Saiba como analisar portfólios e cases de agências de marketing digital

19 de agosto de 2019
PUBLICADO EM blog
19 de agosto de 2019 Marcelo Rama

Antes de contratar qualquer serviço, é preciso considerar a experiência da empresa e como ela realmente pode ajudar nas suas dificuldades. Para o setor de marketing, não é diferente: é fundamental analisar o portfólio da agência de marketing digital antes de contratá-la para entender quais são os serviços prestados, se ela realmente possui a expertise que você precisa e, claro, quais foram os cases de sucesso desse possível parceiro.

Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo que ajude você a entender tudo o que precisa ser avaliado em um portfólio, por que ter esse cuidado e quais são as melhores formas de realizar essa tarefa.

Quer aprender sobre o assunto? Continue a leitura!

Por que é tão importante analisar o portfólio da agência?

Se a agência já possui um site com todas as informações sobre os produtos e serviços oferecidos, por que é tão importante analisar o portfólio?

A verdade é que, independentemente do tamanho da agência e sua área de atuação, é preciso avaliar se ela realmente é capaz de executar os serviços corretamente, trazendo resultados para os clientes.

E nada melhor que o portfólio dessas agências para apresentar quais são suas capacidades e falhas, não é mesmo? Veja, a seguir, mais motivos pelos quais você deve analisar com cuidado esse aspecto.

Alinhar as expectativas

Um dos motivos mais relevantes para analisar o portfólio é o alinhamento de expectativas. Claro que, de forma mais intensa, essas expectativas certamente serão alinhadas em reunião.

No entanto, na hora de passar um pente fino em todas as possibilidades do mercado, é preciso analisar quais são os serviços prestados e, principalmente, como esses serviços foram utilizados para trazer resultados para os clientes.

A agência tem muitos cases de sucesso? Ela conseguiu entregar resultados interessantes para os seus atuais clientes?

Garantir um bom investimento

E, claro, entender se a agência terá expertise suficiente para atender às suas necessidades garantirá um investimento mais seguro, dando mais confiança para realmente contratar aqueles profissionais para cuidarem da estratégia do seu negócio.

Afinal, nada mais frustrante do que contratar uma empresa que promete soluções e resultados, mas não consegue entregá-los. Avaliando o portfólio, é possível evitar que isso aconteça.

Como avaliar o portfólio de uma agência de marketing digital?

Agora que você sabe a importância de analisar o portfólio da agência de marketing digital antes de contratá-la, é hora de falarmos sobre o que avaliar ali dentro.

É importante analisarmos os pontos ideais para realmente encontrarmos a agência mais capacitada para atender o que precisamos.

Busque estratégias similares

O primeiro ponto é analisar estratégias similares. Se você sabe o que sua empresa precisa e onde quer chegar, é hora de analisar o que foi feito em outros clientes seguindo uma estratégia semelhante ao que você espera, para alcançar os objetivos que você almeja.

Entenda o objetivo de cada ação

É preciso analisar os cases de sucesso da agência e entender quais foram os objetivos por trás de cada ação executada para os clientes.

Isso pode ajudar a entender também como essas ações se encaixam nas necessidades da sua empresa, se a agência foi bem sucedida em cada uma delas e como isso pode impactar positivamente nos resultados que você pretende alcançar com essa parceria.

Analise os serviços prestados e a execução da agência

Como dito anteriormente, é importante analisar se a agência possui toda a expertise necessária para entregar os resultados esperados. Infelizmente, são comuns os casos de empresas que contratam agências e acabam se arrependendo pela falta de resultados.

Por isso, é preciso que você analise os cases, veja o que as agências fizeram pelos clientes e se obtiveram sucesso em cada uma dessas ações executadas. É importante fazer essa análise porque, de uma forma ou de outra, a teoria é algo que muitas empresas dominam, mas a execução propriamente dita pode ser mais complexa.

Avalie todas as possibilidades e certifique de que as agências escolhidas realmente tenham a capacidade de executar, com sucesso, aquilo que você espera.

Fique atento à diversidade de clientes

Sem dúvidas, ter uma diversidade de clientes mostra como a agência consegue trabalhar estratégias semelhantes em diversos mercados de atuação.

Esse é um fator que pode gerar mais confiança na escolha do prestador de serviços, principalmente porque mostrará que a equipe envolvida no projeto tem expertise suficiente para enfrentar os mais diversos desafios.

Acompanhe as opiniões na internet

Hoje, existem sites que permitem avaliar a agência e até fazer reclamações a respeito de serviços e produtos.

Para analisar se a agência de marketing digital que você está avaliando realmente presta um bom trabalho, é interessante acompanhar as avaliações nas páginas desta agência nas redes sociais, buscar por possíveis reclamações na internet e descobrir se realmente é um bom serviço a ser contratado, ou se alguns clientes ficaram insatisfeitos com o investimento.

Confira o depoimento dos clientes

Por último, mas não menos importante, é preciso acompanhar os depoimentos dos clientes. É comum que as empresas apresentem uma aba com clientes satisfeitos e seus depoimentos a respeito do serviço prestado.

Acompanhe esses comentários, visite o site das empresas e faça algumas pesquisas para saber como a empresa está se saindo nas estratégias de marketing digital.

Por que é necessário investir em uma agência de marketing digital?

O marketing digital mudou completamente os hábitos do consumidor e a maneira de fazer negócios. Com as redes sociais, sites, blogs e fóruns, é comum que os clientes façam pesquisas para descobrir quais são as melhores alternativas de produtos ou serviços para consumir.

Sendo assim, uma vez que os possíveis consumidores podem ser encontrados nas plataformas online, a sua empresa também precisa estar presente nessas ferramentas.

Mas, com tantas opções, o ideal é aproveitar a expertise e o conhecimento de uma agência especializada, garantindo que você absorverá todo o potencial de sucesso que as estratégias executadas podem apresentar.

Muitas vezes, financeiramente, é mais interessante fazer esse investimento do que construir sua própria equipe de marketing, principalmente porque são necessárias diversas especialidades para conduzir uma estratégia completa e bem sucedida.

O ideal, portanto, é analisar o portfólio da agência de marketing digital, acompanhar os cases de sucesso e conferir quais especialidades estão no domínio desses profissionais. Esse cuidado certamente garantirá uma parceria muito mais sólida, alinhada e capaz de levar resultados para o seu negócio.

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