Campanhas de e-mail marketing fazem parte da estratégia de divulgação de muitas empresas. São muitas as vantagens para o uso dessa técnica pois, com ela, você consegue mensurar resultados, gerenciar o fluxo de contato com seus leads., além de ser mais um canal importante para se relacionar com o cliente e entregar conteúdo sobre seu negócio. Contudo, existem alguns conceitos relacionados a essa prática que você precisa conhecer antes de começar a aplicá-la, como opt-in, opt-out e doube-opt-in.
Assim, antes de disparar suas mensagens para seus contatos, procure entender perfeitamente o que significa cada um desses termos, pois eles são cruciais para o sucesso da sua campanha e do relacionamento com seu cliente.
Neste post, você vai compreender cada um desses conceitos e sua relevância para campanhas de e-mail marketing e as tomadas de decisão do seu negócio. Continue a leitura para saber mais!
O que são opt-in e double-opt-in?
Opt-in é um termo do inglês que significa algo como ‘optar’. Em linhas gerais, ele indica que o usuário deu permissão, no caso do e-mail marketing, para que seus contatos sejam usados na campanha e para receber mensagens das empresas via correio eletrônico.
Anos atrás, campanhas de marketing que incluíam apenas, por exemplo, um anúncio em uma revista ou na TV não consideravam a ideia de pedir permissão do usuário. Esse conceito começou a tomar corpo com o amadurecimento do marketing digital e de iniciativas como próprio e-mail marketing ou divulgação de conteúdo por meio de redes como o WhatsApp.
Por se tratar da esfera privada do usuário, é inadequado que uma empresa envie conteúdo sem autorização prévia. Caso contrário, esses envios são caracterizados como SPAM, o que não é bom para o cliente e muito menos para a companhia.
Mensagens SPAM irritam o consumidor — que pode passar a associar esse sentimento negativo à marca. Para a empresa, ele é uma perda de tempo e dinheiro, visto que você está investindo em pessoas que não estão efetivamente interessadas no que você tem a oferecer.
Para elaborar uma campanha realmente produtiva, que envolva pessoas que vão de fato abrir seu e-mail, lê-lo e considerar sua oferta, considere o opt-in. Nesse ponto, saiba que existem dois tipos diferentes de opt-in, que são:
- permissão ativa: é aquele em que o consumidor se cadastra e demonstra interesse em receber envios da empresa. Um exemplo disso é quando ele toma a iniciativa de assinar a newsletter em um site;
- permissão implícita: acontece quando um usuário tem cadastro ativo com uma empresa que é usado para o envio de mensagens do negócio, mas não deu uma permissão expressa para tal. Essa modalidade deve ser observada com cautela.
Semelhante ao opt-in, o double-opt-in abrange um processo de dois passos, que se preocupa em certificar que o usuário deseja mesmo receber mensagens de uma empresa.
Em geral, ocorre quando uma pessoa dá o primeiro passo para se cadastrar em um site ou preenche um formulário, porém, em seguida, ela ainda recebe em sua caixa um link para confirmar seu interesse.
Após confirmação, o usuário é, com efeito, incluído na lista de contatos para e-mail marketing. Isso é muito benéfico para o negócio, pois, no fim das contas, você conta com leads qualificados com alta chance de conversão, já que eles têm uma interação ativa e expressam entusiasmo em relação à marca.
O double-opt-in não é necessariamente a estratégia mais indicada para toda campanha de e-mail marketing mas ela é muito válida, pois fornece uma segurança extra e garante que a empresa tenha uma ótima lista de contatos.
Depois que o usuário teve todo um trabalho de passar pelas duas etapas, falta pouco para ele se tornar seu cliente, dependendo apenas da qualidade do seu material e do fluxo de nutrição que você preparou.
Como funciona o opt-out e quais são suas vantagens?
Por outro lado, existe o opt-out, que é justamente um mecanismo que permite que o usuário se descadastre de uma lista para parar de receber novos conteúdos de uma empresa.
Disponibilizar um link para que a pessoa expresse essa ‘não permissão’ é obrigatório, além de ser uma ótima prática. Afinal, nada pior para a imagem de um negócio insistir em enviar material para um lead que já deixou bem claro que não quer mais recebê-lo.
Sendo assim, por pior que isso possa parecer, o opt-out pode fazer bem para o seu negócio. Conheça as principais vantagens a seguir.
Melhora a satisfação dos usuários
Dificilmente alguém que é continuamente abordado contra sua vontade vai querer fechar negócios com uma empresa. Ao respeitar essa decisão do consumidor, você deixa as portas abertas e, no futuro, ele pode retomar contato e demonstrar interesse em continuar se relacionando com seu empreendimento.
Fortalece a imagem da sua marca
Instituições que enviam SPAMs e assumem uma atitude insistente acabam tendo sua reputação no mercado manchada e podem, inclusive, figurar em sites de reclamação.
Impede que seu e-mail vá parar em listas de rejeição
Se achar suas mensagens inconvenientes, usuários podem bloquear seu endereço ou reportar para o servidor, o que acaba prejudicando seu domínio.
Otimizar estratégias
Um número expressivo de opt-out pode ser a oportunidade de rever a forma como sua divulgação está sendo programada e aprimorá-la. Seu conteúdo é interessante? Ele é direcionado para seu público-alvo? Você compreende de forma profunda quem é sua persona e desenhou o fluxo de mensagens de forma efetiva?
Apesar do surgimento de outros canais de comunicação, campanhas por e-mail marketing continuam mostrando excelentes resultados para as empresas, por isso elas valem o investimento. Contudo, precisam ser muito bem planejadas para gerar conversões.
Além de contar com conteúdo de qualidade e outros elementos, ter uma lista de contatos opt-in é um fator determinante para o sucesso. Assim, você garante que está falando com um público interessado nos seus serviços e em se relacionar com sua marca.
Com isso em mente, vale a pena considerar o auxílio de uma empresa especializada em marketing digital para aperfeiçoar ainda mais suas estratégias de e-mail marketing e impulsionar os resultados de suas campanhas.
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