O marketing digital é uma excelente maneira de se comunicar com os seus clientes. Afinal, hoje, o consumidor é conectado e costuma realizar pesquisas online antes de fechar negócio.
No entanto, dentro do mundo online, existem diversas estratégias de comunicação, e conhecê-las o ajudará a encontrar a mais adequada para o seu negócio. No artigo de hoje, vamos falar sobre o marketing de atração, uma estratégia que está ganhando cada vez mais adeptos pelos seus resultados e benefícios para as empresas.
Quer entender o que é, de fato, o marketing de atração e como ele pode ajudá-lo a transformar seu negócio em um verdadeiro sucesso? Continue a leitura!
O que é marketing de atração?
O marketing de atração, também conhecido como Inbound Marketing, é uma estratégia de marketing digital que busca atrair clientes sem ser invasiva. Nessa estratégia, você educa o mercado, oferece produtos e serviços que são valiosos para o seu público e permite que ele, agora com informações relevantes e suficientes, tome uma decisão de compra.
O marketing de atração considera a jornada de compra do consumidor, de modo que são levados em consideração os estágios de consciência, consideração e decisão: da descoberta de uma nova necessidade pelo consumidor até a compra propriamente dita.
Quais são os benefícios do marketing de atração?
O marketing de atração tem ganhado cada vez mais adeptos. Esse é o resultado de benefícios muito marcantes para os negócios. Confira, a seguir, alguns deles:
Ajuda a firmar uma relação de confiança com o consumidor
O primeiro grande benefício é firmar uma relação de confiança com o consumidor, desde o primeiro momento na jornada de compra. O marketing de atração auxiliará na educação do mercado a respeito da sua empresa, das suas soluções e dos problemas que você precisa resolver.
Apresenta baixo custo de investimento e retorno elevado
Além disso, o marketing de atração tem baixo custo de investimento e um retorno elevado. Isso porque, com a produção de conteúdo, é possível ter materiais que trazem resultados de forma perene, ou seja, que continuam gerando visitas e leads mesmo depois de meses.
Junto a isso, temos os resultados elevados. Como os conteúdos são perenes, eles mantêm o resultado mês a mês, aumentando cada vez mais as oportunidades de negócio.
Atrai potenciais clientes
Com um site capaz de atrair cada vez mais visitantes, é possível converter mais leads e, por sua vez, mais clientes. Por isso, é tão importante trabalhar conteúdos que educarão o seu mercado, além de melhorarem o ranqueamento das suas páginas nos mecanismos de busca.
Como aplicar o marketing de atração na minha empresa?
Agora que você já sabe o que é marketing de atração, está na hora de entender como aplicar essa metodologia dentro da sua empresa.
Conheça o seu público-alvo
O primeiro passo para aplicar o marketing de atração na sua empresa é conhecer o público-alvo.
Considerando que essa estratégia de marketing busca educar o mercado e ter uma comunicação muito mais acertada, saber exatamente quem é o seu público, quais são suas necessidades, quais são seus desafios e em quais canais estão é o ponto-chave para estruturar todo o seu plano de marketing.
O estudo de personas o ajudará a levantar quais são os perfis de clientes ideais, como eles se comportam e como você pode ajudar cada um desses grupos. Com base nisso, é possível partir para os próximos passos!
Faça um bom planejamento
O planejamento é a peça-chave para uma boa estratégia de marketing de atração. Nele, você considerará todas as ações que acredita que darão resultado com o seu público, além de estipular datas e analisar a possibilidade de melhorar, mês a mês, as ações que estão sendo executadas.
Com o planejamento, é possível nortear o dia a dia das equipes, além de garantir que o objetivo de marketing da sua empresa será considerado a cada ação realizada, uma vez que está documentado e muito bem definido.
Invista em blog posts
O blog é uma excelente ferramenta de trabalho para estratégias de marketing de atração.
Os blog posts, quando bem-feitos e pensados para SEO, ajudam a aumentar o número de páginas do seu site ranqueadas nos mecanismos de busca. Dessa forma, ao fazer uma pesquisa por uma palavra-chave específica que está sendo trabalhada nos seus conteúdos, o usuário pode chegar até você, conhecer a sua empresa e aprender com os materiais que você oferece.
Educar o mercado ajuda não só a aumentar o número de potenciais clientes, mas também a tornar a sua empresa referência naquele assunto, elevando sua credibilidade e a confiança do público no seu negócio.
Com isso em mente, é preciso considerar alguns outros detalhes que explicaremos a seguir, como o estudo de palavras-chave.
Invista em SEO
O investimento em SEO é uma forma de garantir, junto aos blog posts, que a sua página será encontrada pelos usuários.
Essa estratégia engloba o estudo de palavras-chave, de modo que você encontrará os termos de busca mais utilizados pelo seu público para trabalhá-los no seu site; a otimização das suas páginas para a boa navegação do usuário, pensando sempre na sua experiência; a otimização do código do seu site e do blog para tornar o tempo de carregamento da página cada vez menor e muito mais.
Essa estratégia garantirá que as suas páginas apareçam nos mecanismos de busca sempre que o usuário pesquisar por uma palavra-chave específica.
Para garantir que esse resultado seja perene e sustentável, é preciso manter uma rotina de otimização, buscando sempre oportunidades de melhorar o seu ranqueamento.
Trabalhe com automação de marketing
As ferramentas de automação ajudarão no relacionamento com os clientes e prospects. Por meio delas, é possível criar uma comunicação personalizada e automatizada, com base nos interesses dos clientes.
Uma das características mais marcantes do marketing de atração é, exatamente, a possibilidade de se comunicar de forma precisa com o seu público. Com as ferramentas de automação, é possível trocar e-mails com os leads e estreitar os laços.
Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais são responsáveis por uma comunicação bilateral entre empresa e cliente, possibilitando uma troca muito intensa de informações. Os clientes utilizam essas plataformas para se comunicarem com as empresas, dando feedbacks, resolvendo problemas e questionando possíveis dúvidas. Por isso, é interessante que a sua empresa esteja presente nesses canais.
O marketing de atração é uma excelente maneira de trabalhar uma comunicação direta e eficaz com o seu público, educando o mercado e transformando sua empresa em uma referência para os seus consumidores!
Quer aprender mais sobre o assunto? Então, aproveite para conhecer a relação entre Inbound Marketing e mídia paga!