Mobile marketing: o guia absolutamente completo

11 de novembro de 2019
PUBLICADO EM blog
11 de novembro de 2019 Marcelo Rama

Você já pensou em incluir o mobile marketing no seu planejamento de marketing digital? Hoje, praticamente todo mundo tem um celular. A maioria de nós checa informações várias vezes ao dia, dorme com o aparelho ao lado da cama e não vive sem ele.

Não é à toa que essa tecnologia, aliada a novos padrões de comportamento, se transformou na maneira mais rápida de se conectar com os clientes. Então, se você quer saber como gerar mais leads para o departamento comercial, está no lugar certo.

Neste post, vamos conceituar mobile marketing, falar sobre os tipos mais comuns, como está o consumo hoje, importância das campanhas de marketing, erros que as empresas cometem, como otimizar as ações e motivos para contratar uma agência especializada. Continue a leitura!

O que é mobile marketing?

É uma abordagem de marketing que utiliza uma variedade de técnicas para promover negócios, marcas, produtos ou serviços diretamente para usuários móveis. No início, a tecnologia se limitava ao SMS e, depois, ao MMS.

Conforme a evolução, o recurso se expandiu para e-mail, site, chamada de voz e, mais recentemente, aplicativo, mídia social, bate papo e outros. Assim, o conceito de dispositivos móveis inclui PDAs, consoles de jogos portáteis, notebooks, tablets e, é claro, os similares que funcionam como os itens citados.

Os smartphones modernos suportam muitas possibilidades adicionais, incluindo acesso à internet, mensagens de vídeo e a capacidade de iniciar e interagir ativamente com publicidade (por exemplo, digitalizando um código QR).

Quais os tipos mais comuns de mobile marketing?

Muito do que conhecemos como mobile marketing é semelhante ao marketing digital tradicional, só que adaptado para alcançar os usuários de dispositivos portáteis. Conheça os tipos:

Mensagem de Texto (SMS)

Uma das táticas mais usadas atualmente é o SMS. Ao usar mensagens de texto, o usuário visualiza o anúncio diretamente na tela do smartphone. No entanto, se desejar, pode desativar as notificações da empresa a qualquer momento.

Às vezes, um link é incluído na mensagem para direcionar o usuário a uma página que fornece mais informações sobre o que está sendo apresentado ou, até mesmo, opções de compra do produto.

Mensagem de mídia social

Os anúncios ainda não se tornaram uma parte completa do Messenger, mas o Facebook já criou maneiras de se conectar aos clientes por meio do aplicativo de mensagens instantâneas.

Agora, eles permitem que você entre em contato com clientes e prospects com ofertas especiais e cupons para ajudá-lo a fechar negócios com esse toque pessoal que pode fazer toda a diferença no fechamento do ciclo de vendas.

Anúncio de vídeo e conteúdo

Anúncios em vídeo são outra estratégia essencial usada no mundo do mobile marketing, uma vez que mais dispositivos portáteis estão sendo usados ​​para assistir esse tipo de conteúdo que qualquer outro. Recentemente, o Facebook lançou anúncios intercalados por meio da reprodução automática de vídeos.

Apesar de ser possível anunciar dessa forma há algum tempo, agora o recurso reproduz anúncios intermitentes com som depois que o usuário clica. Assim, a execução não para de exibir outros materiais até que o usuário feche o fluxo.

Como é o consumo em dispositivos móveis atualmente?

O crescimento do tempo gasto na internet é impressionante. Para você ter ideia, o consumo de mídia no aparelho celular subiu de 9,4 minutos diários em 2013 para 54 minutos em 2019. De acordo com as estimativas, o tempo gasto deve chegar a 79 minutos em 2021.

Esse resultado é impulsionado pela disponibilidade de smartphones acessíveis, conexões mais rápidas, melhores telas e inovação em aplicativos. As marcas inteligentes já estão criando conteúdo para alcançar seus compradores.

Os anúncios em vídeo também estão sendo exibidos em diferentes plataformas, como quando um usuário reproduz um jogo (aplicativo) em seu dispositivo ou clica em um link para ler um artigo na web.

