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Como melhorar a pontuação no Google pagespeed insights?

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  • 20 dezembro 2021

Você já desistiu de continuar em uma página web porque ela demorava mais do que alguns segundos para carregar? O hábito é comum entre os usuários e pode se tornar um problema para a sua plataforma. Por esse motivo, existe o Google PageSpeed Insights, responsável por avaliar a velocidade de carregamento de uma página web.

Sem utilizar essa ferramenta constantemente para otimizar os seus conteúdos, facilmente os visitantes tendem a desistir de permanecer na página. Outro problema que isso pode ocasionar é o prejuízo no ranqueamento pelos algoritmos do Google.

Quer entender mais sobre essas e outras questões relacionadas ao Google PageSpeed Insights? Continue a leitura e fique por dentro da temática!

O que é o Google PageSpeed Insights?

Conforme mencionado, a ferramenta do Google, também chamada PSI, funciona para mensurar a velocidade de carregamento das páginas web. De acordo com as avaliações realizadas, a sua plataforma pode não estar preparada para oferecer a melhor experiência aos usuários.

Afinal, dificilmente eles terão paciência em esperar uma página carregar muito tempo, especialmente quando existem outros concorrentes que garantem um carregamento rápido. Lembre-se de que o consumidor atual, o 5.0, tem como principais características a impaciência e o empoderamento.

Isso quer dizer que as plataformas incapazes de se adaptar a esse novo perfil tendem a ser prejudicadas. Agora, são as empresas que precisam dos clientes e não o oposto. Ainda, o consumidor tem consciência dessa realidade.

Desse modo, saiba também que o PSI faz a avaliação de velocidade do carregamento nos dispositivos móveis e no desktop isoladamente. Outra característica desta ferramenta é a sugestão de técnicas que servem para otimizar a velocidade de carregamento das páginas.

Logo, além dos benefícios que ela proporciona para sua página, também trata-se de uma solução intuitiva e simples de usar. No entanto, nem todas as plataformas enxergam tais benefícios e passam a dispensar ouso do PSI. Ruim para elas e de certa forma, positivo para você, que pode preencher a lacuna da concorrência.

Como funciona o Google PageSpeed?

Você já descobriu a definição do Google PageSpeed. Agora é o momento de compreender mais detalhes sobre o seu funcionamento. Assim, como visto, ele funciona para analisar o desempenho de páginas web e sugerir otimizações.

Todavia, essas análises se limitam ao desempenho front-end do site. Isto é, a interface gráfica da página e onde o usuário interage diretamente. Assim, o Google PageSpeed foca na análise de imagens, JavaScript, CSS de bloqueio etc.

Tudo isso é útil para entender a qualidade da experiência oferecida ao usuário. Isso inclui a legibilidade das fontes exibidas, configuração no visor, dimensionamento do conteúdo na janela de visualização, tamanho dos pontos de toque, utilização de plugins com flash etc.

Como analisar o Google PageSpeed Insights?

Após entender a definição do PSI, o passo seguinte é compreender o seu funcionamento e como a análise deve ocorrer. O Google PageSpeed Insights analisa o tempo de carregamento de uma página e a quantidade de recursos existentes nela. Isso pode ser scripts de código, plugins etc. Eles podem influenciar na maior lentidão ao carregar.

Assim, o PSI deve comparar os dados da sua página com a média das demais. A partir disso, é realizado um relatório que deixa evidente a média de tempo de carregamento das demais páginas, a sua média de tempo, a nota final e sugestões de otimização.

A nota fornecida varia de 0 a 100 e é estipulada de acordo com a quantidade de espaço existente para otimizações. Assim, ela pode ser classificada como boa, média ou ruim. Confira a pontuação para cada uma delas:

  • boa: a partir de 80;
  • média: entre 60 e 79;
  • ruim: de 0 a 59.

Quais são as métricas do Google PageSpeed?

Conseguiu entender o critério de análise do Google PageSpeed? Para ter mais profundidade no modo como o diagnóstico é feito, é importante conhecer as métricas envolvidas. Portanto, confira a seguir:

  • índice de velocidade: como o próprio nome sugere, consiste na rapidez com que uma página web fica visível para o público interessado;
  • latência de entrada (FID): verifica a velocidade de uma página com a entrada de um usuário, o que sinaliza para o nível de satisfação do mesmo;
  • dados de campo: mostra o desempenho da página nos últimos 30 dias e é comparado com o Relatório de experiência do usuário do Chrome;
  • Primeira CPU ociosa: mostra o nível de interatividade dos elementos de uma página;
  • Oportunidades: sinaliza os pontos de melhoria existentes para elevar a pontuação do PageSpeed e até a velocidade de carregamento da página;
  • Primeira exibição importante: analisa quando o conteúdo principal foi exibido na tela do usuário;
  • Primeira exibição de conteúdo (FCP): evidencia o tempo para exibição do conteúdo, o que considera o momento da navegação do site e também quando o primeiro bit de conteúdo foi renderizado;
  • tempo até ficar interativa: mostra o momento em que uma página web fica interativa;
  • diagnóstico: mostra o que a page web deve fazer após a análise das métricas citadas.

