Se você busca por uma agência de marketing digital em São Paulo é porque já entendeu a importância de estabelecer a presença online da sua empresa.
No entanto, como se trata de uma grande metrópole, opções não faltam. Certamente, muitas delas não entregarão o serviço com a qualidade que você precisa — o que significa tempo e dinheiro jogados fora.
Neste artigo, abordaremos tudo o que você deve avaliar em uma agência de marketing digital para não errar no desenvolvimento da campanha de sua empresa.
Por isso, siga com a leitura para não ter prejuízos na execução de suas estratégias de marketing!
1. Como saber que é hora de contratar uma agência?
Se você está em dúvida quanto ao momento certo para contratar uma agência de marketing digital, acompanhe os próximos tópicos e avalie se a sua empresa tem alguma dessas necessidades!
1.1. Você gasta muito tempo na gestão de suas estratégias de marketing digital
O primeiro indício de que é chegada a hora de contratar uma agência de marketing digital é o fato de sua empresa gastar muito tempo e precisar deslocar funcionários de outros setores para desenvolver campanhas de marketing.
Esse cenário é prejudicial para empresa como um todo, uma vez que, além de não ter as estratégias de marketing desenvolvidas de maneira eficiente, os outros setores também ficarão deficitários.
Certamente, você percebeu que manter os funcionários em suas funções e tentar realizar todo esse trabalho sozinho também não é fácil. Existe a necessidade de planejamento, elaboração de conteúdos, domínio de algumas técnicas específicas e outros fatores que envolvem mais pessoas.
Ao contratar uma agência de marketing digital, esse problema é resolvido. Isso porque o serviço será delegado para uma equipe especializada na execução desse tipo de tarefa e que está acostumada a realizar estratégias de marketing digital com excelência.
1.2. Sua empresa não conta com um time de especialistas em marketing digital
Sem dúvidas, o ideal é que a sua empresa tenha uma equipe de especialistas na área para ter sucesso nas estratégias.
Esses profissionais precisam ser capacitados para garantir que os objetivos da empresa sejam cumpridos por meio da criação de um planejamento de marketing digital eficiente.
Tenha em mente que a contratação de profissionais desqualificados resultará em muitos erros na execução de sua estratégia de marketing digital. Isso, de fato, comprometerá a conquista dos objetivos.
O primeiro erro cometido é acreditar que uma estratégia de marketing digital consiste na simples criação de um site e a divulgação de anúncios no Google AdWords.
Claro que isso é importante, porém, uma campanha acertada vai muito além. É preciso conhecer táticas eficientes para a promoção de conteúdo nas redes sociais, estratégias de Search Engine Optimization (SEO), desenvolvimento de ações de e-mail marketing entre tantas outras.
Todo esse conhecimento estará à disposição da sua empresa se ela tiver o amparo de um time de especialistas que uma agência de marketing digital tem.
1.3. Sua empresa não conhece os custos para contratação de uma equipe de marketing digital
Os custos para contratação de um time de marketing digital interno não são baixos. Para encontrar os melhores profissionais, você precisará:
- fazer divulgação das vagas;
- dedicar tempo para entrevistas com candidatos;
- fazer um processo seletivo eficiente;
- assinar a carteira profissional — e assumir todos os encargos referentes;
- pagar os salários dos profissionais qualificados;
- oferecer prêmios e bonificações por resultados;
- dedicar um espaço da sua empresa para a execução do trabalho desses profissionais;
- investir em móveis, equipamentos, computadores, softwares e licenças;
- arcar com os custos de possíveis desligamentos — incluindo as famigeradas ações trabalhistas.
Enfim, como você pode notar, a contratação de uma equipe interna de profissionais especializados não é tão simples como parece.
1.4. Falta de recursos para a contratação de um time de especialistas
Como vimos, é muito importante que a sua empresa conte com um time experiente em estratégias de marketing digital. No entanto, a contratação de profissionais especializados pode sair muito caro. Isso, certamente, pode ser um fator dificultador.
Uma solução para esse problema seria a contratação de uma agência digital. Normalmente, uma agência tem uma equipe de especialistas em marketing e saberá o que é necessário para obter resultados.
