O marketing digital está fazendo a diferença no mercado, oferecendo às empresas a oportunidade de ampliar suas áreas de abrangência e conquistar novos clientes para melhorar os resultados.
Muito já se especulou sobre o retorno do investimento em mídias digitais, contudo, essas campanhas estão se mostrando mais eficientes e proporcionando números vantajosos quando realizadas corretamente.
É por isso que hoje vamos falar sobre como você pode criar uma estratégia de marketing digital eficiente para a sua empresa! Continue a sua leitura!
O que é o marketing digital e quais são os seus benefícios?
O marketing digital é uma evolução do que consideramos ”marketing tradicional”. Ele foi conceituado por Philip Kotler como ”o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
A evolução da tecnologia proporcionou o surgimento da internet com as mídias on-line, esse avanço foi responsável pela criação do marketing digital que nada mais é do que a promoção de produtos ou marcas por meio dessas ferramentas na rede.
Uma empresa consegue se comunicar com o seu público-alvo de maneira personalizada e direta a partir de uma estratégia de marketing digital. Essa prática faz com que o consumidor receba a mensagem no momento em que está mais propício a efetuar uma ação como a compra ou fidelização com a marca.
Uma boa estratégia de marketing digital é aquela que consegue proporcionar para a empresa o retorno do investimento realizado, atingindo todos os objetivos preestabelecidos pelos responsáveis durante o planejamento da campanha.
Para uma empresa, estar presente na internet é essencial. Engajar e interagir com o seu público-alvo precisa fazer parte da rotina diária da marca. Abaixo, separamos alguns benefícios que uma estratégia de marketing digital proporciona para o seu estabelecimento. Confira!
Segmentação de público
Os métodos tradicionais procuram atingir o maior número de pessoas possível, mas esse alcance não significa que todo mundo atingido pela campanha seja um consumidor em potencial para a empresa.
Ao contrário do marketing digital que, por meio de uma estratégia de segmentação, a campanha é direcionada para o público-alvo exato da empresa, atraindo leads qualificados para realizar as ações planejadas.
Com as ferramentas atuais, a evolução do relacionamento com o lead é feita a partir das ações realizadas pelo consumidor ao entrar em contato com o conteúdo anunciado. A personalização das informações coletadas por meio dessas atividades é responsável por tornar a estratégia de marketing digital mais eficiente.
Presença on-line
Superar a concorrência das grandes empresas é um desafio para PMEs. Essa disputa que visa conseguir a primeira atenção do consumidor é muito importante para a divulgação dos seus serviços ou produtos.
A quantidade de usuários conectados à internet diariamente facilitou o aumento da presença on-line de muitas marcas. O crescimento do número de acessos nas redes sociais e em diversos sites fez com que as empresas conseguissem atingir o seu público-alvo com rapidez, sem precisar de muitos investimentos e com chances reais de retornos mais rápidos.
Aproveitar a visibilidade que a internet oferece sem a necessidade de grandes investimentos é essencial para construir a identidade virtual da sua marca. Manter as suas páginas de contato devidamente atualizadas faz com que os consumidores consigam sustentar o relacionamento após a primeira compra.
Sendo assim, uma empresa deve explorar todos os recursos que a internet oferece na hora de estruturar uma estratégia de marketing digital para que o público-alvo encontre os seus produtos e serviços rapidamente.
Credibilidade
Conquistar a confiabilidade do consumidor não é uma tarefa fácil e vai muito além de oferecer um serviço de qualidade. Para mostrar que a sua empresa é a melhor é preciso expor todo o seu conhecimento, demonstrando que você conta com profissionais capacitados em sua área de trabalho.
O maior benefício de ser relacionada como autoridade no assunto é ser lembrada por consumidores, parceiros, formadores de opinião etc. Como resultado, é possível notar o crescimento do número de clientes, aumentando o volume do capital em caixa.
Competitividade
Em razão dos escassos recursos que geralmente são direcionados às áreas de comunicação das pequenas e médias empresas, muitas delas acabam deixando de lado a oportunidade de elaborar uma estratégia de marketing e perdem espaço para as grandes companhias que destinam parte de seus lucros para a presença on-line.
No entanto, com o surgimento do marketing digital, essa falta de recursos devido ao baixo investimento está deixando de prejudicar as PMEs uma vez que é possível planejar estratégias bem-sucedidas sem a necessidade de gastar muito dinheiro.
