Vídeos para redes sociais: saiba como sua empresa pode usar essa estratégia

2 de outubro de 2017
PUBLICADO EM blog
2 de outubro de 2017 Marcelo Rama

Você tem alguma dúvida de que os vídeos para redes sociais são um dos melhores recursos do marketing digital? Pois saiba que 86% dos brasileiros assistem vídeos online. Aqui essa prática já é maior do que em países como Argentina e México.

Parece incrível, mas o Brasil também é o que mais assiste aos anúncios. Outro dado importante: 80% das pessoas se lembra do arquivo que assistiu nos últimos 30 dias. Isso significa que esse formato de conteúdo, além de excelente ferramenta de comunicação, é eficiente e memorável.

É um engano achar que os vídeos são o futuro do marketing, pois a revolução já está acontecendo agora. Tamanha popularidade pode ser explicada por diversas razões, mas principalmente pelo fato de que o usuário escolhe o que deseja ver, na hora em que achar mais conveniente.

Quando a pessoa se identifica com um canal, ela se inscreve para acompanhar outras produções. Por essas e por outras, hoje você vai saber como desenvolver ações e aprimorar a presença digital da sua empresa. Continue a leitura deste post e saiba mais!

Você sabe o que é vídeo marketing?

O vídeo marketing é um dos recursos do marketing de conteúdo que consiste em obter resultados satisfatórios, como o fortalecimento da marca, o aumento das vendas, a fidelização de clientes, entre outros.

Em outras palavras, é uma maneira de fazer marketing por meio de um material audiovisual. Criatividade, dinamismo e persuasão são alguns elementos que não podem faltar na produção de um filme.

Quais são as vantagens do vídeo marketing?

Quando a sua empresa consegue atrair a atenção do público, as chances de converter usuários em clientes aumentam absurdamente. Confira as principais vantagens:

Gera autoridade para a marca

Por meio de uma sequência de conteúdos audiovisuais é possível criar diversos tipos de materiais, dar dicas relevantes sobre determinado tema, prestar esclarecimentos, responder dúvidas de clientes e muitas outras situações.

Tudo isso ajuda a educar o consumidor, que está constantemente em busca de conhecimento. A partir daí você é visto como referência no que faz e as pessoas passam a se lembrar da sua marca quando precisam de algo relacionado.

Aumenta as taxas de engajamento e compartilhamento

Os vídeos são diretos, práticos para visualizar, emocionam e informam. Ninguém precisa se concentrar muito para entender o que está sendo dito — ao contrário do texto. A pessoas não precisam interromper suas atividades para assistir aos vídeos, pois dá para fazer outras coisas ao mesmo tempo.

Uma produção bem elaborada ajuda a aumentar o engajamento dos posts nas redes sociais e estimula a pulverização do material por meio dos compartilhamentos. Isso melhora a visibilidade da marca, fideliza quem já é cliente e atrai mais audiência.

Impulsiona os resultados de SEO

Como você sabe, a aplicação de técnicas para otimização dos mecanismos de busca é uma ação necessária para que a sua empresa seja encontrada no Google. Um conteúdo relevante somado ao uso correto de palavras-chave faz com que o seu negócio apareça nos primeiros resultados.

Os vídeos contribuem diretamente para isso, pois os algoritmos dos buscadores consideram esse formato como uma opção boa, capaz de resolver o problema do usuário. Assim, é uma enorme vantagem investir na produção audiovisual.

Por que usar vídeos nas redes sociais?

As redes sociais são ótimas ferramentas para estreitar o relacionamento com o público-alvo. Hoje praticamente todo mundo tem um perfil nos canais mais populares, a exemplo do Facebook, do Twitter e do Instagram.

Essas pessoas estão conectadas o tempo inteiro: no trabalho, em casa, no shopping, na fila do banco, em qualquer lugar. Isso já seria um bom motivo para você investir em vídeos para redes sociais, mas vamos analisar outras 5 razões. Acompanhe com atenção:

1. O vídeo segue a tendência mobile

O uso de aparelhos móveis como tablets e celulares cresce cada vez mais. Hoje, pensar em uma estratégia de marketing sem considerar todas essas pessoas que estão conectadas é um erro sem precedentes. Afinal de contas, o que elas querem é informação e entretenimento.

Sem falar que os vídeos se adaptam bem a qualquer formato de tela. Ou seja, não exigem nenhum tipo de configuração. Basta dar o play e pronto: a sua marca interage com o usuário e fica sempre disponível para novas visualizações.