Assim, sem dúvidas, ao contar com o trabalho e a consultoria de uma agência, as estratégias da sua empresa apresentarão menos erros de execução e poderão alcançar os objetivos de maneira eficaz e econômica.
2. Quais são seus objetivos e expectativas?
Quando elaboramos qualquer tipo de estratégia, nosso foco está no objetivo final e isso não é diferente quando falamos em campanhas de marketing digital.
Assim, avalie quais são as suas expectativas e pondere os benefícios que uma agência de marketing digital pode trazer para o negócio.
2.1. Ter uma melhor análise dos resultados
De fato, uma estratégia de marketing digital de sucesso precisa ser acompanhada de perto para que se possa avaliar os pontos que apresentam resultados satisfatórios e aqueles que não trazem retornos para o negócio.
Para isso, é necessário utilizar ferramentas de automação de marketing que foram desenvolvidas para simplificar a rotina dos profissionais e melhorar a análise de resultados.
Essas ferramentas de automação disponibilizam recursos capazes de potencializar as ações de uma campanha de marketing digital dando, assim, uma vantagem competitiva para a sua empresa em relação à concorrência.
No entanto, cabe ressaltar que essas ferramentas exigem um alto investimento mensal. Para tornar as coisas ainda mais difíceis, muitos softwares de automação de marketing são pagos em dólar — isso deixa as empresas vulneráveis às flutuações do câmbio.
Ao contratar uma agência de marketing digital, todo esse contratempo é solucionado. Isso porque as agências, normalmente, já incluem os custos dessas ferramentas de automação e design no valor mensal de seus contratos.
Tudo isso garante que a sua empresa tenha ações segmentadas de forma eficiente, um uso correto de palavras-chave e uma execução impecável para cada uma de suas campanhas promocionais.
2.2. Ter maior controle do ROI
O ROI (Retorno Sobre o Investimento) é uma KPI fundamental para avaliar o quanto os seus esforços de marketing trazem retornos para a empresa. Nada disso é diferente para as organizações que utilizam a internet para atrair novos leads.
Uma vantagem de contar com uma agência de marketing digital é que ela conhece bem as práticas do meio online que trazem resultados e pode criar ações para alavancar o retorno sobre o investimento.
Todas essas ações são acompanhadas por meio de métricas, como o ROI. Além disso, os relatórios são apresentados periodicamente — o que vai ajudar você a identificar quais ações vêm dando certo (e merecem maiores investimentos) e aquelas que precisam ser abandonadas.
2.3. Saber quem são as suas personas
Grosso modo, as personas são personagens semifictícios que representam o seu público-alvo ideal de maneira mais específica — indo além de informações genéricas como a faixa etária, gênero e classe social. Conhecer as suas personas é saber quais são os gostos, preferências e hábitos do seu consumidor.
Quando a sua empresa tem essas informações documentadas, suas estratégias apresentam melhores resultados, uma vez que você sabe o que desperta o interesse do seu público-alvo e como se comunicar com ele.
Criar a sua persona é um processo que toma tempo e está sujeito a falhas. Por isso, contar com uma agência de marketing digital ajudará a conhecer e criar ações acertadas para os seus clientes potenciais.
2.4. Melhorar a qualidade dos conteúdos publicados
Já falamos das personas e de sua importância na elaboração de conteúdos. Além disso, existem outros fatores que influenciam a qualidade de suas publicações na internet.
Entre elas, está o funil de marketing. Por meio dessa metodologia, é possível identificar em qual estágio o lead se encontra para entregar um conteúdo que faça sentido para ele.
Se o cliente ainda não identificou que tem problema, por exemplo, não faria sentido a sua empresa apresentar uma solução, não é mesmo?
Para esse caso, o ideal é gerar conteúdos que eduquem a persona e a faça perceber que tem uma necessidade. Posteriormente, esse cliente será trabalhado no funil de marketing até realizar a ação esperada: a compra!
Percebe como o funil de marketing é importante? Pois saiba que uma agência especializada saberá utilizar as melhores estratégias para fazer o seu cliente avançar em cada uma das etapas.