Embora esses anúncios possam ser mais baratos para os anunciantes, plataformas como o Facebook — que fornecem públicos altamente segmentados — provam repetidas vezes que são mais eficazes na maioria dos cenários de marketing móvel.

Veja alguns números

O último relatório da Global Digital 2019 da Hootsuite revela que os usuários de internet estão crescendo em média mais de um milhão todos os dias. Vamos explorar os principais insights dessa pesquisa para você entender melhor.

  • Existem 5,11 bilhões de usuários móveis únicos no mundo hoje, um aumento de 100 milhões (2%) no ano passado;
  • Há 4,19 bilhões de usuários de internet em 2019, um aumento de 366 milhões (9%) em relação a janeiro de 2018;
  • Há 3,48 bilhões de usuários de mídia social em 2019, com o total mundial crescendo em 288 milhões (9%) desde o ano passado;
  • 3,26 bilhões de pessoas usam mídias sociais em dispositivos móveis em janeiro de 2019, com um crescimento de 297 milhões de novos usuários, representando um aumento anual de mais de 10%.

Conforme os números mostram, a tecnologia é uma aliada poderosa de marketing digital.

Por que investir em estratégias de mobile marketing?

Abaixo, citamos bons motivos para abraçar essa ideia. Conheça-os!

Acessibilidade

O usuário está constantemente atualizando os aplicativos de mídia social, e-mail e sites por meio de dispositivos móveis. Para manter a sua marca em evidência, nada melhor que entregar campanhas diretamente no local em que os consumidores interagem mais: os celulares.

Alcance por localização

Como as pessoas costumam levar o smartphone para todo lugar, é possível aproveitar os recursos de segmentação geográfica para fornecer anúncios baseados na localização do usuário.

Ao analisar os hábitos de consumo ou tendências de compras, você é capaz de saber quais lojas o consumidor frequenta. Quando ele está próximo a essa loja, um anúncio pode ser entregue na ponta dos dedos.

Redução de fraudes

A incorporação da mobilidade em seus esforços garante que ameaças de fraude de marketing sejam eliminadas. Em outras palavras, há bilhões de bots de internet escondidos que os hackers usam para criar impressões fraudulentas em anúncios e vender de volta para o profissional de marketing.

Esses bots são muito difíceis de detectar, o que torna quase inevitável que sua campanha possa cruzar uma. Felizmente, apesar da implementação de dados móveis, dá para reconhecer entidades humanas por meio do ID de dispositivo móvel.

Depois de vincular os dados off-line e on-line a um código único de celular, o sistema permite segmentar um público real, livre de robôs. A incorporação de dados móveis em sua campanha garante mais segurança nesse sentido.

Diminuição de custos

Outro benefício da publicidade móvel é a maneira econômica de atingir o consumidor. Pense nisso na hora de planejar o orçamento de marketing. Com apenas uma fração do custo da publicidade na televisão ou no rádio, esse modelo é uma solução inteligente para aprimorar seus esforços de marketing.

Com baixo custo, você pode enviar mensagens repetidas ou redirecionar os consumidores, sabendo que vai obter mais receita do que o esperado. Comparado aos métodos tradicionais de impressão e propagandas, as mensagens de texto nos telefones celulares são baratas e relativamente acessíveis.

Anúncios personalizados

Ao incorporar anúncios móveis em cada uma das suas campanhas de marketing, dá para adaptar cada um às preferências do usuário. Além disso, os clientes fiéis podem utilizar aplicativos para aumentar a intimidade com suas marcas preferidas. Os consumidores podem seguir, gostar ou se conectar com empresas em plataformas sociais.

Opções criativas

A publicidade móvel permite que você utilize mídias sociais, aplicativos e websites para dispositivos móveis para segmentar seus consumidores. Apenas alguns exemplos incluem anúncios no aplicativo, banners para dispositivos móveis ou anúncios pop-up.

O universo mobile tem uma infinidade de componentes que você pode utilizar para garantir que seu anúncio cause uma boa impressão. Os benefícios da publicidade móvel são infinitos. Ao incorporar essa tática exclusiva em futuras campanhas, as suas habilidades de segmentação melhoram.

