Como ser posição zero do Google e por que é bom para o e-commerce?

19 de março de 2018
PUBLICADO EM blog
19 de março de 2018 Marcelo Rama

Diante de um mercado competitivo, sobressair-se nos mecanismos de busca é fundamental. Aparecer na primeira página do Google significa atrair mais tráfego, gerar novos leads e, consequentemente, novas vendas. Por isso, é importante otimizar seu site, blog e páginas da web.

Por outro lado, resultados ambiciosos demandam estratégias que destaquem sua empresa dos concorrentes. Não basta estar na primeira página, alcançar a posição zero do Google é um caminho para gerar mais autoridade por meio do tráfego orgânico — isto é, sem compra de espaço.

Por ter uma atuação completa na internet, o mercado e-commerce tem uma necessidade ainda maior de ter uma estratégia de marketing digital bem definida. Ou seja, além de uma plataforma de vendas online, é importante que haja forte presença em redes sociais, blogs e um bom resultado nos mecanismos de busca.

Quer saber o que é a posição zero do Google, como alcançá-la e por que isso é bom para o e-commerce? Continue lendo!

O que é a posição zero do Google?

A posição zero do Google (ou featured snippets) é o resultado de pesquisa orgânica que fica em um bloco de destaque que antecede a posição um. Esse destaque extrai fragmentos do conteúdo que responde o que está sendo buscado. Além disso, também é apresentada a URL, e pode-se realçar também imagens, listas ou tabelas.

Basicamente, o Google detecta as páginas que respondem a consulta do pesquisador e as aponta, chamando mais atenção do usuário. Como reflexo, a taxa de cliques naquela página é maior, uma vez que o Google já transmite, no primeiro momento, que lá existe um conteúdo confiável e adequado à busca.

Como conquistar a posição zero?

O primeiro passo para alcançar a posição zero do Google é ocupar a primeira página da busca, mais precisamente, os cinco primeiros lugares. Por isso, é necessário desenvolver estratégias de Search Engine Optimization — SEO (ou otimização para os mecanismos de pesquisa).

Alcançando a primeira página da pesquisa

O objetivo do SEO é aplicar técnicas de otimização nas páginas para que haja um melhor rankeamento orgânico e maior autoridade para um site ou blog. Criar conteúdos atualizados, de qualidade e úteis para quem busca é fundamental. A seguir, serão apresentadas seis técnicas para alcançar a primeira página do Google.

1. Determine a palavra-chave

A palavra-chave diz muito sobre o que o leitor está buscando no Google. Por meio do auxílio de ferramentas específicas, é possível entender quais termos têm um volume de busca maior, e sua interpretação dirá quais são mais adequados ao que você oferece.

2. Gere um conteúdo de qualidade

Muitos fatores caracterizam um conteúdo de qualidade. Entre eles, está a utilidade das informações, a adequação à persona, a linguagem utilizada e o formato empregado. Importante ressaltar que o Google ranqueia melhor os conteúdos que estão atualizados.

3. Otimize os títulos

Após gerar um conteúdo de qualidade e determinar a palavra-chave, é o momento de criar o título que será apresentado no mecanismo de busca. Crie um título que seja atraente ao público. Lembre-se que o conteúdo deve entregar o que foi prometido no título. Algumas regras devem ser seguidas para que o resultado seja satisfatório:

  • a palavra-chave deve estar no título;
  • o título deve ter entre 8 e 16 palavras e entre 55 e 67 caracteres;
  • o título deve ser instigante e deve transmitir valor ao leitor.

4. Faça links internos

Dentro de seu conteúdo, é possível fazer links e alusões a outros conteúdos já publicados. Isso é um convite para que o usuário passe mais tempo em seu site, o que é positivo pois a elevação da permanência indica uma página de qualidade.

5. Otimize imagens

Essa técnica é muito simples. Basta inserir a palavra-chave no alt text (texto alternativo) no momento de publicar o conteúdo. Essa pequena adequação tem o poder de otimizar os resultados no mecanismo de pesquisa.

6. Tenha uma URL amigável

Assim como a otimização da imagem, preparar uma URL amigável é uma adequação simples, porém significativa. A URL deve ser clara e curta, não deve ter acentos ou cedilha. Não é recomendável usar números, pois caso o seu conteúdo seja atualizado, a URL deverá manter-se a mesma.

Alcançando a posição zero do Google

Agora que você já sabe como ficar entre os primeiros resultados, é o momento de evidenciar seu conteúdo e alcançar a posição zero do Google. Lembre-se que existem três tipos mais frequentes de destaque, são eles:

  1. parágrafos curtos com resposta informativa;
  2. listas enumeradas com dicas ou instruções;
  3. tabelas estatísticas.

Após determinar qual das três formas de destaque é mais adequada ao seu conteúdo, utilize as técnicas fundamentais para conquistar a posição zero do Google:

  • tenha uma abordagem interrogativa, “como”, “quem”, “quando”, “o que”, etc.;
  • gere uma resposta curta e direta, dentro de um conteúdo claro e objetivo;
  • resuma a resposta em um parágrafo e formate o trecho na tag <p>;
  • coloque o parágrafo abaixo do cabeçalho da pergunta;
  • verifique a resposta dos concorrentes e garanta que a sua está mais completa.

Por que é importante alcançar essa posição?

A prevalência da posição zero teve um aumento constante desde seu surgimento. Mais perguntas estão sendo esclarecidas de forma prática com o auxílio do Google, e isso tem aumentado o acesso às páginas que oferecem um conteúdo relevante e adequado à pesquisa.

Além de atrair pessoas que demonstram interesse no conteúdo que é disponibilizado pelas suas páginas, alcançar essa posição auxilia a conquistar a confiança do usuário, já que você se mostra capaz de solucionar o problema dele.

Chegar à posição zero do Google é importante para que o e-commerce gere autoridade no mecanismo de pesquisa e otimize o tráfego do seu site. Com isso, trabalha-se também a reputação da marca, a captação leads e sua qualificação, até a conclusão de novas vendas.

Como o e-commerce pode se beneficiar dessa estratégia?

Um negócio e-commerce deve estruturar uma estratégia de SEO com o objetivo de alcançar a posição zero do Google. Essa estratégia pode trabalhar com o funil de vendas e responder perguntas que direcionem para conteúdos das três etapas desse processo. São elas:

  • topo do funil: essa é a etapa de atração. Deve-se analisar sua persona e desenvolver conteúdos que respondam as suas perguntas;
  • meio do funil: essa é a etapa de consideração. O objetivo é converter o visitante — que está demonstrando interesse em sua marca — em um lead;
  • fundo do funil: essa é a etapa de decisão. Você deve apresentar seus diferenciais diante da concorrência e mostrar-se qualificado a suprir as dores da persona.

Esse recurso do Google impacta diretamente na busca dos resultados que sua empresa almeja. Ele auxilia na manutenção e alcance das metas de marketing e vendas que contam com o marketing digital como ferramenta estratégica para o negócio.

Agora você já entende mais sobre a posição zero do Google. Apesar de simples, deve-se trabalhar o SEO de forma estratégica. Além disso, o esforço deve ser frequente para que os resultados sejam satisfatórios.

Ter uma equipe especializada em marketing digital é fundamental para alcançar os resultados esperados. Por isso, deve-se contar com uma agência que tem expertise de mercado e domínio das técnicas e práticas de ranqueamento.

Quer conhecer um plano adequado às necessidades da sua empresa? Entre em contato conosco!