Aprenda a elaborar um planejamento de mídia eficaz

14 de janeiro de 2019
PUBLICADO EM blog
14 de janeiro de 2019 Marcelo Rama

O planejamento de mídia faz parte de um dos momentos mais importantes para a criação de uma campanha de sucesso. No entanto, nem todos os profissionais sabem valorizar essa etapa importante — e é por isso que criamos este texto!

A seguir, vamos explicar tudo o que você precisa saber para fazer com que a sua mídia seja vinculada no momento certo para conquistar o seu público-alvo, tanto no ambiente tradicional quanto digital.

Quer saber mais? Então, continue a leitura e prepare-se para melhorar os resultados da sua marca!

O que é um plano de mídia?

O plano de mídia é a tabela que determina as inserções das mídias de uma marca em diferentes meios de comunicação — da televisão e rádio até o mundo digital, muito importante atualmente para as instituições. Por meio desse documento, as empresas conseguem organizar os seus investimentos, direcionando cada peça publicitária para os públicos desejados.

A partir do plano de mídia, as marcas conseguem identificar qual é o melhor direcionamento para o seu consumidor ideal, observar as tendências e trabalhar para aumentar a sua abrangência por meio do alcance de novos clientes em potencial. Tudo isso em meios de comunicação tradicionais ou digitais.

Qual é a importância do planejamento de mídia?

O plano de mídia está entre as etapas mais importantes dentro do processo de promoção da sua empresa para os possíveis consumidores. A partir desse planejamento, é possível definir quais públicos estão mais suscetíveis a comprar os produtos oferecidos e qual é o melhor momento para oferecer esses artigos ou serviços.

Além disso, também é possível determinar o valor da verba disponível e quais são os melhores formatos para que sejam exibidos em diferentes meios de comunicação — online, tradicionais e impressos.

Outra parte importante é que os profissionais responsáveis pelo planejamento de mídia também precisam realizar todo o acompanhamento da campanha, analisando os seus resultados e identificando as ações de maior sucesso.

Descobrir informações sobre o público, como sites mais acessados e ferramentas usadas para acessar a internet (desktop ou mobile), possibilita a otimização para futuras promoções e melhora cada vez mais o retorno para a marca.

Como elaborar um plano eficaz para alcançar o sucesso?

Agora que você já sabe o que significa um plano de mídia e a importância do planejamento para conseguir bons resultados, separamos uma lista com o passo a passo ideal para conquistar os seus objetivos!

Conheça o seu público-alvo

Quem são as pessoas que estão dispostas a investir tempo e dinheiro nos seus produtos ou serviços? Identificar o segmento da sua empresa é o primeiro passo para começar a pesquisar sobre os consumidores suscetíveis a comprar o trabalho fornecido.

A identificação do público-alvo inclui gênero, idade, região demográfica, renda, ocupação, hobbies, comportamento e quaisquer outras informações que possam ser úteis na hora de elaborar o planejamento de mídia.

Outras informações extremamente relevantes para o planejamento de mídia são: entender como o seu público se comporta na hora de entrar em contato com um produto, saber quais são os caminhos que ele percorre no meio digital e conhecer o seu histórico de pesquisas. Além disso, é importante estudar se esses consumidores trabalham com uma boa demanda de mercado para buscas, auxiliando o processo da implementação de estratégias de Google Ads.

Determine os objetivos do investimento

O que a sua empresa deseja ao direcionar uma parte dos seus fundos para promover a marca junto ao público? As metas podem ser conquistar novos clientes, melhorar a imagem da instituição, garantir autoridade no mercado etc.

Ter essa definição estruturada é essencial para conseguir dar segmento ao planejamento de mídia, uma vez que vai ser possível planejar a quantia ideal para alcançar o objetivo. Além disso, um bom investimento representa mais possibilidades de ações criativas e originais, fazendo com que a sua publicidade se diferencie das demais que são apresentadas ao público diariamente.

Defina o orçamento para a campanha

Após determinar o público-alvo e os objetivos da marca, está na hora de analisar a quantia disponível para investir e conquistar essas metas.

É claro que o valor pode mudar conforme o tamanho da sua instituição. Sendo assim, uma empresa de pequeno ou médio porte não precisa direcionar 90% da sua renda para um planejamento. Contanto que a sua estratégia esteja estruturada corretamente, com o público-alvo determinado junto aos objetivos e às ideias criativas, as chances de conquistar resultados expressivos são altas.

O importante é determinar um objetivo plausível e garantir que o orçamento seja suficiente para alcançar essas metas no prazo estipulado, sempre seguindo o cronograma do planejamento de mídia.

Selecione os canais

As possibilidades para criar um planejamento de mídia diversificado são quase infinitas, uma vez que existem inúmeros meios possíveis para aplicar a estratégia da campanha. Por essa razão, listamos quais são as principais plataformas usadas pelas marcas atualmente. Acompanhe.

Mídias digitais

Ferramentas de busca, como o Google, são excelentes meios para promover a sua empresa utilizando estratégias de SEO e marketing de conteúdo. Além disso, são ótimas para investir e alcançar as primeiras posições nos resultados de pesquisas dos usuários.

As redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest, também favorecem a abrangência da marca, uma vez que é possível trabalhar o alcance por meio do engajamento de usuários em suas publicações.

Com o surgimento das tecnologias, as mídias compreenderam a importância de usar as plataformas digitais para a veiculação de publicidade. Sendo assim, surgiram ferramentas essenciais para a implementação dessas campanhas, que são:

Mídia impressa

Muitos acreditam que os jornais e as revistas só vão continuar funcionando de maneira digital. No entanto, ainda existem consumidores muito fiéis desses canais. Dessa forma, uma análise de público-alvo é essencial para determinar se esse meio é interessante ou não para o seu plano de mídia.

Televisão

As emissoras de televisão representam uma ótima estratégia para alcançar a população em massa. Promover a sua marca no horário nobre ou no programa que alcança exatamente seus potenciais clientes é uma ótima possibilidade na busca por visibilidade.

Rádio

Assim como a TV, o rádio também é um meio de propagação em massa e pode ser aproveitado principalmente nos horários de maior movimentação no trânsito. Atraindo a atenção dos motoristas que estão em seus trajetos até o trabalho ou voltando para suas casas, o rádio pode gerar grandes benefícios.

Como existem diversos canais, a decisão sobre qual é a melhor opção vai ser determinada pela empresa, uma vez que cada uma dessas possibilidades oferece vantagens e desvantagens. Por exemplo, é muito mais fácil analisar os resultados e elaborar relatórios para uma campanha de marketing digital do que determinar quais espectadores foram atraídos por um VT na televisão.

Agora que você já sabe tudo sobre como elaborar um planejamento de mídia, não deixe de revisar os passos que listamos no decorrer deste texto e comece a trabalhar. Os resultados vão depender da qualidade das suas estratégias e da ajuda de especialistas preparados para oferecer o suporte necessário durante o processo.

Que tal conseguir elaborar um plano de mídia para a sua empresa com o auxílio de profissionais consagrados? Então, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!