Respostas mais altas

A técnica de marketing para celular é uma das maneiras mais rápidas de alcançar clientes e potenciais compradores. Com ajuda de mensagens promocionais, as empresas podem transmitir detalhes sobre produtos e serviços.

Dessa forma, o consumidor faz compras imediatas com um simples clique no celular. Além disso, as mensagens móveis são curtas, simples e precisas, o que garante uma maior resposta do público.

Fácil de medir

O retorno do investimento do mobile marketing é fácil de calcular em comparação a outras formas de marketing. Afinal, os vendedores têm informações valiosas por conta dos cliques nos links fornecidos, feitos pelos compradores. Assim, analisar e calcular os resultados da campanha de marketing se torna um processo prático.

Aumenta as classificações dos mecanismos de pesquisa

Os sites otimizados para celular têm mais chances de obter classificações mais altas nos mecanismos de pesquisa. Hoje, milhões de pessoas utilizam mídias sociais como Twitter, Facebook e assim por diante.

Os anúncios publicados nessas plataformas sociais estão diretamente ligados aos sites da empresa, o que aumenta ainda mais a otimização de páginas da web. Tais sites chamam a atenção dos clientes e atraem as pessoas diretamente para a loja on-line.

Qual é a importância de campanhas de marketing e inbound para mobile?

Hoje, uma grande fração da população acessa a internet por meio de dispositivos móveis em vez de laptop ou desktop. O recurso de portabilidade do celular permite que um usuário entre em contato com o mundo de qualquer lugar e a qualquer momento.

Além disso, a maioria de nós começa e termina o dia com um celular na mão. Isso significa que o seu site está sendo visitado dessa forma, assim como tudo o que você produz de conteúdo digital, a exemplo do marketing de atração.

Essa mudança obrigou as empresas a seguirem a estratégia mobile. Caso contrário, isso afetaria definitivamente os negócios. Talvez a principal razão para as marcas considerarem a importância desse recurso é o fato da acessibilidade.

Com apenas um dispositivo, dá para inventar mil maneiras de atingir o público. Além de enviar a sua mensagem, você pode usar um aplicativo móvel com notificações por push, criar um site responsivo que seja perfeitamente acessível em um site, se beneficiar da pesquisa local, usar email marketing, usar plataformas de mídia social e bate-papo apps.

Você é capaz de alcançar seus clientes onde quer que estejam e eles, por sua vez, são capazes de encontrar a sua marca em qualquer circunsntância.

Quais erros de mobile marketing que as empresas cometem?

Atualmente, os profissionais de marketing estão incorporando o celular em seus esforços para se manter à frente do jogo e promover o engajamento. No entanto, as empresas ainda estão cometendo vários erros comuns, como mostraremos a seguir.

1. Não otimizar a experiência do cliente para dispositivos móveis

Muitas vezes são as empresas que utilizam o sistema como uma extensão de sua estratégia de marketing existente. Nesse sentido, a mesma mensagem feita para outros canais é enviada ao mobile. Todas as plataformas de comunicação devem estar adaptadas para o mobile com exclusividade.

2. Falta de acessibilidade

Uma parte importante de uma página de destino para celular é um botão de ação atrativo. São fáceis de adicionar e quase nunca faltam. Mas há mais do que isso. A colocação desse comando é fundamental para as taxas de cliques.

3. Não ajustar canais para o público-alvo

É preciso usar os canais disponíveis com sabedoria para atrair visitantes nas páginas de destino. Infelizmente, muitas empresas se limitam a canais que funcionaram no passado, mas que hoje não são mais tão queridos.

No entanto, existem outros disponíveis que permitem atingir taxas de abertura e cliques mais altas se você ajustá-los ao público-alvo. Pense no Facebook Messenger, Voice, SMS e WhatsApp. Não se esqueça de procurar canais que sejam populares além das fronteiras.

4. Não oferecer nenhum método de pagamento compatível

Suponhamos que você envie a mensagem mais relevante no momento certo pelo canal certo, totalmente compatível com dispositivos móveis. O destinatário está convencido e quer comprar seu produto ou pedir mais informações.