2. O vídeo é o formato que os consumidores gostam

Segundo uma pesquisa realizada pela Cisco, a previsão é de que 82% de todo tráfego da internet seja gerado por vídeos em 2020. Isso se explica pelo aumento da quantidade de usuários que estão interagindo nas redes sociais e pela qualidade das produções, que está em constante evolução.

Para você ter uma ideia, o consumo desse tipo de arquivo pode até ultrapassar o da TV tradicional no mesmo ano. A estimativa foi feita pelo próprio diretor do YouTube. De acordo com ele, a popularidade do formato online tende a dobrar futuramente. Percebeu a importância de ter uma estratégia assim?

3. O vídeo é explicativo e didático

Quando é bem produzido, o vídeo facilita o entendimento da mensagem. O resultado é que o aprendizado é mais bem aproveitado, já que o conteúdo pode ser visto e ouvido. Prova disso é que muitos de nós ainda guardam na memória as propagandas mais criativas, transmitidas na televisão quando ainda éramos crianças.

Se você quer ser lembrado pelos seus clientes, aposte nessa ferramenta. O vídeo marketing permite contar histórias envolventes, ensinar dicas úteis, apresentar características, funcionalidades e benefícios dos produtos, assim como informações técnicas.

4. O vídeo permite apresentar testemunhos

Se o depoimento por escrito de um cliente satisfeito estampado no site já ajuda a passar confiança e credibilidade, imagine quando isso é transmitido em vídeo, com a narrativa da própria pessoa? Sem dúvidas, o efeito é multiplicado.

Muitas empresas aproveitam o evento que promovem para realizar um momento assim. No encerramento, os participantes são convidados a fazer comentários sobre a experiência com a marca e, em seguida, o arquivo é editado e publicado.

5. Os usuários adoram compartilhar

Os vídeos podem ser engraçados, inspiradores ou simplesmente toscos. Todas essas características despertam o desejo de compartilhar o arquivo com os amigos nas redes sociais. É claro que essa ação faz com que o filme seja visto por um público muito maior.

Ao mesmo tempo, isso aumenta as chances de engajar seguidores, ganhar mais curtidas e comentários. A tendência é a popularidade da marca crescer cada vez mais, principalmente se houver frequência nas publicações.

Quais são as melhores práticas?

Para desenvolver uma estratégia bem-sucedida é preciso levar diversos fatores em consideração:

Elabore um planejamento

Antes de tudo, é fundamental elaborar um planejamento. Procure responder perguntas, como: “O que eu quero dizer para meu cliente?” e “Que resultados eu gostaria de obter com a entrega desse material?”.

Alinhe os objetivos do seu negócio e defina metas. Só depois se permita criar um roteiro de vídeo interessante. Pense na imagem, no texto, na pessoa que vai narrar. Imagine também outros detalhes, como animação, cores e layout.

Estude o perfil do seu público

Se você quer conquistar as pessoas, o mínimo que pode fazer é se interessar em saber o que elas gostam. Para quem o seu vídeo será direcionado? Ao estudar o perfil de público você tem condições de criar uma mensagem com a qual ele se identifique.

Nada melhor do que produzir o conteúdo certo para as pessoas certas, concorda? Dessa forma é possível ser bem-sucedido nas entregas e desenvolver campanhas mais eficientes.

Tenha muita atenção com a duração dos vídeos

A maioria das pessoas prefere conteúdos mais curtos, que não demandam muito tempo para assistir. Por esse motivo é importante ter isso em mente na hora de produzir o seu filme. Alguns canais até limitam esse prazo: mais um motivo para ter atenção.

Então, seja breve e vá direto ao ponto, sem enrolação. Monitore os indicadores para saber se as pessoas estão acompanhando o vídeo até o final. Assim você tem condições de avaliar se é preciso reduzir o tempo ou não.

Faça com que o conteúdo seja compreensível

Boa parte das redes sociais usa reprodução automática de vídeos na timeline. Com isso, muitos arquivos são visualizados sem som. Portanto, é importante produzir algo que seja compreendido também por quem está assistindo dessa forma.

É claro que nem sempre isso vai ser possível, mas dá para criar letreiros e adequá-los ao layout sempre que for relevante destacar uma informação. Também é interessante fazer animações ou mesmo legendas.

Ensine o seu público a fazer alguma coisa

Você já deve ter percebido que existe uma grande quantidade de vídeos ensinando a fazer alguma atividade. Ainda é crescente a procura por esse tipo de material. Geralmente ele gera muito engajamento e é compartilhado diversas vezes.

Isso ajuda a construir a sua autoridade no mercado, uma vez que você demonstra que é um expert no assunto. O resultado é mais engajamento e o aumento das vendas por meio de recomendações de amigos e familiares.