A partir de uma boa estratégia de marketing digital é possível desenvolver uma campanha de sucesso para as mídias on-line, sem precisar investir mais do que o orçamento permite e obter bons resultados. Sem dúvidas, essa ação é capaz de aumentar a competitividade e o poder da sua empresa perante os outros concorrentes.
Fidelização
Além de auxiliar na aquisição de novos leads, uma estratégia de marketing digital também pode ser responsável pelo estabelecimento de uma relação duradoura com os clientes, alimentando esse relacionamento para que novas compras sejam realizadas no futuro.
O marketing digital oferece diversas ferramentas que proporciona para as empresas a oportunidade de manter uma relação com o consumidor mesmo após a finalização da compra. Algumas das estratégias utilizadas para essa fidelização é o envio de e-mails com cupons de desconto para futuras compras, ofertas personalizadas, conteúdos exclusivos e direcionados meticulosamente para conquistar ainda mais o cliente.
Quais são as principais ferramentas que podem ser utilizadas para desenvolver uma estratégia de marketing digital?
Novas tecnologias surgem todos os dias e o avanço da inovação é constante, principalmente no marketing digital onde tudo se renova conforme as mudanças de comportamento do consumidor.
Se manter atualizado pode ser um desafio para muitos profissionais, pois é preciso prestar atenção em novas tendências e saber como utilizá-las para o benefício das empresas.
Nos tópicos abaixo, vamos explicar quais são as principais ferramentas que podem ser utilizadas na hora de elaborar uma boa estratégia de marketing digital. A partir delas, é possível garantir resultados mais positivos para o crescimento da sua marca. Continue a leitura para descobrir como melhorar os seus resultados digitais!
Inbound marketing
A expressão surgiu nos Estados Unidos em 2009 a partir do lançamento do livro ”Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.
Desde então, o inbound marketing cresceu de maneira surpreendente no mercado e, cada vez mais, empresas estão aderindo essa estratégia para conquistar clientes, aumentar as vendas e fortalecer a autoridade para o público.
Mas, afinal, o que significa inbound marketing? De maneira livre, a tradução para o termo é marketing de atração. Em resumo, essa estratégia disponibiliza ações com a intenção de atrair a atenção de um cliente em potencial. Essa prática é executada por meio de um trabalho planejado para construir um sólido relacionamento com cada possível consumidor.
O conteúdo utilizado no inbound marketing é uma maneira de educar o público-alvo sobre o segmento e serviço oferecido pela sua empresa. Sendo assim, é possível tornar a marca referência na sua área de atuação, abrindo vantagem e influência sob os consumidores quando chegar a hora da decisão de compra.
Marketing de conteúdo
Considerado parte do inbound marketing, essa estratégia representa a criação de materiais relevantes para o público-alvo de cada empresa ou campanha.
O marketing de conteúdo valoriza a ideia de que quanto mais os consumidores absorverem os materiais publicados pela sua empresa, maiores são as chances de eles construírem uma relação com a marca. Dessa forma, a sua companhia será a primeira opção de compra quando esses clientes precisarem dos seus serviços ou produtos.
Blog
Podemos definir o blog como um dos campeões em estratégia de marketing digital e conteúdo. Quando uma empresa decide criar um blog para a sua marca, ela disponibiliza um canal de comunicação exclusivo com o público. Desta forma, quando o usuário acessa esse endereço ele não possui outras distrações como ocorrem nas redes sociais.
O blog é uma ferramenta muito fácil de ser administrada. As edições necessárias para a publicação de conteúdos são simples e não exigem muito conhecimento de computação. Essa é uma vantagem que faz com que a estratégia de marketing digital possa ser utilizada por pequenas e médias empresas, sem maiores dificuldades.
Utilizado como uma ferramenta surpreendente para a melhoria dos resultados de uma empresa, os blogs são responsáveis pela otimização de conteúdos, aumentando o ranqueamento das marcas nos mecanismos de busca, como o Google.
É importante lembrar que, para conseguir melhorar a visibilidade da sua empresa e ampliar o poder de alcance, é preciso que o seu blog conte com publicações coerentes e voltadas para o público-alvo ideal.
Site institucional
É comum encontrar profissionais que acreditam na teoria de que um blog ou página na rede social substitui a presença de um site institucional, no entanto, essas estratégias não dispensam a criação de um endereço próprio na web.