3. Como avaliar a reputação e atuação da agência de marketing digital em São Paulo
Escolher uma agência de marketing digital não é uma tarefa fácil — principalmente em uma grande metrópole como São Paulo, onde as opções parecem infinitas.
No entanto, quanto mais possibilidades, maiores as chances de erro.
Por isso, é preciso ficar atento à reputação e atuação da agência para escolher aquela que se adequa às necessidades do seu negócio. Ao longo deste tópico, aprofundaremos no assunto.
3.1. Verifique se os seus objetivos estão alinhados ao fornecedor
Para compreender se a atuação da agência de marketing digital está alinhada ao objetivo da sua empresa, é preciso dar um passo atrás e responder algumas perguntas.
- Por que a sua empresa busca uma agência de marketing digital?
- Qual a sua expectativa em relação a essa agência?
- Que tipo de retorno você espera conquistar com esse novo investimento?
Essas e outras perguntas são o ponto de partida para compreender se a agência vai atender às necessidades da sua empresa.
Assim, liste todos os pontos fundamentais e questione a agência sobre sua atuação e sobre como ela pode resolver os seus problemas.
Tenha em mente que, além do investimento de dinheiro, você também terá que investir tempo. Além disso, existe a exposição da sua marca resultante da estratégia de comunicação online proposta pela agência. Por isso, certifique-se de que os objetivos da sua empresa estão alinhados com a agência.
3.2. Analise os serviços que estão incluídos no orçamento
Antes de aceitar qualquer proposta, deixe claro o que você busca e analise se a agência é flexível para complementações ou alterações na estratégia.
Se agência tem profissionais especializados, desde o primeiro contato eles saberão o que funciona melhor para o seu tipo de negócio — e, acredite, isso vai poupar bastante tempo e recursos.
Assim, solicite que cada serviço seja informado por escrito na proposta e, posteriormente, no contrato. Desse modo, você poderá cobrar no futuro pela correta execução das tarefas.
3.3. Conheça o time da agência
Conhecer a equipe que vai desenvolver o projeto é essencial para um bom acompanhamento da execução de suas estratégias de marketing digital.
Nesse sentido, é importante que você pesquise os currículos de cada funcionário da agência, peça referências e visite as suas redes sociais — não se esqueça de analisar o LinkedIn e outras plataformas profissionais.
Isso garantirá que a sua empresa conte com um time especializado e qualificado para agregar valor ao investimento e desenvolver a estratégia de marketing do seu negócio.
3.4. Avalie o relacionamento com a agência
A contratação de uma agência de marketing digital deve ser encarada como se você estivesse trazendo novos funcionários para a equipe da sua empresa.
De fato, vocês terão uma longa convivência que precisa ter cooperação e um relacionamento transparente e em sintonia para gerar bons resultados.
Por isso, a agência que você contrata precisa ter a capacidade de entender as suas ideias, cuidar da estratégia, ter autonomia e competência para tomar decisões e, sempre que necessário, estar disponível para o envio de relatórios e feedbacks.
3.5. Cheque a reputação da agência
Que o mercado em geral está cheio de charlatões, não é nenhuma novidade. Isso não é diferente para o mundo do marketing digital.
Na sua busca por alguém que desenvolva as suas estratégias de marketing, você poderá se deparar com agências ou freelancers desse tipo. Por isso, é importante ficar em alerta.
Lembre-se que, ao assumir a sua conta, a agência precisa ter acesso às suas páginas nas redes sociais para publicar conteúdos e se relacionar com os seguidores. Além disso, ela terá acesso a dados sigilosos.
Nesse sentido, qualquer erro pode ser fatal. Imagine, por exemplo, o prejuízo que pode trazer a publicação de uma imagem sem autorização do autor no seu Facebook.
Claro que a maioria das empresas de marketing digital não é assim. Mas, para evitar surpresas negativas, é imprescindível que você fique atento a estes detalhes:
- fique com um pé atrás ao lidar com agências estrangeiras;
- não entregue todo o seu planejamento de marketing para profissionais recém-formados ou com pouca experiência;
- desconfie de agências que cobram muito barato: preços excessivamente baixos costumam refletir na qualidade dos serviços.
