Segmentação de marketing: descubra como fazer nas redes sociais

14 de outubro de 2019
PUBLICADO EM blog
14 de outubro de 2019 Marcelo Rama

Um dos erros mais comuns cometidos e que pode minar toda a sua estratégia é não fazer uma segmentação de marketing corretamente. Olhar para cada público para oferecer o que eles desejam é o primeiro passo para criar uma boa relação com eles e, assim, ter mais credibilidade. Para isso, a segmentação é o principal recurso.

Reconhecer os grupos de potenciais clientes de acordo com suas características é fundamental para a criação de diferentes tipos de conteúdos nas redes sociais. Somente com a segmentação você será capaz de atrair a sua persona, principalmente quando há milhares de estímulos nas redes disputando essa atenção.

No momento de investir em anúncios nas redes sociais, se não houver a segmentação correta para os públicos, você estará apenas jogando dinheiro no lixo.

Então, para que isso não aconteça, veja algumas dicas de como otimizar a sua segmentação de marketing para ter melhores resultados!

Conheça bem o seu público

Saber a maneira certa de como você pode impactar o seu público é uma das formas mais eficazes para ter bons resultados. Mas isso só ocorrerá se você conhecer seus seguidores a fundo. Ao entender com quem você está falando, a comunicação será muito mais proveitosa.

Somente com o estudo aprofundado sobre as características do público é que você terá informações suficientes para fazer a segmentação. Em redes sociais como o Facebook será bem mais fácil, já que os dados ficam armazenados na plataforma.

A própria plataforma retém muitos dados importantes dos usuários e você pode utilizá-los para criar anúncios para públicos personalizados. O comportamento e interesses dos seus seguidores deverão ser os seus guias para criação de anúncios que impactem positivamente e consigam uma boa performance.

Utilize a geolocalização para segmentação de marketing

Essa dica é importante, principalmente, devido ao grande número de pessoas que acessam as redes sociais por dispositivos móveis. Com isso, as campanhas que utilizam a geolocalização tendem a impactar usuários de determinada região.

Aproveitar a localização em conjunto com outras características ajuda a criar anúncios bem mais restritos, mas que poderão ser mais eficazes e renderão boas métricas. Os estabelecimentos físicos são os que mais têm a ganhar com essa estratégia, pois são facilmente encontrados e indicados caso o usuário esteja nos arredores.

Os habitantes de determinada região podem ter demandas diferentes de outras. Para não mostrar seus anúncios e publicações para públicos que não se interessarão pelo que você tem a oferecer, personalizar a geolocalização é o tipo de segmentação ideal. Assim, você volta seus esforços para o que realmente pode funcionar.

Crie conteúdos voltados para cada segmento

Além das informações fornecidas pelas redes sociais, você também pode utilizar os dados captados na geração de leads para personalizar ainda mais a sua segmentação. Conhecendo a fundo a sua audiência, a produção de conteúdo é direcionada e as campanhas têm melhor desempenho.

O que pode ser muito atrativo para um segmento poderá ser desinteressante para outro. E essa é a magia da segmentação de marketing. Se você criasse apenas um conteúdo e distribuísse para toda a base, com certeza não teria um bom retorno. Mas os conteúdos segmentados focam nas dores de cada uma das bases para gerar valor e converter.

Os formatos de conteúdos também precisam ser avaliados. Enquanto um público é mais impactado por vídeos, outra parcela pode prestar mais atenção em imagens. Há uma série de detalhes que devem ser pensadas conforme as preferências de cada segmento.

Aposte em alcançar mais e mais pessoas

O comportamento das pessoas no consumo de conteúdo na internet está mudando. Cada vez mais as empresas têm compreendido que curtidas, comentários e compartilhamentos nada mais são do que métricas de vaidade. Estudos mostram que 99% das pessoas que compram em estabelecimentos físicos não interagem no online. Ou seja, as métricas de sucesso das suas campanhas precisam ser revistas.

Campanhas de engajamento impactam apenas 10% do público que você poderia impactar e deixa a campanha mais cara. Não é a toa que o Instagram aboliu as curtidas públicas. Então o que devo fazer? Se estiver atuando com estratégias de social media, desenhe assertivamente o perfil do seu target e foque em impactar a maior quantidade de pessoas possível que esteja dentro dele.

Multiplique um público relevante

Uma das segmentações mais eficientes em campanhas de performance é o Lookalike. Por meio dessa estratégia, identificamos uma lista de consumidores da marca, com pessoas que já visitaram seu site, ou de quem exerceu alguma atividade em App, e fazemos com que o Facebook/Instagram encontre novas pessoas com perfil extremamente semelhante à lista original. Na prática, pode-se gerar até 10 milhões de novas pessoas que tenham até 99% de semelhança com a sua lista mais relevante.

Dessa forma, deixamos de criar estereótipos de quem pode adquirir seus produtos/serviços, e cria-se “clones” do seu melhor público. A probabilidade de ter aderência a sua comunicação multiplica exponencialmente.

Tenha um diferencial para destacar

Grande parcela das marcas que apostam em mídia paga faz seus anúncios voltados somente para venda. Porém há outras oportunidades que podem ser aproveitadas, como a possibilidade de educar seu público com conteúdos relevantes. Dessa maneira, você cria um vínculo que será decisivo no momento de o lead escolher entre a sua marca e o concorrente.

Estar com o olhar voltado apenas para vendas e para que o ROI seja alto nem sempre é uma decisão inteligente. Há toda a jornada de compras do consumidor e, caso ele não esteja no ponto de conversão e se a sua estratégia não estiver bem segmentada, muito provavelmente seus anúncios terão um desempenho ruim.

Por isso se faz tão necessário adotar estratégias e ferramentas que diferenciem a sua marca das demais. Apresentar uma vantagem competitiva é essencial no mercado, e trabalho nas redes sociais pode ser uma das frentes em que a sua empresa se diferenciará das demais.

A segmentação de marketing exige um olhar delicado para identificar qual público receberá determinados conteúdos e anúncios. O melhor caminho para ter um planejamento de marketing digital mais eficaz é contar com o auxílio de uma agência especializada. Com as ferramentas e os dados coletados, os profissionais experientes conseguem criar campanhas nas redes sociais para expandir ainda mais a sua base.

Ainda tem dúvidas sobre como uma agência de marketing pode ajudar você? Entre em contato conosco e esclareceremos todos os seus questionamentos!