Pop-ups no marketing: você sabe como usar e as melhores estratégias?

23 de abril de 2018
PUBLICADO EM blog
23 de abril de 2018 Marcelo Rama

Você entra em um site, visualiza um produto de seu interesse, lê atentamente a descrição, adiciona no carrinho de compras e, na dúvida se realmente deve comprar, vai posicionando o mouse para fechar a página. Então, eis que surge uma mensagem na sua tela, com um desconto para fechar a compra! Você não vai perder essa oportunidade, certo?

Quem já passou por isso entende a eficiência dos pop-ups no marketing digital. Porém, esse recurso deve ser utilizado de forma bem planejada, senão, além de não atingir o objetivo, pode prejudicar a experiência do consumidor.

Pensando nisso, criamos este artigo com as principais dicas para você usar a ferramenta. Confira!

O que são pop-ups?

Os pop-ups são janelas que aparecem na tela do usuário, com a finalidade de atrair a atenção e gerar uma determinada ação. No exemplo que citamos na introdução deste conteúdo, o intuito era não deixar que o potencial cliente abandonasse o carrinho, retornando à compra com a apresentação de um desconto.

Algumas pessoas têm certo receio desse recurso por acharem que o público se sente incomodado com o aparecimento das janelas, mas não é bem assim.

Essa estratégia, assim como qualquer outra, precisa ser bem empregada para alcançar os resultados esperados. Se uma janela aparece totalmente fora de contexto para o visitante, certamente não será agradável. Mas se for relevante, ela pode agregar muito.

Entre os benefícios da utilização correta, estão o aumento da taxa de conversão, elevação do número de seguidores nas redes sociais, auxílio na construção da base de e-mails, e muito mais!

Como criar boas estratégias com os pop-ups no marketing?

Agora que você já conhece o conceito, vamos mostrar como criar boas estratégias com os pop-ups no marketing. Veja os passos necessários:

Analise o comportamento do público dentro de suas páginas

Uma boa forma de saber em quais pontos do seu site ou blog os pop-ups devem ser colocados é avaliando o caminho que seus visitantes percorrem.

Se você identificar que há uma página com maior saída, pode posicionar uma mensagem para tentar evitar essa fuga, seja recomendando outro conteúdo, oferecendo um cupom de desconto ou o que for mais interessante no momento.

Além disso, você deve sempre se preocupar com a eficiência dessa ferramenta. Se depois que ela estiver funcionando, os usuários simplesmente fecharem a mensagem e a página, quer dizer que a estratégia não teve êxito ou está gerando uma má experiência.

Por isso, avalie constantemente se o público está sendo impactado pelo recurso e busque a otimização.

Pense em mensagens realmente relevantes

Imagine que uma pessoa que ainda está no topo do funil de vendas acaba de visitar um conteúdo de reconhecimento de um problema.

Ao final do artigo, o leitor posiciona o mouse para fechar a janela, mas é interrompido com um pop-up oferecendo um desconto nos produtos. Ora, se ele ainda não considera aquela compra, como poderia ser influenciado por um desconto?

Ao utilizar os pop-ups no marketing, leve sempre em consideração a experiência do usuário. Suas estratégias devem seguir a jornada de compra, respeitando os tipos de informações em cada estágio.

Por exemplo: se o seu contato está visitando o blog, uma boa ideia é usar o pop-up para que ele assine a newsletter. Assim, a mensagem terá relevância dentro da página que ele estava navegando.

Use os pop-ups com prudência

Quem nunca acessou um site e, ao menor sinal de fechar a janela, percebe o surgimento de diversas mensagens na tela? É muito chato! Por isso, o uso de pop-ups no marketing deve ser feito com prudência.

Lembre-se que há meios de os usuários bloquearem esse recurso. Portanto, se você utilizá-lo de maneira equivocada, desperdiçará boas oportunidades.

Conheça os diferentes recursos para essa estratégia

Os pop-ups podem ser feitos em diferentes modelos dentro das plataformas de criação. Você tem a opção de escolher diferentes gatilhos para que eles sejam disparados. Vejamos algumas possibilidades:

  • exit intent: com esse gatilho, o pop-up aparece quando o usuário demonstra a intenção de fechar a página, posicionando o mouse no botão de fechamento;
  • scroll: com essa opção, a mensagem aparece depois que o usuário atinge um determinado percentual de leitura da página. É fundamental pensar em qual mensagem será trabalhada no momento que a pessoa chegar no estágio programado;
  • timed: aqui, o que determina o aparecimento da mensagem é o tempo de permanência na página. Você pode configurar para que ela seja mostrada no momento que o usuário entrar ou em determinado período posterior;
  • click: essa opção é usada para que o pop-up seja visualizado de acordo com uma ação do visitante, quando ele clica em um elemento específico.

Como gerar leads com essa ferramenta?

Com a demonstração dos recursos e configurações do pop-up no tópico anterior, fica clara que sua utilização deve ser estratégica, certo? Então, para ajudar você a criar esses elementos e ter bons resultados, mostraremos algumas sugestões:

Utilize os pop-ups dentro do seu blog

O blog de uma empresa tem uma grande importância em diversas estratégias de marketing. Os conteúdos podem ser utilizados para aumentar o conhecimento dos leads e, assim, aproximá-los da decisão de compra.

Porém, parte fundamental dessa ação é coletar os dados do visitante. Isso permite que ele seja inserido em um fluxo de nutrição de conteúdos.

Para isso, uma ideia é utilizar os pop-ups no momento que o usuário percorre o blog. Você pode escolher entre o scroll e o timed como principais opções, utilizando a mensagem para assinatura da newsletter.

Tente evitar a fuga do potencial cliente

A utilização clássica dos pop-ups no marketing visa fazer com que o usuário desista de deixar a página. A ideia é muito boa, visto que a pessoa já demonstrou aquela intenção. O que vale aqui é pensar em uma mensagem que realmente cumpra com o objetivo.

Para essa escolha, é interessante analisar qual é a página de saída. Se for de vendas, vale o cupom de desconto. Se for conteúdo, você pode indicar um material complementar.

Recomende um produto ou serviço em um conteúdo de fundo do funil

Um lead que visualiza um conteúdo de fundo do funil de vendas já está na fase de decisão de compra. Nessa hora, recomendar um produto ou serviço da empresa é bem interessante. Você pode configurar o pop-up com scroll para que a mensagem seja disparada no momento adequado.

Portanto, como vimos em nosso artigo, utilizar os pop-ups no marketing tem um grande potencial, mas deve ser uma estratégia bem planejada para que a experiência do visitante não seja prejudicada.

Então, gostou do nosso conteúdo? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades! Estamos no Twitter, LinkedIn, Instagram e Facebook.