Diariamente são feitas mais de 3,5 bilhões de pesquisas no Google, segundo o site Internet Live Stats. Por isso, pensando em melhorar a experiência dos usuários, o Google lança um core update com certa frequência. Isto é, uma atualização com diversas melhorias no algoritmo que influencia o padrão de busca.
O principal objetivo de um core update é tornar o algoritmo de rankeamento do Google mais eficiente para buscar os melhores conteúdos relacionados à pesquisa, levando em consideração a relevância e a qualidade.
Se você trabalha com marketing digital, é preciso ficar atento às mudanças do Google, já que elas impactam diretamente o desempenho dos sites. Por isso, não se preocupe, separamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto no texto a seguir, boa leitura!
O que é o core update e para que serve
Como mencionamos anteriormente, o core update é uma atualização frequente do Google com a finalidade de aperfeiçoar o mecanismo de busca e mostrar resultados mais relevantes para o usuário.
Em geral, é lançada uma atualização por ano, com novos fatores-chave para o rankeamento das páginas no buscador, como a autoridade da página e a confiabilidade do conteúdo, por exemplo.
Como essa atualização funciona na prática
Caso você esteja se perguntando o que muda na prática com o core update, temos alguns exemplos abaixo.
O primeiro ponto a ser notado logo após a atualização é a mudança de posição da sua página ou site nos resultados do Google. Dependendo dos novos fatores considerados pelo buscador, um conteúdo pode subir ou cair de posição no resultado de uma pesquisa.
Esse fator pode ser observado por uma queda no tráfego orgânico da sua página também, conforme acompanhamento feito na ferramenta Google Analytics.
Em segundo plano, é preciso que o time de marketing digital repense sua estratégia de conteúdo, afinal, cada core update do algoritmo do Google traz novos fatores essenciais para um bom rankeamento e, muitas vezes, desconsidera alguns dos elementos anteriores.
Por dentro das últimas atualizações
Para a sua estratégia de marketing digital ser mais eficaz, é preciso que ela esteja alinhada com os mesmos fatores que o algoritmo do Google leva em consideração. Assim, aumentam as chances da sua página ter um desempenho melhor nos resultados de busca.
Por isso, veja abaixo alguns dos últimos core updates do Google.
Os elementos essenciais do conteúdo
Uma das últimas atualizações do Google levou em consideração a sigla EAT (Expertise, Authority, Trust), que significa Conhecimento, Autoridade e Confiabilidade, em português.
Esses três elementos foram destacados pelo buscador como fatores-chave para um bom rankeamento, na atualização de 2019, e consideraram aspectos como, erros gramaticais, relevância do site ou autor, além de links externos confiáveis ao longo do conteúdo.
Além disso, a atualização levou em conta também a estrutura dos conteúdos e a experiência de leitura do usuário, com alta relevância para conteúdos fluidos e bem escritos, com o uso correto dos intertítulos.
Por fim, vale destacar também a diversidade de conteúdos proposta em uma das atualizações, ou seja, se antes um mesmo site possuía várias páginas em um resultado de busca, agora o Google mostra mais opções, fazendo com que um mesmo site apareça no máximo duas vezes.
A experiência mobile
Uma das grandes atualizações dos últimos anos foi em relação à qualidade da experiência mobile. Se antes muitos websites tinham uma ótima experiência no desktop e uma versão mobile não tão boa, agora isso é penalizado nos resultados de busca.
A partir dessa mudança, o Google passou a considerar a qualidade da versão mobile do site, a velocidade de carregamento, se o site é responsivo, entre outros elementos essenciais da experiência nos dispositivos móveis.
As atualizações de 2021
A maior atualização realizada pelo core update de 2021 foi relativa à sigla EAT, que citamos anteriormente. Além de considerar os elementos de conhecimento, autoridade e confiabilidade de um conteúdo e página, o Google considerou também o tempo de carregamento da página no primeiro clique, e o tempo de resposta das interações realizadas já dentro do site.
Com destaque importante para os anúncios: páginas com muitos anúncios que atrapalham o conteúdo estão perdendo pontos no rankeamento, pois pioram a experiência do usuário.
Como preparar seu site para esse tipo de mudança
Como essa atualização do Google acontece todos os anos, é preciso estar preparado para as mudanças que vierem, respondendo rapidamente às atualizações sem sentir um grande impacto em suas métricas.
Por isso, além de ficar atento aos core updates, é preciso atualizar também a estratégia de marketing digital para ser mais eficiente e trabalhar em conjunto com os novos fatores do algoritmo.
De olho nas métricas
O primeiro passo é ficar atento às métricas dos meses anteriores à atualização. Por isso, baixe relatórios ou salve dashboards das suas ferramentas de análise como Google Analytics, por exemplo.
Assim, você terá um material comparativo para entender as diferenças e impactos causados após a atualização e saberá por onde começar seu plano de ação para implementar melhorias.
Otimizar conteúdos anteriores
Antes de pensar em novos conteúdos, uma boa ação é otimizar os conteúdos anteriores que foram impactados pela atualização, repensando a palavra-chave, os links ao longo do conteúdo, ou mesmo acrescentando novas informações.
Um bom design e estrutura do site, mas de forma otimizada, pode melhorar a experiência do usuário e ainda diminuir o tempo de carregamento da página.
Repensar a estratégia de marketing digital e SEO
Observando as métricas e otimizando os conteúdos anteriores, bem como a estrutura do site, o próximo passo é implementar os novos elementos do core update do Google no dia-a-dia da estratégia de marketing digital e SEO, para garantir o melhor desempenho.
Agora que você já sabe as principais mudanças do último core update do Google e como preparar o seu site para essas atualizações, já pode montar seu plano de ação para implementar as melhorias e acompanhar as métricas para observar os resultados obtidos.
Tem alguma dúvida sobre o core update do Google ou quer dividir uma estratégia de atualização que funcionou? Deixa aqui nos comentários!