Veja 8 tendências das redes sociais para 2021!

29 de março de 2021
PUBLICADO EM blog
29 de março de 2021 Marcelo Rama

Acompanhar as tendências das redes sociais é um dos requisitos básicos para criar campanhas fantásticas nessas mídias. Além de descobrir quais são os canais que estão em ascensão, é possível ficar sabendo quais são as técnicas que têm funcionado melhor com o público, encontrando um caminho de destaque para a sua marca. Afinal, as tendências não ditam regras, elas promovem insights!

Se você quer aproveitar o melhor ao desenvolver a gestão de redes sociais e usá-las como ferramentas para bater metas, aumentar a visibilidade do seu negócio e fortalecer o relacionamento com a audiência, então fique de olho nessas inovações. Descubra os segredos para ter campanhas cada vez mais criativas e que promovam uma boa experiência do usuário. Boa leitura!

1. Aposte nos conteúdos temporários

É possível que a sua empresa já desenvolva campanhas de anúncio no Instagram, mas pode ser que você ainda não se familiarize totalmente com as estratégias nessa plataforma. O fato é que conteúdos temporários, como é o caso do Stories dessa rede social, se transformaram cada vez mais em uma tendência.

Como uma solução para aumentar a competitividade frente ao Snapchat, rede social de conteúdos temporários que estava em um crescimento disruptivo, surgiu o recurso do Stories. Imagens e vídeos de até 15 segundos podem ser postados e são automaticamente apagados no prazo de 24 horas depois. Ainda por cima, é possível salvar os stories no perfil, aproveitando os conteúdos para outras estratégias.

2. Use o aumento do consumo de vídeos a seu favor

Essa pode ser considerada uma tendência global da internet e não apenas para as redes sociais em si. Entretanto, vale destacar que os vídeos para redes sociais só ficam cada vez mais populares. Como resultado, vemos o crescimento de várias plataformas que apostam nesse formato de conteúdo.

Um exemplo que se destaca cada vez mais é o Tik Tok. A rede social de origem chinesa permite não apenas que sejam postados e comentados vídeos dentro da plataforma. Ela oferece um enorme leque de recursos para que as pessoas criem e editem seus vídeos, inserindo títulos, legendas e principalmente tratando áudios e fazendo dublagens.

3. Tenha a humanização da marca como tendência das redes sociais

Para ter um trabalho de gestão de marca (ou branding) de sucesso, é muito importante desenvolver uma personalidade para a empresa. No caso de relacionamento nas redes sociais, isso é fundamental. Afinal, o usuário não espera que seu espaço seja invadido por posicionamentos puramente publicitários e robóticos como as frias ligações de call center tradicional.

Ao mesmo tempo, muitas vezes é uma equipe que falará em nome do seu negócio. Então, como fazer para que a empresa crie uma padronização de atendimento, ao mesmo tempo em que desenvolve a humanização da marca? Para isso, é importante:

  • escrever um documento que ajude a orientar a sua base de atendimento;
  • realizar treinamentos e capacitações para ajudar a equipe;
  • fazer pesquisas para entender como o consumidor se sente ao se relacionar com a sua marca.

4. Tenha estratégias de vendas usando os apps das redes sociais

Um recurso que modificou completamente a maneira como as pessoas usam as redes sociais foi a possibilidade de usar a plataforma como um marketplace. Em outras palavras, em canais como o Facebook, por exemplo, dá para inserir produtos e serviços e finalizar as vendas sem que o usuário precise sair da rede social para isso.

Mesmo que a performance de vendas dentro desses canais não tenha a mesma expressividade que um e-commerce ou marketplace como Mercado Livre, essa tendência mostra o quanto a experiência é cada vez mais valorizada. Por isso, vale a pena ficar de olho nas novidades que surgem e desenhar estratégias para relacionamento.

5. Introduza os chatbots, tendência das redes sociais

Atendimentos em tempo real, com informações relevantes e ainda a possibilidade de fazer o direcionamento para um atendente real. Já é possível contar com tecnologias como o chatbot messenger, do Facebook, garantindo que a sua audiência descubra mais sobre seu negócio e seu mix de produtos e serviços.

Muito além de ser uma oportunidade de vendas, esse espaço pode ser fundamental para otimizar o relacionamento, esclarecer dúvidas e aumentar o engajamento do público, escalando estratégias one-to-one.

6. Veja os influencers como uma forte autoridade nas redes sociais

Construir e trabalhar a imagem da marca pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Entretanto, nada melhor do que contar com a parceria de determinadas referências para conseguir caminhar nesse percurso. Os digital influencers (pessoas que conseguem destaque e maior engajamento em determinadas redes sociais), podem ser uma excelente opção.

A vantagem de criar parcerias e contratar um influencer digital é que essas pessoas tendem a ter um grande sucesso impactante para um determinado nicho do mercado, mas não são celebridades globais como é o caso de artistas da TV. Isso significa conseguir bons resultados, para um público segmentado e com um excelente custo-benefício.

7. Otimize seus resultados com campanhas pagas inteligentes

Para gerenciar anúncios pagos nas redes sociais, já não é mais necessário fazer todas as etapas manualmente como acontecia há poucos anos. Hoje, mais do que nunca, é importante contar com profissionais especializados na área, garantindo que suas campanhas impulsionadas apresentem um excelente retorno sobre investimento.

De qualquer forma, já existem programas e robôs que contam com inteligência artificial, além de tecnologias como machine learning (capacidade da máquina de aprender com as situações pelas quais passa), capazes de otimizar as campanhas de publicidade nas redes sociais, oferecendo:

  • melhor experiência para o público que está sendo impactado;
  • mais ganhos ou alcance dos objetivos;
  • diminuição dos investimentos com anúncios para bater as metas estabelecidas.

8. Fique de olho nas redes sociais em ascensão

Para a geração que presenciou o nascimento do Orkut, essa é uma tendência extremamente relevante. Mais voláteis que outros canais, as redes sociais surgem e se vão constantemente. Para uma empresa que deseja se destacar na plataforma em que seu público está, é fundamental descobrir quais são essas mídias e aproveitar as que estão em crescimento e tendem a permitir maior exposição de outras marcas.

O Clubhouse, por exemplo, é uma rede social que está crescendo bastante e ideal para gerar visibilidade e fortalecer o relacionamento, oferecendo:

  • experiências de conversas apenas por áudio;
  • salas divididas por temas;
  • capacidade de moderação do fluxo da conversa.

Depois dessas dicas fantásticas sobre o que você pode esperar das tendências das redes sociais para 2021, é hora de colocar a mão na massa. Afinal, essas informações só passam a ter valor quando forem introduzidas à inteligência e planejamento do seu negócio. As redes sociais representam cada vez mais uma porta de entrada e elo de comunicação com o público, então, aproveite o potencial dessas plataformas para impulsionar o crescimento da sua empresa.

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