Métricas no marketing de performance: veja 4 que você deve acompanhar!

1 de junho de 2021
PUBLICADO EM blog
1 de junho de 2021 Marcelo Rama

Todo trabalho precisa ser mensurado para que se entenda se os esforços em torno de determinado objetivo estão valendo a pena ou se é necessário reformular a estratégia. Nesse sentido, as métricas no marketing de performance se apresentam como uma alternativa.

Entendê-las se torna ainda mais essencial, porque muitas pessoas, possivelmente os clientes de empresas que trabalham no ramo, atribuem resultados ou a falta deles à quantidade de seguidores ou de curtidas em uma rede social, por exemplo.

Isso quer dizer que existem métricas no marketing que funcionam mais por vaidade do que sinalizando a efetividade das estratégias. Por motivos como esses, preparamos este post para que você entenda mais sobre o assunto. Continue a leitura!

O que são métricas no marketing de performance?

Como o próprio nome sugere, as métricas medem o desempenho das ações implementadas no marketing para atingir objetivos específicos, que podem ser ter mais aumentar a taxa de usuários que realizam uma ação, como a compra ou download de um e-book, por exemplo.

Qual a importância delas?

Conforme mencionado, as métricas servem como um guia para que os profissionais saibam se as ações implementadas geram resultados positivos ou não, além de servir de insights para o desenvolvimento de ações futuras. Tudo isso também serve para o cliente como prova de valor do trabalho exercido.

Se não houver a medição por meio desses indicadores, o trabalho será guiado por achismos, o que gera altos riscos de as empresas terem falhas nas ações, desperdício de tempo e recursos, improdutividade, desmotivação dos colaboradores envolvidos etc.

Isso é prejudicial tanto para a reputação e a autoridade da organização responsável pelo trabalho quanto para os clientes dela, que se frustram com os resultados.

Quais são as principais?

Inicialmente, falamos que algumas métricas causam a impressão errada de que as ações do marketing digital geram bons resultados. Por isso, é preciso aprender a filtrar e a entender quais estão mais próximas dos objetivos de um negócio, que geralmente envolve geração de receita.

1. Retorno sobre investimento (ROI) e Retorno sobre investimento publicitário (ROAS)

Tratam-se de duas das métricas mais importantes do negócio, pois evidenciam os resultados entregues a partir das estratégias de marketing. O ROI se relaciona diretamente com o lucro e mostra quando uma estratégia é efetiva e deve receber mais investimento ou quando causa desperdícios.

Enquanto isso, o ROAS é voltado especificamente para a eficácia e retorno dos anúncios, já que o ROI mensura toda estratégia utilizada. Assim, uma é mais específica e outra é mais ampla.

2. Custo por aquisição de cliente (CAC)

Saber o custo de aquisição de cada cliente é indispensável para o planejamento e o desenvolvimento de ações de marketing que considerem o orçamento total da empresa para a qual você está trabalhando. Se o CAC estiver acima do esperado, o mais recomendado é pensar em outra estratégia.

3. Custo por lead (CPL)

O CPL é um dos mais indicados no marketing, já que possibilita saber o valor de cada lead que foi conquistado e analisar se o retorno está sendo benéfico. Para isso, é necessário dividir o valor investido no marketing pelo total de leads gerados a partir de diversas fontes de tráfego.

4. Taxa de conversão

Sinaliza os passos que uma pessoa segue na direção de se tornar cliente de uma marca, o que pode ser ao assinar a newsletter, baixar e-books, usar uma versão gratuita de um produto, se cadastrar em promoções etc.

Quando a taxa de conversão tiver números muito baixos, há um sinal de pouca atratividade ou funcionalidade no site ou redes sociais, o que dificulta a captação de interessados na compra de algum serviço ou produto.

Por motivos como esses, é indispensável acompanhar métricas no marketing de performance para ter embasamento na hora de pensar em estratégias que resolvam os problemas de um cliente de modo eficaz.

Gostou do nosso post? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas atualizações de conteúdo!