Além disso, você deve buscar referências da agência para avaliar a sua reputação. É exatamente sobre esse tema que aprofundaremos no próximo tópico.
4. Referências: como atuais e antigos clientes avaliam a agência?
Sem dúvidas, as pessoas mais indicadas para dizer o que esperar de uma agência são os seus clientes. Eles sabem como a agência trabalha, quais são os seus pontos fortes e também os seus defeitos. Por isso, busque esse tipo de referência com os clientes atuais e antigos do negócio.
Na sequência, separamos algumas formas para você obter informações relevantes sobre uma agência.
4.1. Avaliação da sua rede
O primeiro passo consiste em ativar a sua rede de relacionamento para averiguar se algum de seus contatos já contratou qualquer tipo de serviço da agência de marketing digital em questão.
Para o caso positivo, questione como foi a experiência e se eles recomendariam a agência para a sua empresa.
Em uma simples conversa com um contato em quem você confia, muita informação pode ser obtida.
4.2. Avaliações na internet e nas redes sociais
Se você buscou indicações entre os seus conhecidos e não teve um resultado satisfatório, é sinal de que é chegada a hora de recorrer à internet e às redes sociais.
Um post no seu perfil pessoal pode trazer boas respostas. Por isso, pergunte com quais agências os seus seguidores já trabalharam. As pessoas gostam de participar desse tipo de interação e podem ajudar no seu processo de escolha.
Além disso, investigue a reputação da agência em sites como o “Reclame Aqui” e grupos no Facebook como “Essa empresa de comunicação é confiável”.
4.3. Avaliação de clientes da agência
Por último, e o mais importante, você deve conversar com clientes da agência. Normalmente, as agências disponibilizam uma área para cases em seus sites. Assim, avalie:
- quem são os clientes,
- quais eram as suas necessidades,
- quais estratégias a agência utilizou para atingir os objetivos;
- qual o grau de satisfação do cliente.
Além disso, você precisa checar o tempo de atividade da agência e a rotatividade dos clientes.
Se a agência tem experiência no mercado e contratos de longa duração, esse pode ser um indicador de satisfação de seus clientes e um fator que dará maior segurança para a sua empresa contratar esses serviços.
Cabe ressaltar que a Agência DDWB está no mercado digital há 12 anos, sem contrato mínimo de permanência, o que garante que todos os clientes ativos na agência estão satisfeitos, visto que não há nenhuma obrigatoriedade contratual para a permanência deles dentro da agência.
5. Como analisar o preço?
A avaliação de preços dos serviços prestados por uma agência de marketing digital vai muito além de uma simples análise de números: é preciso ponderar a relação custo-benefício.
Tenha em mente que em uma grande cidade como São Paulo, você poderá conseguir muitos orçamentos — nem sempre o mais barato é o mais indicado.
Para você ter uma ideia, várias empresas investem mais no retrabalho do que na estratégia original. Isso porque muitas agências costumam prometer mundos e fundos para os clientes a um preço baixíssimo.
Como você deve imaginar, elas não cumprem as promessas e toda a estratégia e gestão precisam ser refeitas.
Cabe a você avaliar quais serviços a agência vai entregar, a qualidade das estratégias de marketing, a capacitação dos profissionais envolvidos, entre vários outros fatores.
Aqui na DDWB somos especializados em marketing digital. Nosso foco é gerar tráfego de audiência qualificada para o seu site — incluindo versões mobile e responsivos — além de e-commerce, tendo em vista o objetivo final: geração de leads (preenchimento de formulários de contato e/ou telefonemas para sua empresa) e vendas diretas na sua plataforma!
6. Como saber se o serviço é de confiança?
Uma agência séria, antes de enviar qualquer tipo de proposta, vai buscar entender quais são as suas reais necessidades. Assim, ela poderá:
- pedir que você preencha um briefing;
- marcar reuniões presenciais;
- agendar conversas por Skype ou Google Hangouts;
- estabelecer comunicação por WhatsApp para tirar as dúvidas que ficaram.
Independentemente da forma de contato, é preciso que a agência conheça os seus objetivos para traçar estratégias alinhadas a eles. Veja alguns pontos que a agência precisa conhecer:
- qual é a história da sua empresa;
- como ela se posiciona no mercado;
- qual é a sua identidade e conceito;
- como é desenvolvida a cultura organizacional;
- quais são os objetivos do trabalho de marketing.
