Com tanto usuários ativos, muitas empresas utilizam estratégias nas redes sociais para ter sucesso com marketing digital. Para alcançar os objetivos desejados, é preciso saber como anunciar no Instagram para divulgar a marca e obter os melhores resultados.
Se você procura entender como funciona essa rede social e como anunciar na plataforma, encontrou o post ideal! No decorrer deste texto, vamos ensinar como anunciar no Instagram e quais estratégias podem ajudar a sua empresa a conquistar resultados cada vez melhores.
Continue a leitura para saber como anunciar no Instagram e divulgar a sua marca para os seus seguidores na rede social!
Gestão de conteúdo
O primeiro passo para começar a transformar o perfil da sua empresa no Instagram em um sucesso é estudar qual é o conteúdo ideal a ser compartilhado com os seus seguidores. Na internet, tudo acontece muito rápido e as publicações que recebem muitos likes hoje podem se tornar irrelevantes amanhã. Em razão disso, é essencial ficar atento às tendências em redes sociais para criar novas estratégias.
Conhecer o perfil do seu público-alvo, se basear na criação de conteúdos interessantes e que estejam ganhando a atenção dos seus possíveis consumidores devem ser a prioridade de uma empresa na hora de estudar como anunciar no Instagram.
Depois de definir o público-alvo da sua companhia para a rede social, estabeleça um objetivo, quase como um propósito, com a solução da seguinte pergunta: ”Por que a sua empresa precisa de um Instagram?”. Existem respostas para essa questão que vão desde gerar tráfego para um site e reforçar a imagem de uma marca até vender um produto ou serviço etc.
Após obter a resposta para essa pergunta é que a sua empresa deve começar a planejar os conteúdos que serão abordados, definindo a maneira de se comunicar com o público.
Estratégias
Para que as empresas consigam atingir os objetivos traçados, é preciso saber como anunciar no Instagram utilizando algumas estratégias.
Separamos a seguir algumas dicas sobre como aprimorar a visibilidade do negócio para você utilizar no Instagram e começar a melhorar o desempenho do perfil da sua empresa nessa rede social tão importante nos dias de hoje.
Desenvolva conteúdos exclusivos
Diferente das contas pessoais, as empresas precisam de estratégias nas redes sociais para terem sucesso com o marketing digital, e a produção de conteúdos exclusivos em cada plataforma utilizada é um ponto essencial. Usuários que utilizam o Instagram por razões pessoais não têm essa preocupação, no entanto, as empresas precisam produzir conteúdos diferentes do que é visto diariamente pelo público.
Produza as imagens que serão publicadas sem utilizar as que já estão saturadas em bancos de dados, explore a criatividade para escrever um texto interativo e que induza o seguidor a interagir com a empresa e não se esqueça de escolher a hashtag ideal para o assunto.
Aposte na qualidade do conteúdo
O Instagram é uma rede social que foca a qualidade visual e, sendo assim, é essencial priorizar a escolha de publicações com imagens bem-feitas e editadas para conquistar a atenção do leitor de maneira positiva.
Utilize hashtags em suas publicações
As hashtags se parecem com palavras-chave nas redes sociais e são utilizadas para categorizar as publicações. Elas são transformadas em hiperlinks dentro do Instagram e direcionam os usuários para outros posts que apresentam conteúdos relacionados.
Uma das principais funções dessa ferramenta é se transformar em referência para o seu negócio, principalmente se a sua empresa criar uma hashtag própria e exclusiva. Esse recurso é essencial para gerar visibilidade e destaque nas suas publicações, uma vez que o público associará a hashtag à sua marca.
Alinhe as suas estratégias de marketing integrando o Instagram com o Facebook
Instagram e Facebook são duas redes sociais que estão interligadas. Inclusive, possibilitam a replicação de conteúdos que são publicados. No entanto, para as empresas, o ideal é fazer com que ambas as plataformas interajam entre si, potencializando os efeitos uma da outra.
Apresente as qualidades da sua empresa
Quais são as vantagens de se tornar um cliente? O que a sua empresa tem que se destaca entre a concorrência? Quais são os seus valores? Isso tudo pode ser abordado por meio de publicações no Instagram de maneira natural e interessante para o leitor. Demonstrar as qualidades da sua marca vai fazer com que o público conheça cada vez mais o perfil da sua empresa.
Apresente um CTA (Call To Action)
Os anúncios no Instagram permitem ao anunciante a possibilidade de incluir um Call To Action, chamando público atingido para realizar determinada ação, seja ela abrir a página da empresa no Facebook, seja acessar o site cadastrado na publicação.
Essa estratégia é muito importante para aumentar o tempo que o usuário permanece em contato com a sua empresa, inclusive, é possível direcionar a sua atenção para outro conteúdo relacionado, aumentando o índice de engajamento.
