiente limpo e organizado;
- servir as mesas ou repor a comida disponível no sistema de self-service;
- oferecer outras opções, como bebida e sobremesa;
- entregar a conta e fazer o pagamento ou ficar no caixa para recebê-lo.
Sendo assim, o atendimento delivery diminui os investimentos necessários com a operação e também com o marketing para restaurante, como a produção de cardápios, a fachada e a decoração interna do ambiente.
5. Fidelização dos seus clientes
Tudo bem, estamos falando das vantagens da comida para a entrega, mas, certamente, o restaurante tem o seu lugar especial no coração do consumidor. Em geral, são ambientes agradáveis, nos quais a pessoa pode desfrutar de uma rica experiência, conversar com os amigos ou familiares e conhecer novas opções da casa. A questão é que nem todo dia é possível ir até o estabelecimento.
Então, essa pode ser uma opção de fidelização de cliente para aqueles que já frequentam seu restaurante. Além disso, você também pode trabalhar com promoções especiais para esse público, fidelizando os que fazem pedidos para entrega.
6. Suporte da tecnologia no atendimento delivery
A cereja do bolo no atendimento delivery vem com a transformação digital. Se, antes, seu cliente precisava decorar o número de telefone do seu restaurante, ou encontrá-lo bem na hora da fome, agora, existem muitas ferramentas que impulsionam as vendas nessa modalidade. Confira as principais oportunidades que você pode implementar.
Desenvolvimento de software
Fundamental para divulgar o seu negócio nesse tipo de atendimento, o desenvolvimento de um software próprio para a sua empresa oferece diversas vantagens. Ele pode ter um formato para o site e outro app para smartphones, ser personalizado e contar com recursos próprios, como a coleta de dados sobre os clientes e a possibilidade de criar programas de fidelização.
Superando o Facebook na quantidade de usuários ativos por smartphone, o marketing no WhatsApp é muito importante. Essa é uma rede social muito popular, que conta com alguns recursos, como as listas de transmissão para a divulgação de cardápios e promoções. O app ainda facilita uma conversa personalizada com o cliente, oferecendo um atendimento eficiente e de qualidade.
Google Meu Negócio
Hoje, é possível usar esse recurso mesmo que você não tenha um espaço físico para atender ao seu público, escolhendo uma região de abrangência para a entrega dos seus produtos ou a prestação do serviço. Caso você já tenha um restaurante, é importante cadastrá-lo no Google Meu Negócio e informar a possibilidade das entregas delivery. No caso de trabalhar apenas com entregas, você também consegue colocar a sua marca nesse espaço.
Chatbots
Uma ferramenta que escala o atendimento do chat, oferecendo um relacionamento próximo, com respostas rápidas e excelente custo-benefício, é o chatbot — um robô que dialoga com o seu público por meio do chat. Existem opções gratuitas, como o Messenger do Facebook, mas você também pode criar um para o site do seu restaurante de acordo com a demanda para o serviço de entrega.
E agora, você acha o atendimento delivery uma estratégia interessante para o seu restaurante? Como você percebeu, usando algumas ferramentas digitais, é possível escalar os serviços sem precisar ampliar o investimento proporcional na estrutura. Lembre-se de que essa é mais uma oportunidade de criar uma experiência positiva com a sua audiência, aumentando o público e a taxa de fidelização.
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