14 de dezembro de 2015 Marcelo Rama

O ROI (Return on Investment – Retorno Sobre o Investimento) é a relação entre os lucros, os custos de sua campanha e o produto.

GA = Google Adwords

Exemplo:

Você tem uma loja de suplementos alimentares e o custo médio de mercadoria é de 50%, ou seja, se você vender 10 suplementos no valor de R$ 300,00 através de suas campanhas de GA com um custo de investimento de R$ 300,00, seu total de receita será de R$3.000,00.

Receita: R$ 3.000,00
Investimento GA: R$300,00
Custo Produto: R$ 1500,00

ROI: (Receita – ( Custo Produto + Investimento GA)) / (Custo Produto + Investimento GA)

(R$ 3.000,00 – (R$ 1500,00 + R$300,00)) / (R$ 1500,00 + R$300,00)
= 1200/1800

No exemplo acima você tem o retorno do investimento de 66%. Para cada R$ 1,00 gasto você tem o retorno de R$ 1,66 e um lucro de R$ 0,66. Logo podemos afirmar também que o ROI é de 1,66.

No Painel do GA é possível configurar e disponibilizar o ROAS: “(Return on Advertising Spend) – Retorno Sobre o Investimento Publicitário” Geral da campanha,

Receita / Investimento GA

R$ 3.000,00 / R$ 300,00

Nesse caso o seu ROAS do painel de controle do Google seria de 10, como vimos nos exemplos acima esse ROAS atende perfeitamente para ser obter lucros!

No cenário acima, caso o ROAS seja mantido, as campanhas não devem ter limite em investimento diário caso você possa atender a demanda de vendas, esse é o melhor cenário de campanha, devemos sempre trabalhar para chegar nesse objetivo com cada campanha criada e ir criando novas campanhas e otimizando sempre, o trabalho de otimização de campanhas é algo que não tem fim!

Quando você trabalhar com recebimento de contatos(Leads) para efetivar uma venda ou serviço, você precisa saber a média de quantos leads você precisa para poder fechar o seu serviço ou venda, se você vende uma consultoria com contrato mínimo de permanência de 6 meses de um serviço com o valor de R$ 400,00 e precisa de 5 contatos para fechar, temos a formula:

Custo Mensalidade: R$ 400,00
Tempo de Permanência: 6 meses
Número Leads para Fechamento: 5

(Custo Mensalidade * Tempo de Permanência) / Numero Leads para Fechamento
(R$ 400,00 * 6) / 5

Cada Lead gera em média uma receita de R$ 480,00

Um ponto muito importante para começar com sua campanha de Google Adwords é configurar o ROI dentro de sua campanha, esse é o ponto chave para saber se por exemplo você deve aumentar ou diminuir os seus investimentos, normalmente o ROI de uma campanha no início costuma ser baixo e até mesmo negativo, porque a campanha deve começar a rodar mais aberta para depois com o histórico gerado poder fazer os ajustes e ir fechando onde o ROI está mais positivo, por isso é importante configurar desde o início das campanhas para aproveitar o histórico e saber exatamente onde deve ser investido mais ou menos.

Quando uma empresa é nova, é normal também ter que investir mais com branding também para divulgação da marca e gerar credibilidade nos clientes e despertar o interesse pelo seu produto também para poder iniciar as vendas.

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