Muitas empresas investem em estratégias para a otimização de sites com o objetivo de aparecer nos resultados de busca do Google, e isso não acontece por acaso.
Um bom posicionamento nas buscas aumenta consideravelmente o número de visitas em um site, melhorando a geração de leads e aumentando as vendas da empresa.
Mas o que você pode fazer para otimizar o site da sua empresa? É isso que nós vamos responder neste post. Continue a leitura e mãos à obra!
1. Invista em um site responsivo
Se você deseja otimizar o site de sua empresa, o primeiro passo é garantir que ele funcione bem em qualquer aparelho, seja ele um computador, tablet ou smartphone.
Isso porque os robôs de busca do Google concedem melhores posições para sites que possuem uma boa performance em qualquer dispositivo, pois isso garante uma melhor experiência de navegação para os usuários.
Portanto, é muito importante que você construa um site responsivo para sua empresa. Assim, você permitirá que qualquer pessoa possa encontrar as informações de que precisa em seu site a todo momento.
2. Conheça as palavras-chave mais importantes para seu negócio
As palavras-chave são os termos de busca mais usados pelos clientes de sua empresa no momento em que eles procuram pelos produtos e serviços que você oferece.
Para garantir o sucesso de uma estratégia de otimização de sites, é fundamental que você conheça quais são as palavras-chave mais relevantes para seu negócio, pois elas poderão atrair mais clientes para a sua página.
Ferramentas como o Google Keyword Planner e o Google Trends podem ajudar você nessa tarefa, mostrando sugestões baseadas em seu negócio e em seus produtos.
3. Produza conteúdo que seja do interesse de seus clientes
O conteúdo de um site é um dos elementos mais importantes para o Google determinar sua posição nas buscas. Afinal, é no conteúdo de sua página que o cliente poderá encontrar respostas para o que procura.
Por isso, se você deseja conquistar melhores posições para o site de sua empresa, é muito importante que você produza conteúdo de qualidade, que ajude seu cliente a solucionar as dúvidas e problemas que ele enfrenta no dia a dia.
Um blog corporativo é uma ótima ferramenta para a otimização de sites, permitindo que você aborde temas que sejam de interesse de seus clientes, mesmo que eles não tenham relação direta com o que você vende.
4. Pratique o link building em seu site
Outra característica que tem influência direta no posicionamento de um site nas buscas do Google é a quantidade de sites e blogs que recomendam a página.
O Google interpreta cada link recomendando uma página como um voto a favor daquele conteúdo, demonstrando que aquele site é relevante e que pode ser usado para ajudar os usuários em suas buscas.
Por isso, é imprescindível que você realize ações para conquistar links de outras páginas recomendando o site de sua empresa, prática conhecida como link building.
Entre as formas mais comuns de link building, podemos destacar o guest post, onde você se oferece para escrever um artigo em outro site ou blog em troca de um link recomendando sua página.
E então, ainda tem dúvidas sobre o que fazer para garantir a otimização de sites? Possui sugestões sobre o assunto ou experiências para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário e participe da discussão!