Prefira as fotos #semfiltro
Segundo os estudos de Dan Zarrella, um cientista de redes sociais, as fotos que são publicadas sem filtros extravagantes promovem maior engajamento. Uma das justificativas para essa comprovação é o sucesso da hashtag #NoFilter no Instagram.
Curta as publicações de outros usuários
Quando uma empresa começa a curtir as publicações de usuários que têm interesses relacionados aos seus serviços ou produtos, essas pessoas vão começar a perceber a presença da sua marca no Instagram e se interessar pelo seu perfil.
Para encontrar esses usuários, é interessante procurar por publicações que utilizem hashtags relacionadas às que a sua empresa utiliza e curtir as fotos que já foram publicadas.
Realize sorteios
Oferecer algo em troca de novos seguidores é uma tendência no Instagram. Muitas empresas de cosméticos e até mesmo eletrônicos já utilizam essa estratégia para melhorar o engajamento e aumentar o número de usuários seguindo os seus perfis.
Para realizar um sorteio em seu perfil, escolha o produto ou serviço que é mais procurado em sua empresa e realize uma publicação na qual os usuários devem seguir a sua conta, curtir a foto e deixar um comentário marcando outros amigos.
Inclua a sua localização nas publicações
Registrar a localização da sua publicação faz com que os usuários próximos consigam visualizá-la com mais facilidade. Sendo assim, sempre que for possível, utilize essa estratégia para atrair a atenção de possíveis novos seguidores e, consequentemente, consumidores.
Convide influenciadores digitais para publicarem no perfil da empresa
É muito comum notar influenciadores digitais aparecendo em vídeos e blogs de diferentes marcas e empresas, porém, essa estratégia está expandindo e agora chegou ao Instagram. Convide profissionais que tenham um público-alvo parecido com o da sua empresa e perceba a importância da influência dessas publicações para a melhora do seu engajamento.
Publique imagens com pessoas
Segundo um estudo divulgado pelo site Post Planner as publicações no Instagram que têm rostos de pessoas receberam 35% a mais de engajamento do que outras fotos, com paisagens ou apenas textos.
Compartilhe as fotos dos seus clientes
Quando um consumidor adquire um produto da sua empresa e compartilha nas suas redes sociais, está demonstrando que obteve uma experiência de compra positiva. Como agradecimento pela divulgação, as marcas que compartilham essas publicações acabam encorajando outros clientes a realizarem a mesma ação para aparecerem em seus perfis.
Conte uma história
Histórias são utilizadas como recursos para atrair, encantar e conquistar a fidelidade dos clientes. Publicar uma imagem com um bom storytelling garante um alcance surpreendente de curtidas e comentários no Instagram.
Mencione citações
Essas postagens fazem sucesso em todas as redes sociais, principalmente no Instagram. As empresas costumam divulgar publicações com todos os tipos de citações, desde frases engraçadas até mensagens motivacionais.
Frequência de postagem
Para entender como anunciar no Instagram da maneira correta, é preciso saber que cada rede social tem uma frequência de postagem diferente e que é necessário seguir um padrão de publicações, priorizando divulgar o seu conteúdo em horários com mais usuários online.
Assim, estabeleça uma frequência diária, semanal e mensal de publicações com temas a serem abordados. Essa estratégia garante que a sua empresa não fique sem conteúdos para alimentar a rede social. Uma vez que o Instagram ainda não oferece a possibilidade de agendar as suas publicações dentro do aplicativo, é preciso se programar para realizar o post dos conteúdos.
Como as publicações que aparecem no feed dos usuários deixaram aparecer por ordem cronológica, as empresas podem se organizar para publicar no máximo 3 imagens por dia, dependendo da demanda de conteúdo.
É importante lembrar que os usuários não gostam de seguir contas que saturem a timeline com publicações. Por isso, é necessário planejar com cuidado os dias e horários em que o seu conteúdo será publicado.
Comunicação com o cliente
As publicações realizadas no Instagram têm diversos objetivos, mas um dos principais é agradar aos usuários que seguem a sua empresa. No entanto, além da sua publicação ser interessante e apresentar uma descrição que envolva o leitor, fazendo com que ele interaja com a sua marca, é preciso responder às interações dos usuários.
Muitas vezes, os consumidores utilizam as redes sociais das marcas para tirar dúvidas, dar sugestões, realizar críticas ou elogios, e é necessário responder a todas essas interações, mostrando ao público como a empresa valoriza o contato com os clientes.
Visibilidade da marca
Uma das principais vantagens de anunciar a sua empresa no Instagram é a oportunidade de aumentar a visibilidade da sua marca para o público-alvo, com a criação de publicações relevantes para o interesse das pessoas que optam por seguir seu perfil nessa rede social.
