O Google Adwords é o principal mecanismo disponibilizado pela instituição para quem quer divulgar produtos e serviços na plataforma de buscas número um no mundo. Com a ferramenta, é possível alcançar clientes em potencial que estão próximos do negócio e, ao mesmo tempo, divulgar anúncios em países inteiros.
Em junho de 2018, no entanto, o Google anunciou que o seu Adwords passaria por mudanças e se tornaria mais eficiente, indo de encontro com as exigências dos usuários e criando novos mecanismos para quem quer aproveitar mais da plataforma mesmo com um negócio pequeno.
Quer ficar por dentro das novidades da plataforma e saber o que mudou desde então? Siga a leitura e entenda como o Google Adwords passou a funcionar e como aproveitar o que ele tem a oferecer para o seu negócio!
O Google Adwords
Segundo o próprio Google, a mudança do Adwords, como um todo, teve como base a proposta de melhorar a eficiência de campanhas de marketing digital e garantir que os anúncios veiculados alcançassem o público ideal no momento certo — sobretudo com a utilização do machine learning (aprendizado da máquina).
Isso porque a empresa teve grande sucesso com a captação de dados de usuários em relação ao consumo de conteúdo e compras e pôde aperfeiçoar seu algoritmo, sendo capaz de oferecer campanhas ao público de maneira mais eficiente, levando anúncios que tenham mais valor aos olhos dos consumidores.
A mudança para Google Ads
Uma das mudanças mais impactantes trazidas pelo novo sistema é a adoção do nome Google Ads, deixando para trás o Adwords.
Essa troca pretendeu acompanhar as mudanças nos padrões de consumo do público moderno: se por volta dos anos 2000 a alcunha Adwords funcionava para apresentar anúncios a partir de palavras-chave, hoje há novas formas de explorar esse conteúdo.
O próprio Google, atualmente, é capaz de fazer pesquisas e análises muito mais profundas do que aquelas da época que o Adwords foi criado. Chamá-lo apenas de Ads faz muito mais sentido com a evolução dos mecanismos de busca, ascensão dos smartphones e ampla utilização do Youtube, aplicativos, Maps, etc.
As novas funcionalidades introduzidas pelo Google Ads
Como já mencionamos, o objetivo principal do Google Ads é promover campanhas mais inteligentes e facilitar os processos feitos por companhias de todos os tamanhos.
O algoritmo da plataforma agora pode auxiliar o usuário a escolher as melhores palavras-chave, descrições e títulos, assim como pode identificar aqueles consumidores que têm mais chances de fechar negócio.
A funcionalidade conhecida antes como Google Adwords Express também foi melhorada: agora, o usuário pode criar um anúncio em poucos minutos, bastando alimentar a plataforma com informações breves.
De maneira geral, o Google Ads consolidou mais duas novas ferramentas: o Google Marketing Plataform e o Google Ad Manager. Entenda, a seguir, como funciona melhor cada uma delas.
Google Marketing Plataform
O Google Marketing Plataform foi o responsável por unificar o Double Click e o Analytics 360 Suite, fazendo com que agora os usuários possam, em um só serviço, utilizarem mecanismos de gestão e análise de resultados.
Fazem parte do Google Marketing Plataform:
- Display & Video 360;
- Search Ads 360;
- Analytics 360;
- Surveys 360;
- Data Studio;
- Optimize 360;
- Tag Manager 360.
Google Ad Manager
De maneira semelhante, o Google Ad Manager reuniu o DoubleClick Ad Exchange e o DoubleClick for Publisher, sendo o rebrand necessário para refletir melhor as atualizações introduzidas pela plataforma.
A mudança tem como foco principal a adequação do Google Ads à nova forma que o público consome conteúdos: multiplataforma. Ele permite que se controle mais de perto sites monetizados e o tipo de anúncio que será exibido para cada perfil de consumidor.
Segundo o Google, os produtores de conteúdo conseguirão receber uma remuneração melhor por seu trabalho com a mudança. Nenhum anúncio foi feito em relação ao AdMob e o AdSense.
As campanhas Smart
A grande novidade para as campanhas de Shopping introduzidas pelo Google são as campanhas Smart, que utilizam o machine learning para aumentar sua eficiência, especialmente para pequenos negócios.
O feed automatizado, ferramenta que simplifica a criação do primeiro feed de produtos para os comerciantes, permite que o usuário rastreie de forma rápida o site indicado, reúna detalhes relevantes sobre os produtos oferecidos e, automaticamente, crie um feed utilizando as informações que foram captadas.
O processo para criação de campanhas continua bastante simples. Uma vez criada a conta e definido seu orçamento, é só fazer o upload de recursos, escolher o país da venda e aguardar. O sistema definirá, dentre as imagens e textos disponibilizados, quais são os mais relevantes e exibirá no Google, Youtube, Google Play, etc.
Integração com plataformas de e-commerce
Ainda sobre os anúncios feitos no Shopping: com a nova plataforma, é possível integrar seu anúncio com serviços de e-commerce importantes, tal como o Shopify.
Agora, é possível sincronizar o catálogo dessas plataformas com o Merchant Center (mantendo o feed de produtos sempre atualizado) e até mesmo gerenciar por lá as campanhas de Smart Shopping criadas.
Adaptando-se ao Google Ads
É importante ter em mente que a nova versão conta com algumas funcionalidades que já existiam na plataforma antiga (assim como as extensões de promoção e a possibilidade de adicionar notas em campanhas) e outras que foram aperfeiçoadas (como o
Plataform).
A mudança do Google Adwords para o Google Ads vem ocorrendo gradativamente, sendo que não há prazo (ainda) para que a primeira plataforma deixe de existir. O ideal é que você vá conhecendo aos poucos as funcionalidades do Ads e realize a migração apenas quando se sentir seguro (ou quando finalmente não disponibilizarem mais o recurso).
É chegada a hora de aproveitar a mudança do Google Adwords e saber extrair o máximo da nova plataforma, que definitivamente chegou para ficar e promete facilitar bastante a vida dos usuários. Agora eles podem fazer uma gestão mais eficiente de suas campanhas e contar com a expertise do machine learning para alavancar resultados.
Agora que você já sabe quais são as mudanças introduzidas pela nova plataforma, que tal entender por que você deve contratar uma agência certificada em Google Adwords?