Em um mundo em que todos os dias cerca de 1,5 bilhões de conteúdos são lançados na internet, destacar-se tem sido tarefa cada vez mais difícil. Utilizar as estratégias de marketing digital com conteúdos diferenciados, mostra que a empresa possui conhecimento, tornando-se assim autoridade no assunto.
Uma das melhores formas de atingir profundamente até os visitantes mais leigos em um assunto e fazer com que permaneçam mais tempo na página é utilizar imagens. Os infográficos são capazes de passar informações complexas de maneira simplificada, sendo de grande importância para se converter visitantes.
Ainda não está convencido disso? Entenda de vez como funciona a geração de leads com infográficos e saiba como utilizar essa estratégia para aumentar o tráfego de sua página!
Infográficos em estratégias de marketing digital
Tornar um conteúdo mais interessante que os bilhões que tomam a internet cotidianamente é desafiador. Atrair oportunidades de negócio por meio dos canais digitais de uma empresa exige bastante estudo de dados e uma boa dose de criatividade.
Os infográficos são conteúdos que combinam texto, imagem e análise para explicar dado tema a certa audiência. Eles se mostram extremamente eficazes em tempos de Big Data: as representações visuais transmitem o conteúdo de maneira dinâmica e gera valor para a audiência, que absorve mais rapidamente o assunto tratado.
Por esse motivo, fica bastante claro que os infográficos podem ser uma boa aposta para quem quer diversificar estratégias ao elaborar conteúdos e ainda por em prática boas táticas de SEO.
7 vantagens da geração de leads com infográfico para estratégias de marketing
1. O interesse por infográficos cresce gradativamente
O interesse por infográficos cresceu nos últimos anos e só tende a aumentar. Só até o ano de 2012, o volume do número de pesquisas sobre o termo subiu em 800%, definindo que investir na tendência é acompanhar uma onda que já domina o mercado há algum tempo.
Além disso, vale lembrar que as imagens podem estimular visualmente o público com muito mais facilidade que grandes blocos de texto, deixando a porta aberta para que ele procure outros conteúdos no futuro.
2. O público é mais atraído por imagens
O infográfico é muito interessante para quem busca aumentar o tráfego de sua página e gerar mais leads, uma vez que seu tipo específico de design é capaz de aumentar o apelo do conteúdo. Isso porque cerca de 90% das informações que chegam ao cérebro humano são puramente visuais.
Elementos como tabelas, figuras, gráficos e até mesmo fontes estilizadas combinadas com textos descritivos são uma excelente aposta para capturar a atenção do visitante, fazendo até mesmo conceitos complexos serem entendidos rapidamente.
Basta entender um pouco sobre marketing de conteúdo para saber que o público adora publicações que trazem números, estatísticas e fatos. Adicione imagens e gráficos ao texto e você vai criar um conteúdo não apenas atraente, mas também viciante!
3. Aumenta o conhecimento da marca
Há uma grande diferença em apenar “contar” uma história e “mostrar” como ela funciona. No lugar de só apresentar textualmente como funciona certo produto ou serviço, o infográfico é a maneira mais simples e barata de que uma marca dispõe para expor aos visitantes de sua página como aquilo que está em pauta se porta na realidade.
Com o tempo, a tendência é que mais e mais visitantes confiem nos conteúdos disponibilizados pela página. Assim, eles passam a divulgar a companhia a terceiros, aumentando gradativamente seu alcance.
Além do mais, utilizar uma logo ou marca em seus infográficos é uma excelente maneira de divulgá-la e aumentar seu conhecimento ao redor do mundo.
4. Faz o conteúdo viralizar mais facilmente
Pesquisas indicam que, ao combinar texto e imagem e criar um infográfico, você tem um aumento de 48% no número de visualizações. Lembrando que conteúdos que englobam elementos visuais têm geralmente 94% a mais de visualizações, que aqueles que contêm apenas grandes blocos de texto.
Por isso, infográficos são a melhor ferramenta para se criar conteúdos virais. Uma vez que o cérebro humano é capaz de processar imagens com maior facilidade, é muito provável que o visitante opte por compartilhar o conteúdo em suas redes sociais. Isso por si só já aumenta as possibilidades de ele vir a se tornar viral.
5. Faz crescer a base de subscribers
Infográficos são capazes de aumentar o número de curtidas, comentários, compartilhamentos de conteúdo e outros fatores que são importantes para se propagar boas práticas de SEO. Informações que contêm junto a si elementos visuais, por sua vez, podem gerar aumento no número de seguidores e assinantes de seu site.
O que se observa, na prática, é que o engajamento da audiência é aumentado em até 37% com conteúdos que contêm infográficos. Junto a isso, estima-se que 60% dos consumidores terão maior probabilidade de entrar em contato com a marca após observarem imagens que consideram ser relevantes para suas necessidades.
6. Facilita o entendimento do conteúdo
Infográficos ainda são capazes de tornar conteúdos complexos mais simples. Ao se utilizar uma linguagem mais leve e permitir o emprego de imagens ilustrativas, ajuda-se a fixar a informação no cérebro do visitante do site.
O suporte providenciado pela ferramenta é precioso e pode fazer com que o público veja que sua marca domina aquela parcela do mercado. Além de permitir que o conteúdo permaneça mais tempo em sua mente.
7. Pode aumentar o tempo de permanência na página
Infográficos são projetados não apenas para atrair novos visitantes, mas também para aumentar taxas de adesão e de tempo na página e fazer com que o público consuma mais de seu conteúdo.
Quanto maiores os números relativos ao tempo de permanência em seu site, maiores serão as chances de os sites de busca reconhecerem seu conteúdo como altamente relevante. Isso faz com que eles indiquem sua página como fonte confiável de conteúdo.
Agora que você já entendeu como funciona a geração de leads com infográficos e já está pronto para usar a ferramenta e aumentar o tráfego da sua página, que tal conhecer 5 motivos indiscutíveis para a sua empresa estar nas redes sociais?