Um site é responsável por aumentar a credibilidade de uma marca. Quando um possível consumidor realiza uma busca na internet para uma necessidade e encontra a sua empresa com uma página na web bem estruturada, você transmite seriedade e confiança para o usuário.
O site institucional é muito utilizado como o destino das ações de uma estratégia de marketing digital. Os clientes em potencial precisam ser direcionados para um canal onde tenham acesso a produtos, serviços e atendimentos personalizados.
Sendo assim, um site institucional é o endereço ideal para concretizar a venda ou fidelização do cliente.
Redes sociais
Criadas exatamente para melhorar a comunicação e o diálogo entre as pessoas, as redes sociais estão cada vez mais presentes na rotina da população mundial. A partir desse crescimento inimaginável, as empresas começaram a notar o nicho de mercado que estava sendo construído com a possibilidade de se comunicar com o seu público-alvo de maneira direta, personalizada e instantânea.
As redes sociais se tornaram tão influentes que os consumidores podem escolher adquirir um produto ou se tornarem clientes de uma marca apenas pelo seu posicionamento on-line. A construção de ideais e valores por parte das empresas nesses canais é essencial para que o público consiga se identificar com o estabelecimento, gerando o aumento engajamento e bons resultados.
Por meio de uma estratégia de marketing digital bem estruturada e aplicada, as empresas são capazes de gerar buzz para o aumento de tráfego em suas páginas, elevando os índices de conversão.
Uma estratégia de marketing digital exitosa nas redes sociais demanda algumas obrigações, são elas:
- traçar objetivos e metas;
- estudar quais redes sociais possuem mais acessos do seu público-alvo;
- criar a página da sua empresa com um design atrativo e chamativo;
- elaborar um benchmarking — estude o que a concorrência está fazendo em suas páginas e aproveite as referências que possam ser relevantes;
- defina um calendário de publicações para organizar verbas de investimento nos anúncios patrocinados;
- analise os resultados e procure melhorar, cada vez mais as estratégias a cada campanha — existem ferramentas especializadas para auxiliar durante o cálculo das métricas e indicadores de performance.
E-mail marketing
Podemos definir o e-mail marketing como a estratégia de enviar conteúdos personalizados para contatos por meio dos seus correios eletrônicos.
Existem diversas funcionalidades que podem ser atribuídas a essa estratégia de marketing digital, entre elas o aumento de vendas, o fortalecimento da presença da marca no cotidiano do público e a aproximação da comunicação entre empresa e consumidores.
Devido às inúmeras ferramentas que surgiram com a evolução da tecnologia, hoje em dia é possível elaborar e-mail marketing para listas de contatos segmentadas conforme o estágio de cada consumidor no funil de vendas.
Existem diversos tipos de e-mail marketing que podem ser incluídos em uma estratégia de marketing digital para PMEs.
Newsletter
De maneira resumida, os e-mails marketing no formato de newsletter são como informativos on-line no qual as empresas enviam ofertas, divulgam publicações em blogs e conversam com a sua lista de contatos de maneira personalizada e privada.
E-mails Transacionais
Essa estratégia é muito inteligente, no entanto, precisa ser colocada em prática com muita cautela para não encher a caixa de entrada do consumidor. Os e-mails transacionais são aqueles focados na conversão do usuário, com ofertas chamativas e uma call-to-action com link direto para que o leitor efetue uma ação.
E-mails informativos
Os correios eletrônicos informativos são disparados pelas empresas com o intuito de transmitir uma informação relevante para os leitores. Caracterizado por ser um e-mail mais curto, são utilizados para a divulgação de eventos ou ações, propagação de notícias em primeira mão e conteúdos informativos.
E-mails de nutrição
Em alguns casos, a jornada de um cliente até a confirmação da compra pode ser demorada e são nestes casos que os e-mails de nutrição entram em ação. Essa estratégia de marketing digital é utilizada na hora de acelerar a nutrição do lead e influenciar o leitor a realizar uma ação específica dentro do site da empresa.
Oferecer um conteúdo claro e objetivo é essencial para que o cliente continue avançando as etapas do funil de vendas até a aquisição de um produto ou serviço.
E-mails educacionais
O conteúdo oferecido em e-mails educacionais é extremamente rico e importante para elevar o nível do relacionamento entre as empresas e clientes.
São nessas mensagens que as empresas devem focar em solucionar dúvidas, problemas e oferecer suporte aos seus clientes.
