Com a evolução da internet várias profissões começaram a surgir e a forma de divulgar os produtos e serviços foi sendo ampliada. A partir disso, muitas pessoas perceberam a importância de contratar influencer digital, visto que eles usam sua imagem pessoal nas redes sociais, como Instagram e Facebook, para gerar mobilização e engajamento nas plataformas digitais. Dessa forma, esse profissional contribui para tornar o empreendimento mais conhecido entre o seu público-alvo, aumentando as vendas e o faturamento do negócio.
Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura do artigo e veja quais as vantagens e como contratar um influencer digital. Boa leitura!
Confira os benefícios de contratar influencer digital
Com as lives e o isolamento social, consequentes da pandemia, aumentou a procura por publicidade via influencers. Isso acontece porque, neste momento, a população está ainda mais conectada no ambiente virtual, assim, as chances de o consumidor ver uma divulgação da sua empresa nas redes sociais aumentou significativamente. O que traz inúmeros benefícios para o empreendimento, como:
- os influencers conseguem aumentar a audiência da marca;
- tem o papel de humanizar o seu serviço e produto, ao dar o rosto e a voz para determinada campanha publicitária;
- dão sua imagem e credibilidade para a empresa;
- aumentam as vendas do empreendimento, visto que suas recomendações têm um grande peso na decisão de compra dos consumidores;
- ter um influencer conectado com sua marca e o seu público-alvo;
- orçamento adequado à necessidade da organização.
Além disso, esse profissional também consegue influenciar e mudar a opinião pública, ao dizer qual a sua própria visão sobre o produto/serviço ofertado. O que contribui para que a audiência veja a companhia em uma ótica positiva.
Veja como é possível iniciar essa estratégia
Agora que você já sabe quais os benefícios de contratar influencer digital, é preciso que entenda como é possível iniciar essa estratégia de forma certa. Então, não deixe de conferir os tópicos a seguir!
Defina um objetivo para a parceria
Para definir bem os objetivos da parceira, é necessário descobrir quem é a sua persona, saber quais são os seus gostos, o tipo e formato de conteúdo que costuma consumir etc. Isso o ajuda a contratar um influencer digital que atinja as expectativas do empreendimento, que pode ser um aumento do número de seguidores nos perfis das mídias digitais, maior engajamento nas postagens, aumento de vendas, entre outros.
Com os dados em mãos, você conseguirá saber qual publicidade tende a surtir mais efeito com o seu cliente ideal, seja por meio de textos, vídeos ou imagens. Assim, fica mais fácil descobrir quais são os profissionais mais indicados para influenciar na decisão de compra das pessoas e, assim, atingir os objetivos da campanha.
Busque influencers que estejam alinhados à cultura da empresa
Para contratar influencer digital que esteja alinhado à cultura da empresa, é preciso levar em consideração alguns pontos na hora da pesquisa, como:
- número de seguidores que eles têm nas mídias sociais;
- quantidade de pessoas inscritas no canal do youtube;
- média de visualizações em cada vídeo;
- número médio de engajamento nas publicações etc.
Além disso, é fundamental que os valores e interesses do influenciador sejam parecidos com os da sua organização, já que ele vai ser um tipo de “embaixador” da empresa. Portanto, para conseguir identificar esses traços, faça as seguintes perguntas para si:
- O influencer é sério ou divertido?
- Ele costuma causar polêmica?
- Como sua personalidade pode afetar a minha empresa?
- Ele já fez alguma parceria com o meu concorrente?
Não esqueça que para a parceria dar certo, é importante saber em qual estágio de audiência esse produtor de conteúdo se encontra. O ideal é contratar influenciadores que estejam quase do auge no seu trabalho, pois, do contrário, você pode não atingir os resultados esperados em sua campanha publicitária.
Esteja preparado para o que o influenciador pode ou não trazer
Caso o influenciador digital que pretende contratar tenha uma excelente audiência, o seu site pode atingir um número muito grande de acessos simultâneos. Isso, geralmente, traz resultados satisfatórios para o empreendimento.
Contudo, é preciso ficar atento a outros detalhes, para que tudo funcione como planejado. Por exemplo, já pensou se o portal da empresa não aguentar muitos acessos ao mesmo tempo? Isso pode fazer até o site sair do ar na hora em que as pessoas estiverem realizando a compra. O que traz inúmeros prejuízos para a empresa, como não conseguir aumentar as vendas online e passar uma imagem negativa da marca para os internautas e demais seguidores do influencer.
Encontre a agência do influenciador
Muitos influencers digitais colocam nas mídias sociais que o contato para parceria é feito por ‘Direct’. Contudo, nem todos os profissionais divulgam de forma simples o contato certo para o comercial.
Em caso de influenciadores maiores, que são mais famosos, eles costumam ter uma agência ou agenciadores para realizar a negociação de mídia. Por isso, é importante que tenha uma boa rede de contatos, para que seja mais fácil conseguir o telefone e e-mail da pessoa encarregada de fechar os contratos.
Faça negociação de valores e entregáveis
É perceptível que quanto mais famosos são os influenciadores, maiores são os valores que esses profissionais vão cobrar pela parceria. Isso porque eles têm uma maior autoridade e respeito da sua comunidade, fazendo a organização atingir os melhores resultados na campanha.
Contudo, na hora da negociação dos preços, tente fechar um contrato que melhor se adeque às necessidades da companhia. Isso pode ser feito por meio de um valor fixo, pela realização de uma ação ou um pacote de entregáveis, com texto, vídeo, presença em evento, entre outros. Além disso, o valor pago pode ser por CPC (custo por clique em anúncio), CPM (custo por mil exibições de anúncio) e por conversão.
Contudo, caso queira agilizar o processo na hora de contratar influencer digital para fazer parcerias, você pode usar a tecnologia ao seu favor e contar com a ajuda de algumas plataformas, como Post2B; Influency.me; Airfluencers, Celebryts, Digital Influencers, Hubble etc. Por meio dessa estratégia, fica mais fácil encontrar o profissional ideal para promover o seu empreendimento da forma certa.
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