Cause impacto positivo logo no começo

As redes sociais estão repletas de conteúdos diversos. Para se destacar é preciso se esforçar para causar uma boa impressão desde os primeiros segundos do vídeo. Portanto, mostre que vale a pena assistir o conteúdo até o final.

Sendo assim, aposte em perguntas que estimulem a curiosidade, invista em suspense ou em uma pitada de humor. O importante é ser criativo, mas lembre-se que você precisa agir de acordo com as preferências da sua audiência.

Capriche no texto das descrições

Sabe aquele texto que acompanha a descrição do vídeo? Por conta da reprodução automática sem áudio, muitas pessoas gostam de ler para entender do que o filme se trata e, assim, decidir se vão vê-lo ou não.

Por isso, demore um tempo para elaborar uma redação que conquiste o leitor. Outra vantagem de descrever o arquivo é que, assim, ele pode ser encontrado no Google mais facilmente com a aplicação de técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca).

Chame atenção para os links

Se você usa imagens para divulgar links no Facebook, comece a considerar a possibilidade de postar um vídeo e observe o resultado.

O arquivo vai aparecer junto com a chamada do endereço que você quer mostrar. Como as pessoas demoram mais tempo para ver, elas acabam clicando no link para interagir com outro conteúdo. Faça o teste!

Conte uma história

Pessoas são atraídas por boas histórias. Você pode falar sobre qualquer assunto que tenha uma relação com aquilo que a sua empresa oferece sem necessariamente falar no produto.

Para isso, desperte sentimentos, crie uma situação envolvente e utilize elementos de suspense, ou seja, cause algum tipo de emoção. Solte a criatividade para fazer com que o seu vídeo desperte sentimentos.

Invista no Instagram

Há algum tempo a maioria das empresas tinha uma certa restrição com o Instagram por se tratar de uma rede com conteúdo visual. Acontece que agora a rede desenvolveu uma versão para empresas com diversos recursos que impulsionam as campanhas de marketing.

Além das várias possibilidades dos anúncios segmentados, os vídeos têm uma enorme aceitação. O tempo para a exibição dos arquivos é de 60 segundos. Então, seja objetivo e relevante para conquistar seguidores nesse intervalo de tempo.

Ao descrever o material, não esqueça de usar hastags para ser encontrado com facilidade. Dê preferência para palavras e frases que se identifiquem com a ideia apresentada e sejam fáceis de memorizar.

Publique no Twitter

Os vídeos também estão ganhando mais importância no Twitter. Especialistas recomendam usar esse recurso para responder aos seguidores ou apenas encontrar uma boa desculpa para interagir com eles.

Por exemplo, é possível criar um tweet para incentivá-los a enviar perguntas com uma hastag específica. Reúna as mais interessantes e grave um vídeo como resposta. Você vai ver que os usuários do microblog adoram interagir dessa forma e receber atenção.

Monitore os resultados

O maior benefício do marketing digital é poder acompanhar tudo em tempo real. Por isso, monitore o número de visualizações do seu vídeo e observe de onde o tráfego está vindo para saber o canal que converte mais.

Caso a taxa de views seja baixa, estude a causa do problema. Pode ser o texto do título, a falta de atratividade na descrição ou mesmo a miniatura da imagem. Além disso, verifique também o tempo assistido, a quantidade de comentários e de compartilhamentos.

Quais erros evitar?

Nem tudo são flores quando o assunto é produção de vídeos para redes sociais. Muitas empresas cometem erros que passam pelo planejamento e vão até a edição do material. Afinal, quais são esses deslizes e como evitar que isso aconteça? Confira!

Não elaborar um planejamento

Toda estratégia de marketing, por mais simples que seja, necessita de um planejamento. É fundamental levar em consideração o perfil do público-alvo, suas preferências, as características e o estilo.

Ao mesmo tempo, convém definir os objetivos do negócio e as metas desejadas antes de começar a gravação de um vídeo. Caso contrário, a falta de preparo coloca a verba disponível em risco.

Produzir vídeos muito longos

Esse erro pode ser um verdadeiro tiro no pé, pois é comum o espectador ficar cansado e interromper a execução do vídeo quando o assunto se estende mais do que o necessário. Afinal, ele se sente como se estivesse sendo enrolado.

Com isso, é preciso criar uma mensagem atrativa e curta, capaz de prender a atenção até o final. Lembre-se de que as redes sociais são muito dinâmicas e, no meio de um turbilhão de conteúdo, o seu tem que se destacar.

Deixar a qualidade de lado

Depois que a tecnologia dos smartphones dominou o mercado, qualquer pessoa pode produzir um vídeo e postar na internet. A maioria dos aparelhos tem recursos modernos de filmagem, captação de áudio e configuração da imagem.