Uma informação muito importante que você não pode deixar de fora na hora de criar a estratégia de marketing digital envolvendo e-mails na sua empresa é a personalização. Os clientes querem sentir que são únicos para uma marca, sendo assim, priorize a utilização de ferramentas que ofereçam a tecnologia de enviar mensagens personalizadas incluindo nome, idade, cidade e compras recentes quando necessário.
Outro ponto que não deve ser esquecido durante a elaboração do planejamento é a frequência de envio das mensagens. É muito importante ter um calendário de envio, no entanto, as empresas não podem encher as caixas de entradas dos seus clientes. O ideal é encontrar a quantidade de envios padrão conforme a necessidade de comunicação da sua marca.
Mídia de performance
Uma estratégia de marketing digital envolve uma série de ações e processos que são realizados por profissionais em busca de um retorno positivo para as empresas.
Dentro desse conjunto de ações, se encontra a mídia de performance ou o marketing de performance que trabalha com a gestão dos anúncios pagos e patrocinados. Esse segmento consiste em um tipo de propaganda que não é anunciada por meio de um valor preestabelecido, ele é variável e depende do desempenho de cada anúncio.
O valor de um anúncio pode ser determinado por três variáveis:
- quantas vezes ele foi visualizado em uma página;
- quantas vezes os usuários clicaram no anúncio;
- quantas vezes a publicação paga gerou um lead para a empresa.
É por isso que uma estratégia de marketing digital precisa ser muito bem segmentada, afinal, é preciso atingir o público-alvo correto para obter os resultados esperados.
As campanhas de marketing digital que utilizam a mídia de performance possuem uma das melhores vantagens para as empresas, afinal, essa estratégia possibilita a obtenção de resultados mensuráveis.
Oferecendo a possibilidade de analisar métricas como visualizações, números de cliques, interações que o anúncio gerou e qual foi o engajamento da publicação, a mídia de performance fornece um relatório completo do rendimento da campanha com os resultados obtidos.
Native Ads
Traduzido para o português, os anúncios nativos são aqueles que são incluídos em sites de notícias, blogs e redes sociais, direcionando o leitor para outras publicações da mesma empresa.
O propósito dessa estratégia de marketing digital é direcionar o público para outros conteúdos dentro da própria página da empresa, aumentando o tráfego e deixando-o mais qualificado.
Os native ads possuem a intenção de passarem despercebidos no olhar do público, sem parecer que são anúncios publicitários. Para um bom resultado de uma campanha que utiliza essa estratégia, o que vale é o direcionamento dos leitores de maneira construtiva, na busca por conteúdos relevantes.
Elaborar estratégias que criem um ambiente qualificado para acelerar a evolução do lead, é uma das principais razões pelas quais os native ads estão cada vez mais presentes. Criar condições para que o consumidor entre no fluxo de nutrição e, assim, seja trabalhado até a confirmação da compra é o objetivo das marcas ao usar essa técnica.
Colocar em prática os native ads em seu site pode não parecer uma tarefa muito fácil, no entanto, já existem plataformas que auxiliam os profissionais a organizar o direcionamento dos conteúdos para o público-alvo.
Agora que você já sabe que é sim possível criar uma estratégia de marketing digital que proporcione uma repercussão positiva para a sua empresa, seja ela de pequeno ou médio porte, é preciso compreender a importância da mensuração dos resultados.
O acompanhamento dos resultados das campanhas elaboradas pelas empresas é muito importante para analisar quais pontos precisam de melhorias. Esse rastreamento deve ser realizado por meio do KPI. Essa abreviação surgiu do termo ”Key Performance Indicator” — indicador-chave de desempenho — que é utilizando quando se fala em métricas, monitoramentos, mensurações e relatórios de acompanhamento dos resultados de uma estratégia de marketing digital.
O KPI é cada indicador definido para formar parte do seu relatório de desempenho. A escolha certa desses critérios faz com que as informações se complementem, proporcionando dados essenciais para a evolução e otimização da sua campanha.
Muitos empresários e proprietários de pequenas e médias empresas possuem medo de começarem a investir em uma estratégia de marketing digital e não obterem os retornos esperados. Se você chegou até aqui, pode ter certeza de que está preparado para colocar em prática os conhecimentos que adquiriu durante a leitura do nosso texto.
Com a grande competitividade do mercado atual, as pequenas e médias empresas que decidem investir em uma estratégia de marketing digital completa conseguem garantir o seu espaço perante o público, melhorando os seus resultados e com a possibilidade de crescer cada vez mais.
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