Em 2016, ocorreu algo inédito: o celular ultrapassou o uso do computador para acessar a internet. Sabe o que isso significa? Que você precisa começar a pensar em um site mobile friendly agora mesmo. As suas principais opções nessa empreitada são um site mobile ou um responsivo.
Alguns setores já perceberam que a maior parte dos acessos é de dispositivos móveis, por isso, é fundamental que o seu negócio tenha um site que proporcione a melhor experiência ao usuário.
Esse fator é tão importante que o Google leva em consideração a navegação em dispositivos móveis na hora de rankear os sites. Mas afinal, qual é a diferença entre um site mobile e responsivo? Por que se preocupar em ter um site mobile friendly? Qual deles a sua empresa deve escolher?
Continue lendo o nosso texto para descobrir a melhor opção para o seu negócio.
Por que se preocupar em ter um site mobile friendly?
De acordo com o relatório Digital Commerce e Marketing Outlook 2017 da Citreo, em 2017, os e-commerces deverão priorizar os dispositivos móveis, pois os consumidores comprarão cada vez mais via mobile.
Se a navegação do seu site em smartphones e tablets for complicada, as informações estiverem confusas e for necessário utilizar o zoom, muito provavelmente esse visitante desistirá e procurará alguma empresa que ofereça uma experiência melhor ao usuário.
Você não pode deixar essa oportunidade escapar ou frustrar potenciais compradores que chegam ao seu site via dispositivos móveis. Quando o usuário desiste uma primeira vez, a conversão dificilmente é atingida.
Um site responsivo ou mobile funciona em qualquer dispositivo, ajustando o seu conteúdo à tela. Se você tem um e-commerce, essa boa presença é imprescindível, afinal, o m-commerce, comércio via mobile, é uma realidade para 67% dos brasileiros.
O que é um site mobile?
O site mobile, também conhecido como web app, é feito especificamente para dispositivos móveis, adaptando-se a eles independentemente do tamanho da tela. No entanto, ele não é visualizado corretamente em desktops ou notebooks.
O web app vai reconhecer o dispositivo do visitante e direcioná-lo para o site que se adapta da melhor maneira à tela. Por todas essas características, ele é diferente do seu site original, como se fosse um segundo endereço mesmo. Os arquivos HTML, em geral, ficam em um subdomínio — por exemplo: “m.facebook.com”.
Algumas grandes empresas de e-commerce que utilizam site mobile são Uol, Walmart, Americanas e Submarino. Ter um endereço convencional e um mobile faz com que você precise de 2 layouts e 2 desenvolvimentos diferentes.
Por esse motivo, o seu maior contra é apresentar um custo duplicado, já que o trabalho com programação, design e projeto também são dobrados. Já o maior pró do site mobile é ter uma excelente navegabilidade e um carregamento rápido das informações.
O que é um site responsivo?
Um site responsivo é aquele que se adapta automaticamente ao dispositivo em que é aberto, adequando-se ao tamanho da tela do smartphone ou tablet. Ele procura exibir as informações sempre da melhor forma possível para aquele aparelho.
Por exemplo, se o seu site não for responsivo, quanto menor a tela, maior será o zoom que o usuário precisará utilizar para visualizar o seu conteúdo, o que gera muita frustração ao visitante.
O endereço eletrônico responsivo tem como benefício o custo menor que o mobile, já que exige a manutenção de apenas um site, além de uma logística mais simples.
Site responsivos ou mobile costumam ter layout e funções distintas nos dispositivos móveis, afinal, a navegação é completamente diferente. Ambos promovem uma boa experiência ao usuário. Então qual deles escolher?
Qual deles é o melhor?
Escolher entre uma dessas opções pode ser um dos maiores dilemas que você enfrentará. A sua decisão vai depender muito de quais são os seus objetivos com o seu site e qual é a atual situação dele.
Se você já tem um site pronto, talvez a melhor opção seja o mobile, já que terá liberdade de criar praticamente um endereço novo. Mas se está criando um site do começo, o responsivo pode ser uma ideia melhor, já que é possível fazer testes para avaliar como ele se sairá em cada tela.
O ponto forte do site responsivo é que ele utiliza o mesmo código e as mesmas imagens. E para quem usa plataformas como o WordPress, isso se torna interessante, pois você só precisa criar uma vez o site. Ele costuma ser a melhor opção para quem busca alternativas de baixo custo, mas essa escolha tem que estar alinhada aos seus objetivos.
Cada tecnologia atende a uma necessidade específica e as técnicas não competem, de fato, entre si. Contar com o auxílio de uma empresa especializada na área para te indicar qual é a melhor opção para o seu negócio é uma boa solução também.
Algumas empresas cogitam se deveriam criar um aplicativo, mas, em geral, os seus problemas poderiam ser resolvidos com a criação de um site mobile ou responsivo. Lembre-se de que, para os usuários, não faz sentido ter um app que ele não utilizará com frequência ou, pior ainda, que usará apenas uma vez.
Por que um site convencional não é suficiente?
Alguns clientes acreditam que, por seu site rodar em dispositivos móveis, ele é responsivo, o que é um engano. Qualquer endereço eletrônico pode ser acessado por smartphones e tablets, a diferença é como as informações são exibidas nos aparelhos.
O site convencional, pensado somente para computadores e notebooks, vai manter o formato, mesmo que o seu conteúdo não caiba naquela tela. Isso faz com que o visitante precise dar um zoom para visualizar as informações. Se você usa dispositivos móveis, sabe muito bem quão irritante pode ser tal experiência.
O maior risco de permanecer apenas com um site convencional é o índice de abandono em dispositivos móveis, o que pode fazer o seu negócio perder potenciais leads e compradores! Por isso, é tão importante ter sites mobile e responsivo.
Pronto para transformar a navegação do seu site em mobile friendly? Faça seu orçamento com a DDWB!