Ele recebe um link, mas percebe que o método de pagamento escolhido não é adaptado para dispositivos móveis. Normalmente, a consequência disso é a desistência da compra. Com isso em mente, é importante garantir que, ao usar um provedor de serviços de pagamento, você faça integrações diretas de métodos de pagamento seguros para dispositivos móveis em sua campanha para celular.

5. Não padronizar a comunicação em todos os canais

A essência de uma estratégia móvel bem-sucedida é uma interação tranquila, fácil, intuitiva. Seja com ou sem um método de pagamento, a jornada do consumidor deve ser uma experiência perfeita. Se você usar diferentes canais de atendimento ao cliente para diferentes momentos de contato, ele não precisa saber.

6. Se limitar ao texto

Atualmente, o marketing móvel não está mais limitado apenas ao texto. É possível criar páginas de destino atraentes e ter conversas como se estivesse se comunicando pessoalmente. Mas agora que isso é uma realidade, não significa que todas as empresas estão usando essas oportunidades.

É lamentável, porque os clientes esperam isso. Eles anseiam por inovação.Aproveite o tempo para pesquisar como o consumidor deseja se comunicar com sua marca e selecionar produtos e recursos que atendam às suas necessidades.

Como otimizar as campanhas de mobile marketing?

Agora que você aprendeu muito sobre mobile, confira as dicas para otimizar suas campanhas.

Encontre o público certo

As estratégias móveis mais eficazes são aquelas que se conectam com o público-alvo. É possível que sua empresa já tenha criado perfis de clientes ideais (ICPs), ainda que instintivamente. Se for o caso, lembre de formalizar tudo em um documento.

Depois, para aplicar essas estratégias na prática e no dia a dia da empresa, use esses perfis de clientes ideais e personas para guiar você quanto às decisões de onde realizar a campanha de marketing móvel.

Por exemplo, durante o planejamento de mídia, ao saber em quais canais o público-alvo passa a maior parte do tempo, você pode criar conteúdo para celular otimizado para esses canais.

Alguns canais de mídia social, como o Instagram, são projetados para serem mais eficazes em dispositivos móveis. Por isso, faça uma pesquisa sobre qual conteúdo tem alto nível de engajamento nessas plataformas.

Torne a chamada para ação acessível

Uma parte integrante de qualquer estratégia de marketing inclui calls-to-action (CTAs, ou Chamadas para Ação) em todo o conteúdo. Dessa forma, esses convites são capazes de fazer com que o usuário continue a interação de outra forma ou dê o próximo passo na jornada de compras.

No entanto, em dispositivos móveis, é importante criar chamadas simples. Por exemplo, verifique se os links que levam à sua marca são clicáveis e realmente permitem que outro contato seja iniciado.

Desenvolva personas de consumidores móveis

A primeira e mais discutível etapa do desenvolvimento da estratégia de mobile marketing é definir as personas. Assim como qualquer estratégia de marketing digital, você precisa entender completamente quem é o potencial cliente antes de se comunicar.

Defina metas de mobile marketing

O próximo passo é igualmente importante. A definição de metas ajuda a entender as ações que precisam ser tomadas durante o próximo ano, discriminadas mês a mês no planejamento.

O que você quer realizar com o seu marketing? Aumentar o tráfego móvel? Expandir a lista de contatos móveis? Gerar mais conversões? Não deixe de fazer essas perguntas ao criar suas metas. Descreva os objetivos atuais e as ações que você vai usar para atingi-los.

Seja claro, conciso e criativo

À medida que as pessoas se tornam mais ocupadas e têm períodos de atenção mais curtos, passando de uma atividade para outra, há menos oportunidades para entregar mensagens que são lidas por clientes em potencial. Portanto, abuse da criatividade, objetividade e concisão para ser notado.

Facilite a interação ao máximo

Quando se trata de marketing móvel, tudo precisa ser o mais simples possível. Com telas menores do que os desktops ou laptops tradicionais, a navegação precisa ser rápida e eficiente. Recursos como um único clique, rolagem ou deslizamento são exemplos de como fazer.