Quando você receber um orçamento, ele deve detalhar tudo que será desenvolvido e você precisa acreditar no serviço.
Assim, antes de fechar qualquer negócio, avalie o planejamento de marketing proposto. Se você tiver qualquer dúvida, converse com a pessoa que enviou a proposta.
Só assim você terá total confiança de que um bom trabalho será prestado para a sua empresa!
7. Qual a importância de avaliar os cases de sucesso?
Antes de fechar o contrato com uma agência de marketing, certamente você faz muitas pesquisas. Mas será que você leva os casos reais a sério? Afinal, eles contam de experiências reais, são os depoimentos dos clientes.
Caso a agência de marketing digital em SP que você pesquisa apresente os cases de sucesso, veja alguns pontos que podem ajudar você. Afinal, esse tipo de material também é uma propaganda da empresa, então vale ter uma visão crítica sobre o que é apresentado.
7.1. Observar os benefícios destacados
Os cases de sucesso vão mostrar histórias em que a parceria entre a agência e o cliente deram certo. Normalmente apenas uma pequena porcentagem dos casos são divulgados pela empresa. Então, é importante observar os benefícios destacados.
Pode ser que a agência tem muitas histórias que envolvem conteúdos estratégicos, mostrando uma grande habilidade em UX writing. Isso é muito bom, pois atende a uma demanda crescente no mercado. Entretanto, não significa que eles consigam bons resultados com anúncios on-line.
Observe quais são as estratégias digitais citadas pela empresa para conseguir os resultados para seus clientes. Essa pode ser uma dica importante para entender se a agência pode atender às expectativas e necessidades do seu negócio.
7.2. Ver se a agência de marketing digital em SP tem um recorte de público
Qual é seu ramo de negócio? Por mais que as estratégias digitais para o setor imobiliário possam ser aplicadas também na área de food service, é comum que as agências escolham alguns públicos para atender.
O processo é semelhante ao que eles fazem para seus clientes. Definindo uma persona, é mais fácil criar uma cadeia de valor, apresentando resultados mais efetivos e muitas agências, apesar de atender a qualquer tipo de negócio, normalmente se especializam em alguns ramos, alcançando excelência para esses clientes.
Caso a agência não tenha ainda o seu segmento, analise com o time de vendas se elas possuem especialistas para fazer um bom levantamento do seu negócio para que a estratégia de marketing digital possa ser implementada de forma personalizada e de acordo com sua necessidade.
7.3. Avaliar se as estratégias usadas são para você
Qual é o orçamento que sua empresa gostaria de destinar para o marketing? Às vezes existem soluções de comunicação que enchem os olhos, mas cada ação tem seu custo. Por isso, ao avaliar o case de sucesso, tente avaliar se existe compatibilidade entre sua verba e investimento daquela história.
Os valores nem sempre são claros, mas às vezes os custos com mídias e outras ações já dão uma dica sobre isso. Quando a empresa apresenta cases de todos os tipos, isso pode mostrar que tem visão e flexibilidade para atender seus clientes de acordo com o budget destinado para isso.
7.4. Checar se os casos são reais
Delegar tarefas, confiando nos resultados objetivos pela agência de marketing digital, pode ser uma solução libertadora. Por isso, sempre que possível, cheque se a empresa realmente atendeu o cliente que ela disse.
Veja nos cases disponíveis se você conhece alguém que trabalha em uma das empresas citadas pela agência. Grandes marcas também mostram credibilidade, pois a chance da agência usar nomes conhecidos para contar sobre um serviço que não aconteceu pode gerar impactos negativos muito maiores.
8. Como analisar os canais de comunicação da agência de marketing digital em SP?
A empresa de comunicação que você procura está presente na internet? Por ser especializada em marketing digital, é possível que ela tenha um site e contas nas principais redes sociais, mas isso não é tudo, você pode descobrir mais sobre a empresa observando os canais de comunicação.