Quanto melhor for o conteúdo disponibilizado por uma empresa no Instagram, mais pessoas vão seguir o perfil, aumentando a visibilidade do material publicado e, consequentemente, da marca.
É importante ressaltar que a visibilidade de uma empresa não diz respeito apenas ao número de seguidores. Ou seja, é preciso conquistar seguidores ativos, que interajam com as publicações e levem o seu conteúdo para outros usuários, fazendo com que o seu perfil cresça cada vez mais, com possíveis consumidores ou clientes já fidelizados.
Anúncios
Assim como em outras redes sociais, o Instagram também permite a realização de anúncios quando o perfil é configurado como página de negócios. As publicações patrocinadas podem ser realizadas com fotos e vídeos no feed dos usuários ou no Instagram Stories.
Preparamos a seguir algumas instruções que auxiliam a entender como anunciar no Instagram, confira:
Criar uma conta no Facebook Manager Business
O primeiro passo é criar uma conta no Gerenciador de Negócios no Facebook, onde é possível elaborar anúncios, gerenciar diferentes páginas e usuários também no Instagram.
Associar as suas páginas com o Gerenciador de Negócios
Depois de criar a sua conta, é preciso associar a sua fanpage do Facebook e a do Instagram no Gerenciador de Negócios e, então, a sua empresa estará apta a realizar anúncios nas duas redes sociais e medir os resultados alcançados com as promoções.
Elaborar uma campanha
Procure a opção de criar campanha e comece a colocar em prática as estratégias planejadas para o seu negócio. Nessa aba, você vai precisar preencher o nome da campanha e o objetivo dela. Também é preciso selecionar o orçamento escolhido para investir e qual será o público-alvo, direcionando desde localização, idade, gênero e idioma.
Por último, é necessário escolher o ”posicionamento”, ou seja, se o seu anúncio será veiculado no Facebook ou Instagram. O Gerenciador de Negócios permite anunciar em ambas as plataformas e essa é uma escolha de cada empresa conforme o planejamento realizado.
Produzir o anúncio
Agora é a hora em que você precisa incluir as informações do seu anúncio — como o CTA (Call to Action) e URL — e inserir o formato da publicação, que oferece 4 possibilidades:
- imagem: antes de publicar o seu conteúdo é importante prestar atenção, pois, assim como no Facebook, o Instagram também não aceita que os textos nas imagens ocupem mais de 20% da área;
- vídeos: os conteúdos publicados em formato de vídeo devem conter no máximo 60 segundos para serem publicados;
- carrossel: esse formato já é muito utilizado em anúncios no Facebook e agora está ganhando a cena no Instagram: são 3 a 5 imagens que são roladas para o usuário;
- Stories: já é possível programar anúncios no Instagram Stories, no entanto, apenas as imagens e os vídeos na proporção 9:16 podem ser utilizados.
Definir as configurações de rastreamento
Para conseguir mensurar as visitas que foram geradas em seu site a partir das visualizações na sua campanha, é preciso incluir tags de URLs. A melhor ferramenta para realizar esse processo é o Criador de URLs do Google.
Na aba ”Monitoramento de Conversão”, o Gerenciador de Negócios oferece a possibilidade de selecionar o rastreamento das conversões por meio do pixel de conversão do Facebook ou de outro pixel.
Também é preciso instalar os pixels no site. Com esse dispositivo, é possível otimizar uma campanha de acordo com o objetivo — seja melhorar as vendas, seja gerar leads — e a mensuração dos resultados por meio do painel da ferramenta.
Finalizar o envio
Após realizar todas essas configurações, basta clicar em ”Carregar alterações” e a sua campanha vai ser enviada para aprovação da plataforma. Depois de aprovada, o conteúdo será publicado. Esses são todos os passos que você precisa saber sobre como anunciar no Instagram.
Mensuração dos resultados
Com todas essas estratégias para obter sucesso e o passo a passo sobre como anunciar no Instagram, levantamos a questão: como mensurar os resultados obtidos durante cada campanha?
A resposta para essa pergunta está dentro do próprio aplicativo do Instagram, com a aba Insights. Se trata de uma plataforma dentro da rede social que oferece aos perfis de negócios a oportunidade de acompanhar os resultados de alcance, impressões, engajamento e número de visualizações no Stories.
Por meio do Instagram Insights, é possível acompanhar as publicações que mais agradam aos seus seguidores e quais precisam ser repensadas e melhoradas para garantir mais retorno. Devemos ressaltar que o Instagram não exporta os resultados dos perfis para outros arquivos — para acompanhar o desempenho, é necessário abrir o Insights dentro do aplicativo.
Alcance e impressões
O Instagram Insights divide as suas visualizações em alcance e impressões. É considerada uma impressão cada vez que uma publicação é visualizada, ou seja, se um usuário visualizar um post seu mais de uma vez, cada visita será contabilizada como uma impressão.
