Você sabe como aumentar a produtividade de uma empresa?

3 de setembro de 2018
PUBLICADO EM blog
3 de setembro de 2018 Marcelo Rama

Quer melhorar a capacidade do seu negócio em produzir grandes quantidades, ganhar eficiência nos processos e manter a qualidade do serviço ou produto? Então é hora de aprender como aumentar a produtividade de uma empresa!

A importância do rendimento eficiente de uma companhia está em pauta nos dias atuais. As marcas estão cada vez mais empenhadas em desenvolver estratégias para aumentar as suas capacidades de produção sem perder a qualidade do serviço oferecido.

Ainda não sabe como aumentar a produtividade de uma empresa? Este texto foi preparado especialmente para você! Abaixo, separamos uma lista com dicas valiosas que vão facilitar a execução das tarefas do seu negócio. Confira:

Por que é importante otimizar a produtividade de uma empresa?

O mercado atual está diante de uma situação em que quem fizer mais em menos tempo sai na frente da concorrência. Essa alta demanda por velocidade e qualidade é justificada pela expansão do comércio e as ferramentas que aceleram o processo de atração e venda para um cliente.

Para entender como aumentar a produtividade de uma empresa, é preciso ter a noção de que isso já se tornou uma necessidade de sobrevivência no ramo empresarial. As marcas estão cada vez mais empenhadas em proporcionar aos seus funcionários ambientes de trabalho mais interativos e descontraídos em busca de melhores desempenhos.

Como é possível facilitar a automação dos processos?

Existem diferentes ferramentas que auxiliam as empresas na hora de intensificar a produtividade sem perder a qualidade. Quer saber como você pode aplicar essas estratégias em seu negócio?

Confira a lista que preparamos para você conquistar novos resultados:

Faça um mapeamento completo da marca

Antes de aprender como aumentar a produtividade é preciso ter uma visão completa de todo o funcionamento da sua empresa. Apenas depois de mapear todos os processos internos e externos, subprocessos e interdependências é que vai ser possível descobrir quais áreas precisam de mudanças.

Por meio desse mapeamento completo da sua marca é que você vai conseguir encontrar ações que geram despesas desnecessárias, atividades duplicadas e áreas que não agregam valor.

Em alguns casos, as empresas que mapeiam o seu funcionamento conseguem aproveitar com mais eficácia alguns funcionários que desempenhavam papéis desnecessários, ou que poderiam ser substituídos por ferramentas de automação.

Invista em novas tecnologias

O avanço das ferramentas de automação é constante. O mundo está em um processo de desenvolvimento e elaboração de recursos que possam facilitar a rotina das empresas e pessoas.

Hoje em dia, já existem diferentes opções de plataformas, equipamentos, softwares que foram desenvolvidos para automatizar os processos e agilizar o desenvolvimento dos trabalhos da sua empresa.

Com tantas possibilidades, é um retrocesso continuar deixando essa possibilidade de crescimento de lado. As novas tecnologias vão acelerar a entrega do seu serviço ou produto para o consumidor, que busca cada vez mais o imediatismo.

Defina um cronograma de trabalho

As mudanças não ocorrem do dia para a noite e algumas demandam tempo e paciência para que os funcionários se ambientem. Dessa forma, é essencial elaborar um calendário de ações, fazendo com que essas transformações aconteçam gradativamente.

Com um cronograma elaborado para não ser uma mudança radical na rotina dos funcionários, a sua produtividade deve começar a aumentar rapidamente.

Mobilize uma equipe de implementação

Além de estruturar um cronograma, é fundamental utilizar profissionais especializados nessas mudanças para implementar os ajustes na rotina da sua empresa. Apesar de parecer algo desnecessário, esses especialistas vão ser indispensáveis para corrigir erros e auxiliar no processo.

Uma equipe de implementação vai realizar testes, analisar o desempenho dos funcionários e ajudar a proporcionar uma visão mais profissional a respeito das mudanças definidas.

Mantenha o foco no cliente

Algumas empresas cometem o erro de focar apenas nas melhorias internas que não vão favorecer a experiência dos consumidores. Para conseguir resultados positivos na sua produtividade, é preciso focar em aperfeiçoar a entrega do produto ou serviço final para o público-alvo.

Sendo assim, é preciso que as mudanças tragam evoluções para os clientes, como: mais rapidez na entrega, inovações em produtos e serviços, melhorias nas condições de pagamento e reformular o atendimento para agradar o consumidor.

Organize treinamentos de preparação

Para que a automação da produtividade seja eficiente, os funcionários precisam receber um treinamento de como devem se portar a partir das mudanças. Após esse preparo é que a funcionalidade dos sistemas vai ser aproveitada ao máximo, fazendo com que as tarefas sejam realizadas em um tempo reduzido.

Por meio desses treinamentos, é possível fazer com que os funcionários reforcem as suas motivações e engajamento, trabalhando cada vez mais para melhorar os seus desempenhos dentro da empresa.

Quais KPIs podem ser úteis para o progresso da empresa?

Além de investir em automação para aumentar a produtividade de um negócio, é preciso acompanhar o andamento dessas mudanças. Esse serviço é realizado por meio de KPIs – Key Performance Indicator – ou indicador chave de performance, em português.

De forma resumida, são métricas relevantes para a sua estratégia e que determinam o sucesso dos investimentos realizados para aumentar a produtividade de uma empresa. Separamos alguns exemplos de KPIs para você analisar:

Planejamento x execução

Uma das maneiras mais eficientes para analisar o desempenho da produtividade da empresa é comparar o que foi planejado com as atividades que foram colocadas definitivamente em prática.

Quantidades de horas gastas em cada atividade

Por meio dessa métrica, é possível descobrir a velocidade de cada funcionário para desempenhar a mesma função e, a partir disso, definir estratégias velozes para entregar o serviço mais rápido e com a mesma qualidade.

Quantidade de retrabalho

Refazer qualquer serviço é prejudicial para a produtividade de uma empresa. Sendo assim, uma das métricas que sempre deve ser levada a sério é o número de atividades que precisaram ser refeitas, visto que esse tempo desperdiçado poderia ter sido utilizado para a elaboração de outras ações.

Apesar de já saber como aumentar a produtividade de uma empresa, você não deve se esquecer de um fator: após a implementação dessas mudanças, é preciso avaliar corretamente os resultados e impactos gerados na sua marca. Essas informações são essenciais para uma análise completa do rendimento após os ajustes.

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade de uma empresa, que tal aprimorar ainda mais os seus conhecimentos? Confira a nossa publicação sobre como calcular o ROI e descobrir como estão os seus resultados!