8.1. A diversidade nem sempre significa boa comunicação
Constantemente surgem novas redes sociais e para quem quer acompanhar as tendências do mercado é comum marcar presença nas principais delas. Entretanto, não significa que ter uma página comercial é sinônimo de qualidade.
Veja como a empresa trabalha sua própria imagem na internet, se ela está realmente presente em todos os endereços ou apenas criou um perfil que está inativo.
8.2. A qualidade reflete o valor do trabalho interno
Se a agência tem um blog, por exemplo, avalie se os conteúdos são relevantes e apresentam qualidade. O mesmo você pode observar em outros canais como redes sociais.
Além disso, veja quais outros meios de contato a empresa oferece e teste alguns deles como e-mail e telefone. O tempo de resposta é muito importante para quem vai contratar uma agência de marketing, pois pode fazer toda diferença quando for preciso solicitar ou pedir a alteração de uma campanha, por exemplo.
8.3. A frequência pode indicar forte presença
Além da qualidade dos trabalhos apresentados, você também pode observar a frequência que a agência publica uma novidade. Isso indica o tempo que ela se dedica para desenvolver um relacionamento com o seu público.
Atualizações semanais são excelentes, mas uma manutenção mensal já mostra que a empresa está ativa e presente.
8.4. A afinidade quer dizer que existe consistência na busca
Você entra nos canais de comunicação da agência e se sente em casa? Então ela provavelmente vai ter muito o que oferecer para a sua empresa. Novamente pensando na lógica do desenvolvimento de personas, a linguagem, estilo visual e até curadoria de conteúdos é feita com uma finalidade.
Quanto maior afinidade você sentir, maiores são as chances de que você se surpreender com o trabalho da agência. Além disso, você pode pesquisar o portfólio da empresa, analisando os produtos finais, identificando os pontos fortes da empresa.
9. Como avaliar se sua empresa precisa de uma agência ou de uma consultoria?
Muitas vezes você já conta com uma equipe interna de marketing que realiza um trabalho muito bom e atende às demandas. Mesmo assim, sabe da importância de ter um alinhamento para garantir o melhor desempenho com as ações apresentadas.
Nessas situações, é comum surgir uma dúvida se vale a pena contratar uma agência ou se uma consultoria já é suficiente. Confira os principais pontos para descobrir qual é o seu caso:
- analise o histórico da sua empresa, observando se seu time alcança as metas e consegue lidar com outros detalhes como prazo, capacidade de inovação e criatividade;
- alinhe com os objetivos e metas do seu negócio o serviço que você precisa. Veja o que se encaixa melhor com a visão que você deseja alcançar, quanto mais complexo for o planejamento e menor o tempo disponível para acompanhar, maior será a tendência para a contratação de uma agência;
- observe os processos da agência de marketing digital, entenda como ela trabalha. Às vezes a empresa oferece as duas soluções e pode até ajudar você a entender o que é melhor para o seu negócio no momento.
10. De que forma não se sentir pressionado?
Muitas agências têm o inconveniente hábito de ligar para os clientes diversas vezes em busca de uma resposta positiva. Isso é bem fácil de entender: o seu contato com a agência é um vendedor; vendedores têm metas e precisam cumpri-las.
No entanto, o seu objetivo é diferente. Você quer ter a certeza de que vai fazer um bom negócio e que os resultados para a sua estratégia de marketing serão satisfatórios. Assim, tome o seu tempo. Avalie todos os fatores envolvidos e só feche o negócio quando tiver certeza que faz sentido para você e a sua empresa.
Como vimos, a contratação de uma agência de marketing digital pode trazer diversos benefícios. Para isso, é fundamental reunir as necessidades e os objetivos da sua empresa e avaliar se agência entrega resultados alinhados a eles.
Você deve ter percebido que são muitos fatores para encontrar uma agência de marketing digital em SP. Independentemente de qual empresa contratar, você precisa acompanhar as métricas e relatórios apresentados. Tenha em mente que o marketing não pode ser negligenciado no seu negócio.
Mesmo contratando uma agência de marketing digital em São Paulo, é fundamental acompanhar as novidades e tendências da área. Assine a nossa newsletter e garanta conteúdos de qualidade para desenvolver as melhores estratégias para o seu negócio!