O alcance é o número de usuários que visualizaram a postagem, não importando se voltaram a acessar a mesma publicação novamente.
Métricas de seguidores
São disponibilizadas 4 métricas de acompanhamento dos seguidores no Instagram Insights. São elas:
- gênero e idade: são apresentados dados como a quantidade (em porcentagem) de seguidores homens ou mulheres e a faixa etária dos usuários;
- localização: é possível acompanhar quais são as cidades e países em que vivem os seus seguidores;
- horários: o Instagram Insights oferece aos perfis de negócios a oportunidade de acompanhar diariamente quais são os horários em que os seus seguidores estão conectados;
- dias: também é apresentado quais são os dias em que o público se torna mais ativo na rede social.
Envolvimento
Essa área informa a quantidade de curtidas e comentários que cada publicação realizada em seu perfil recebeu. É possível também filtrar as suas publicações por fotos e vídeos e, além disso, o Insights oferece a possibilidade de acompanhar os dados por 7 dias, 30 dias, 3 meses, 6 meses, 1 ano e 2 anos, auxiliando em casos de campanhas de curto e longo prazo.
Embora o Instagram Stories não forneça uma planilha com os relatórios disponibilizados, é muito importante realizar o seu próprio acompanhamento com os dados fornecidos no aplicativo. Registrar os dados recebidos e analisar o andamento das publicações é essencial para melhorar cada vez mais a qualidade do conteúdo do seu perfil.
Instagram Stories
Lançada em agosto de 2016, a plataforma Stories é uma funcionalidade do Instagram com uma proposta diferente do que é apresentado para as publicações no feed dos usuários.
A criação do Instagram Stories foi planejada após o crescimento do Snapchat. Na época, Mark Zuckerberg tentou realizar a compra do aplicativo em ascensão, porém, a oferta foi recusada e o Instagram começou os preparativos para o lançamento da sua própria plataforma.
Para os usuários, o Stories funciona como uma maneira de publicar imagens e vídeos sem causar o conhecido overposting no feed. Já para as empresas, a ferramenta é vista como uma nova oportunidade de divulgar o seu trabalho e serviços.
A importância do Instagram Stories para as empresas
Desde a sua criação, o Stories vem se mostrando muito eficiente para as marcas. A funcionalidade do aplicativo não exige a migração de usuários e nem a criação de uma nova base de seguidores, uma vez que todos os consumidores que acompanham o perfil na rede social conseguem visualizar o conteúdo publicado.
Com o Stories, também é possível criar uma sensação de proximidade com a sua audiência. Com a informalidade da funcionalidade, as empresas conseguem publicar conteúdos que mostrem os seus bastidores e interagir mais facilmente com o público.
Estratégias para utilizar nos Stories
Para auxiliar a sua empresa na hora de criar conteúdo para o Stories da sua empresa, listamos algumas dicas abaixo:
Adicione links nas suas publicações
Em maio de 2017, o Instagram liberou o recurso de adicionar links nos Stories para as contas de negócios com mais de 10 mil seguidores. O endereço para direcionar o usuário é disponibilizado no inferior da sua publicação.
Mencione diferentes usuários
Essa estratégia é muito recomendada em casos de parcerias com outras empresas e publicação de resultados de sorteios ou promoções. Quando uma conta é mencionada em uma história publicada, o perfil é notificado por meio das mensagens diretas do aplicativo.
Utilize os recursos gráficos
O Instagram passou a investir muito no desenvolvimento de recursos gráficos para o Stories. Hoje, é possível incluir GIFs, legendas com diversas cores e fontes, adicionar stickers e publicar a sua localização habilitando o GPS.
Ao incluir essas ferramentas em sua publicação, você pode diferenciar o conteúdo das outras publicações que os seus seguidores visualizam na plataforma.
Métricas dos Stories
Falamos sobre a mensuração dos resultados no tópico anterior, no entanto, resolvemos explicar agora sobre como isso funciona para o Stories. O acompanhamento dos resultados das suas histórias também é feito no Instagram Insights. Na ferramenta, você encontra diversos dados sobre os usuários que acompanharam o conteúdo que você disponibilizou.
- toques para avançar: quantidade de pessoas que tocaram na tela para visualizar a próxima publicação da sua história;
- saídas: número de usuários que saíram das suas publicações no Stories;
- respostas: quantidade de respostas que a sua publicação recebeu.
Com tudo o que apresentamos no decorrer deste texto, podemos afirmar que o Instagram é uma ótima ferramenta para melhorar o contato da sua marca com os clientes e divulgar o seu trabalho para o público que utiliza a rede social diariamente.
Agora que você já sabe como anunciar no Instagram, utilizando as melhores estratégias para atingir os objetivos traçados pela sua empresa, que tal começar a notar o crescimento do seu perfil na rede social? Os resultados serão surpreendentes!
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