Como melhorar a pontuação do Google PageSpeed Insights?

Naturalmente, é esperado que você foque em uma pontuação boa e o mais próximo de 100. Para isso, existem alguns critérios que devem ser considerados. Os principais e mais comuns podem ser conferidos a seguir.

Menos código HTML

Códigos duplicados e usados sem necessidade atrapalham o carregamento. Apesar disso, muitas vezes isso é visto como um simples detalhe pelos gestores, que não imaginam as consequências do código HTML. Isso ocorre especialmente para plataformas antigas e feitas sem pensar nas melhores recomendações do Google.

Uso adequado do cache

Para completar o carregamento é necessário que o site assimile alguns elementos. É o caso de fontes, imagens, scripts etc. Tudo isso fica armazenado na página por meio do cache. Quanto maior a quantidade deles, mais trabalho uma página tende a ter para carregar. Sendo assim, é importante otimizar essa funcionalidade para que o carregamento não seja atrapalhado.

Encolhimento de recursos

Recursos muito pesados tendem a tornar o carregamento de um site mais lento, o que é comum de ocorrer quando se trata de imagens. Assim, a compressão dos recursos é uma das recomendações mais relevantes do PSI.

Olhar para essa questão se torna ainda mais essencial porque as imagens costumam ser utilizadas em muitas publicações de página web. Logo, contar com um compressor para reduzir o tamanho dos arquivos é fundamental.

Conte com o AMP

AMP quer dizer Accelerated Mobile Pages. Trata-se de um recursos desenvolvidos pelo Google para garantir um carregamento mais rápido das páginas web em dispositivos móveis. Assim, a versão desktop pode ser mais completa e com uma quantidade mais elevada de recursos.

Enquanto isso, no mobile ocorre uma redução do que pode não ser tão necessário para esse formato. Desse modo, a velocidade de carregamento fica maior, mesmo que isso signifique ter uma experiência mais simples Nesse caso, vale mais otimizar o tempo para que os usuários visualizem o conteúdo rapidamente.

Quais são os benefícios de melhorar a pontuação do Google PageSpeed Insights?

Ao longo do texto, é possível que você já tenha entendido a importância do PSI. A seguir, saiba quais são os benefícios dessa ferramenta com mais profundidade.

Menor índice de abandono

Uma pesquisa realizada pela Kissmetrics mostra que páginas que demoram mais de 3 segundos para carregar tem mais chances de serem abandonadas pelos clientes. Logo, melhorar a pontuação no PSI pode aumentar o potencial de tráfego.

Mais conversão

Como foi possível notar, páginas acima de 3 segundos levam ao abandono e consequentemente, insatisfação dos usuários. Por outro lado, otimizar a velocidade contribui para uma maior satisfação, que tende elevar a conversão.

Mais tráfego orgânico

O tráfego orgânico custa bem menos do que o investimento direto em anúncios. Logo, conquistá-lo por meio de uma maior pontuação no PSI é sempre benéfico. Isso ocorre principalmente pela satisfação com a velocidade de carregamento e com o favorecimento do algoritmo do Google.

Por que utilizar o Google PageSpeed nas empresas?

Como foi possível notar, o Google PageSpeed contribui para que o usuário tenha uma melhor experiência em uma página web. Consequentemente, essa otimização proporcionada também ajuda o algoritmo do Google a entender um site como adequado para as necessidades do público e capaz de satisfazê-lo.

Afinal, a autoridade do Google como maior buscador da internet foi conquistada por oferecer melhores experiências de buscas aos usuários. Nesse sentido, a plataforma hierarquiza links conforme o nível de satisfação que proporcionam.

Logo, sites lentos e com outras demandas de otimização não se encaixam nesse critério e descem na posição do Google. Assim, a probabilidade de visitantes é menor. De todo modo, caso elas ocorram, o índice de conversão também é baixo.

Lembre-se que o consumidor atual, o 5.0 têm um maior nível de exigência e impaciência. Considere também que especialmente com a pandemia da covid-19 a concorrência e o nível de profissionalização no ambiente digital se elevou. Então, é importante redobrar os esforços para se destacar nesse meio.

Então, conseguiu entender como funciona o Google PageSpeed Insights? Focar em aumentar a pontuação dessa ferramenta traz inúmeros benefícios para o seu negócio. Aproveite as dicas fornecidas e coloque-as em prática.

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