O Instagram tem mais de um bilhão de usuários ativos e cada um gasta, em média, 53 minutos na plataforma. É uma ferramenta de marketing indispensável para quem deseja conquistar seguidores, não é mesmo? Não surpreende que esse seja um dos principais objetivos de muitos varejistas. Acontece que não é tão simples assim: é preciso saber como aumentar o engajamento no Instagram.
Continue a leitura para entender o que significa “taxa de engajamento”, qual a importância de ficar de olho nessa métrica e como colocar uma campanha de marketing em prática no Instagram.
Afinal, o que é taxa de engajamento?
A taxa de engajamento no Instagram é uma medida quantitativa de como os usuários interagem com o que você publica. Em outras palavras, são métricas saudáveis para monitorar a força do engajamento por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos.
A fórmula para medir essa taxa equivale ao número de curtidas e comentários que a sua página recebe por postagem dividido pelo total de seguidores. Em seguida, o valor encontrado deve ser multiplicado por 100.
Por que é essencial aumentar o engajamento no Instagram?
Embora uma grande parte do marketing de mídia social envolva postagem e compartilhamento de conteúdo, o ideal é que o público interaja com suas postagens. Então, é importante monitorar o número de pessoas engajadas, que curtem, comentem, visitam seu site pelo Instagram, bem como quais contas geram mais leads.
No Instagram, as pessoas se envolvem porque querem ver e ser vistas. Frequentemente, se tornam seguidores porque a marca é uma criadora de tendências, é popular em seu círculo social ou talvez forneça um conteúdo valioso. Com a consistência das publicações relevantes, elas se tornam verdadeiras fãs.
Nesse sentido, o monitoramento da taxa de engajamento ajuda a determinar o nível de satisfação do cliente e identificar possíveis interrupções. Pode-se dizer muita coisa sobre a qualidade do seu conteúdo ou experiência do usuário (UX). Uma baixa taxa significa uma incompatibilidade entre o que o usuário espera e o que você oferece.
Como fazer isso na prática?
Agora que você sabe o que é uma taxa de engajamento no Instagram e como calculá-la por si mesmo, é hora de entrar no assunto. Confira as principais dicas para ser bem-sucedido.
Antes de tudo, tenha uma identidade visual
Construir a fidelidade do cliente é parte integrante do sucesso de longo prazo do marketing. Isso começa com uma boa primeira impressão. Por exemplo, o que você lembra das marcas que se destacam? Provavelmente são as cores, o logotipo e estilo geral.
Ou seja, é a identidade visual. Antes de adotar uma, é importante encontrar a identidade real. Conheça os principais aspectos da sua marca que são interessantes para comunicar ao público e, em seguida, traduza-os em elementos visuais.
Crie conteúdo com frequência
Uma simples estratégia para construir seguidores leais no Instagram e conquistar a atenção das pessoas é postar regularmente. Isso mostra que você não é só comprometido e leal à sua marca, mas, também, a elas.
Ao postar de forma consistente, os seguidores adquirem o hábito de se envolver com as publicações. A dica é usar um calendário de mídia social para planejar e agendar os posts com antecedência.
Use hashtags
O Instagram foi construído com hashtags. É o principal método da plataforma para classificar e filtrar conteúdo. Ao contrário do Twitter, onde a maioria das pessoas usa apenas uma ou duas, quem usa Instagram pode usar até 30 hashtags por postagem.
Acontece que o risco do excesso é o sistema “pensar” que você está enviando spam para seguidores. Portanto, tenha o cuidado de usar as hashtags certas, sem exagero, para melhorar sua taxa de engajamento.
Publique nos Stories
Cada vez que você adiciona uma nova storie, sua imagem de perfil ganha um círculo vermelho indicando aos seus seguidores que um novo conteúdo está disponível.
Ao postar todos os dias, o perfil fica sempre atualizado e fica visível como um lembrete constante, fazendo com que as pessoas voltem a clicar outras vezes. Também é possível categorizar e compartilhar Stories novamente usando o recurso Destaques na parte superior da página.
Mencione outras pessoas
Se você apresentar qualquer pessoa ou marca no post, mencione-a. Melhor ainda se for nos Stories, pois quem é marcado pode compartilhar nos próprios Stories também.
Isso não só ajuda a aumentar o envolvimento, mas também expande o alcance da mensagem, pois permite que outros usuários que não são seus seguidores vejam o seu conteúdo.
Explore os recursos de vídeo
O Instagram oferece uma variedade de opções de vídeo para profissionais de marketing, empresas e influenciadores usarem com diversos tipos de duração ou formato de vídeo.
O vídeo ao vivo do Instagram Stories é muito útil para grandes revelações sobre novos produtos ou serviços. É vantajoso porque faz com que os seguidores permaneçam em seu perfil por mais tempo. É praticamente obrigatório se você deseja aumentar o tempo de engajamento.
Seja autêntico
Mesmo que você seja superinteligente, engraçado e talentoso, nada se compara a ser autêntico, não é mesmo? Com a empresa acontece o mesmo. Quando ela realmente representa a essência da marca no Instagram, a verdade vem à tona.
Isso vale para fotos, legendas, vídeos e histórias. Às vezes, mostrar um conteúdo real requer a exposição de fracassos ou detalhes de bastidores. Significa também conversar com os seguidores nos comentários, agradecendo-lhes o apoio e incentivando-os a aprender algo.
Aproveite o recurso do Reels
O recurso “Cenas” do Instagram já contava com funções parecidas com o TikTok. Entretanto, a exibição dos conteúdos se limitava aos Stories. Ou seja, ficava disponível apenas nesse formato com durabilidade de 24 horas.
A partir de agora, os vídeos criados com Instagram Reels ficam disponíveis no seu perfil dentro de uma nova aba separada, assim como o IGTV. Além disso, o conteúdo se torna mais duradouro, pois não tem restrição de tempo.
Gostou de saber como aumentar o engajamento no Instagram? Percebeu como é importante ficar de olho nessa métrica? A implementação de todas essas dicas aumentará sua taxa de envolvimento, manterá o interesse do público e atrairá novos seguidores para sua conta. Aproveite para ler também: Como anunciar no Instagram: saiba divulgar a sua marca com essa ferramenta.