Se torne menos dependente de texto

Isso pode parecer óbvio, mas a tela em um dispositivo móvel é muito menor do que a da área de trabalho, o que significa que as peças precisam se ajustar a esse formato. Pense em criar materiais com parada de rolagem. Geralmente, significa menos texto e recursos visuais mais envolventes.

Crie uma experiência perfeita

O marketing não é de tamanho único, portanto, as estratégias devem ser adaptadas a cada canal, mas não deve haver grandes diferenças nas campanhas de marketing entre dispositivos móveis e computadores. O objetivo é que o cliente tenha uma experiência única com a marca.

Quais as tendências de mobile marketing?

Embora a maior parte do marketing móvel seja feita por meio dos canais citados, a evolução das tecnologias criou várias maneiras interessantes para as empresas aproveitarem os recursos disponíveis. Confira.

Mensagem GPS

Graças aos dispositivos de GPS encontrados na maioria dos dispositivos móveis, os anunciantes podem enviar mensagens segmentadas a quem entrar em uma determinada área geográfica. Assim, é possível alcançar seus contatos com dicas, promoções, ofertas relâmpagos e outros quando estão passando perto da sua loja.

Serviço por localização

Não diferente de GPS Messaging, o serviço baseado em localização permite que os anunciantes detectem de onde um usuário está se conectando. A diferença é que a plataforma de publicidade usaria sua localização para garantir que os anúncios locais que veem ou ouvem são relevantes.

Por exemplo, a maioria dos aplicativos de cupons usa esse sistema para determinar a localização do usuário e fornecer cupons para as transações mais interessantes em sua área imediata. Os anunciantes locais começarão a ver muito mais aplicativos à medida que essa tecnologia se tornar mais predominante.

Códigos de Barras 2D

Empresas físicas podem usar táticas de marketing móvel mais do que nunca. Isso porque os códigos de barras 2D são digitalizados vertical e horizontalmente para fornecer uma riqueza de informações sobre o produto em tempo real. Isso influencia positivamente na decisão da compra.

Realidade aumentada

Enquanto as aplicações de realidade aumentada variam, o sucesso de jogos como o Pokemon Go não pode ser ignorado. O recurso oferece aos anunciantes uma maneira totalmente nova de alcançar o público da maneira mais criativa e envolvê-lo profundamente.

Por que contratar uma agência especializada?

Mesmo que você contrate um ou dois funcionários de marketing internamente, eles podem ser especialistas em alguns aspectos do marketing digital, mas não em outros. Existe um amplo espectro de estratégias no mobile. Para que o negócio seja bem-sucedido, precisa das soluções certas.

Quando se trata de publicidade digital, um tamanho não serve para todos. Ou seja, cada plataforma  fornece suas próprias diretrizes de conteúdo, tamanhos de anúncios, tipos de imagens, posições e outras informações específicas.

Uma das razões para contratar uma agência de marketing para gerenciar seus anúncios é produzir peças feitas especificamente para sua posição on-line. Dessa forma, sua equipe pode se concentrar na marca e na estratégia geral de criação, eliminando os achismos na implementação de campanhas efetivas.

Até mesmo os anúncios mais eficazes podem dar errado sem os relatórios certos. Para saber se o projeto vai decolar, é fundamental testar e rastrear dados. Você também precisa saber o que os números representam.

Como uma agência te auxilia

A agência acompanha o desempenho das campanhas publicitárias com ferramentas automatizadas e geram os relatórios de que você precisa para tomar decisões. A precisão, velocidade e informações extras geradas por meio de relatórios automatizados são motivos convincentes para contratar um parceiro.

Afinal, para criar e implementar uma estratégia de mobile marketing é preciso ter muitas habilidades diferentes. Design gráfico, o copywriting e mídia de performance devem estar alinhados.

Quando você trabalha com a agência certa, não precisa mais pedir à sua equipe para acompanhar essa indústria em constante mudança ou continuar a aprender novas plataformas que não afetam o trabalho delas.

Como você viu, é impensável ignorar a importância do mobile marketing. Essa estratégia é necessária porque acompanha as mudanças de comportamento do consumidor diante das novas tecnologias. Portanto, busque a inovação para conquistar seus objetivos.

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