Acontece que esses detalhes não são suficientes para oferecer a qualidade merecida nas produções. Imagens desfocadas, roteiro ruim ou cortes repentinos na edição são exemplos que causam um impacto negativo. Por isso, crie uma boa história, invista em equipamentos adequados e conte com a ajuda de um profissional.

Não divulgar o vídeo corretamente

De nada adianta um vídeo ter um roteiro interessante, bem editado e com dicas úteis se ele não for entregue ao usuário. É como dar uma baita festa sem enviar os convites.

Durante o planejamento selecione os canais de divulgação mais utilizados pelo seu público. Crie um calendário de publicações e defina o responsável por essa atividade. Evite delegar essa função para alguém inexperiente. Vídeo marketing é muito mais do que apenas postar conteúdo: é preciso ter conhecimento e habilidade para gerenciar as publicações, analisar números e saber o que fazer com eles.

Desconsiderar o uso de streaming

YouTube, Spotify e Netflix são adeptdos do streaming, uma forma de transmitir som e imagem sem a necessidade de fazer download. Isso explica a popularidade desses canais, afinal, as pessoas adoram praticidade.

Não deixe de investir nesse tipo de inovação que já faz parte da vida do usuário mais antenado. Dessa forma os seus vídeos serão mais acessíveis dentro de uma plataforma multimídia, ganharão mais visibilidade e audiência.

Não fazer orçamento com uma agência

O marketing é uma estratégia muito complexa e, mesmo que o gestor seja supercompetente, dificilmente vai conseguir fazer tudo sozinho. Um dos principais erros que muitos cometem é não procurar a parceria de uma agência especializada.

Afinal, a empresa que produz conteúdo dispõe de diversos profissionais capacitados, prontos para indicar as melhores ferramentas, as práticas mais recomendadas e apontar as tendências para que você se antecipe aos eventos e saia na frente da concorrência.

Como você viu, o Brasil é o país que mais assiste a vídeos online. Isso por si só já seria um ótimo motivo para investir nessa estratégia. As vantagens são muitas, como gerar autoridade para a marca, aumentar as taxas de engajamento e impulsionar os resultados de SEO.

O formato audiovisual é o preferido pela maioria, pois praticamente todo mundo adora assistir filmes que contam uma história interessante. Quando bem elaborados, eles prendem a atenção, oferecem informações importantes e ainda divertem.

O vídeo é explicativo e didático. Essas características facilitam o entendimento da mensagem. Assim o aprendizado é mais aproveitado, uma vez que o conteúdo pode ser visto, ouvido e percebido. Daí é um passo para conquistar novos seguidores!

Além disso, os usuários adoram compartilhar com os amigos aquilo que viram. Afinal, existem conteúdos muito engraçados, outros inspiradores ou simplesmente interessantes. Quanto maior o número de compartilhamentos, mais visualizações, curtidas e comentários.

Para uma estratégia bem-sucedida é fundamental adotar algumas práticas. O planejamento é uma delas. Convém definir objetivos e metas, além de estudar muito bem o perfil do público-alvo para que a mensagem seja totalmente personalizada para ele.

Também é importante investir em qualidade, como imagens, áudio, layout e elaboração de um roteiro cativante, que esteja alinhado com o propósito da sua campanha.

Hoje, o que as pessoas mais buscam é conhecimento. Aproveite esse comportamento e produza um material que ensine o seu público a fazer alguma coisa.

Você aprendeu também com os erros mais apontados por especialistas na produção de vídeos. Contar histórias muito longas não é uma prática recomendada, pois o usuário se cansa fácil. O mais indicado é causar impacto logo nos primeiros segundos e ir direto ao ponto, sem enrolação.

Depois de todas as etapas de planejamento, construção e edição, o momento é propício para a veiculação do material nos principais canais de mídia. Leve em consideração as plataformas mais utilizadas pelo seu cliente. Além do mais, convém criar um calendário de publicações e trabalhar na periodicidade.

A frequência é extremamente importante porque tudo que você publica tem que ter uma continuidade. Caso contrário, a campanha não surte efeito e a sua marca não é lembrada. Lembre-se que é preciso estar sempre em evidência e, para isso, a sua empresa tem que aparecer.

Não há dúvidas de que investir em vídeos para redes sociais é uma excelente estratégia de marketing digital. Dessa forma, é possível perpetuar o relacionamento com o público-alvo e receber uma série de benefícios que resultam em mais vendas. Pense nisso!

Que tal receber outros artigos com dicas úteis para o seu negócio? Assine gratuitamente a nossa newsletter e enviaremos as novidades diretamente para o seu e-mail!