Você já ouviu falar sobre webrooming? Se ainda não sabe sobre o assunto, está na hora de descobrir sobre esse movimento que representa uma oportunidade de ouro para que os restaurantes consigam melhorar os resultados e conseguir aumentar o número de clientes.
Neste texto, você entenderá o que é o webrooming, qual é a diferença entre ele e o showrooming e quais são as melhores dicas para conseguir levar uma experiência mais agradável para os internautas. Assim, você os estimulará a escolher pelo seu restaurante.
Quer entrar para o time de empresas que aproveitam as tendências e movimentos do mercado? Então, saiba agora o que fazer. Boa leitura!
O que é webrooming?
É comum ver casos em que as lojas físicas se tornaram uma espécie de catálogo. Eles vão até o ponto de vendas, escolhem qual produto é mais bonito, eficiente ou confortável, mas fazem as compras no ambiente virtual.
Por outro lado, há quem faz o caminho contrário. Pesquisa nas redes sociais e nos motores de busca, seleciona qual é o local mais adequado para a experiência desejada, considerando também a avaliação nos sites especializados e nas mídias digitais, e se dirigem até ele.
Esse tipo de fenômeno acontece em vários casos, como em restaurantes e hotéis. É o ambiente virtual servindo como uma sala de exposições para que o consumidor tenha maior segurança nas decisões.
Quais são as diferenças entre webrooming e showrooming?
Como você viu, o webrooming é quando a decisão do consumidor é tomada na Internet e realizada em ambiente presencial. Já o showrooming acontece com o movimento contrário, quando o cliente decide o produto que comprará na loja, mas faz o pedido virtualmente.
Ainda que as duas tendências façam parte de consumidores de todas as ideias, classes sociais e gênero, é possível dizer que o showrooming está mais presente na vida dos jovens. Eles pesquisam na loja física para depois comprar os produtos.
Por outro lado, em datas promocionais, como a Black Friday, os consumidores ficam mais aptos ao webrooming, já que a quantidade de promoções existentes nas empresas físicas cresce, em diversos ambientes, como restaurantes.
Um dos motivos para isso, é que nesses momentos, inclusive no Natal, as pessoas estão inclinadas a terem experiências em família ou entre amigos. Nesse sentido, saber sobre a existência de brinquedos, oportunidades de lazer e outros benefícios pela Internet aumenta o interesse na presença no local.
Nos casos em que há frete, os usuários podem escolher pelo webrooming. No entanto, mesmo essas pessoas tendem a exigir que os serviços sejam executados no menor tempo possível — ou seja, os consumidores estão mais exigentes. Para não perder os clientes, as gigantes de e-commerce, como a Amazon, estão adotando estratégias de envio gratuito.
A escolha também é favorável ao webrooming em situações em que a experiência é o ponto principal. Por exemplo, não dá para participar de um rodízio com aplicativos de entrega. Nem desfrutar de todas as vantagens de um hotel 5 estrelas.
Como é possível melhorar a experiência no setor de restaurantes?
Como você viu, os consumidores estão atentos a todas as características dos restaurantes, procurando os locais que proporcionando as experiências que eles desejam. Quem não se preocupa com isso tende a perder pouco a pouco os seus consumidores.
Conferir a navegação do site
Se os internautas vasculham os sites dos restaurantes procurando a melhor opção para visitar, as suas páginas devem se preparar para receber os interessados da melhor maneira possível.
Como eles são impacientes, fecharam a aba do navegador caso demorem muito tempo para encontrar a informação que desejam. O mesmo acontecerá se existirem links quebrados (que não levam a lugar nenhum).
Por isso, é importante colocar as principais informações em destaque. Dessa maneira, o internauta terá acesso sem mesmo descer com o mouse ou com o dedo.
Fazer marketing de conteúdo
Entenda quais são as necessidades do público do seu restaurante e o que eles mais desejam ao visitarem seu estabelecimento. Você descobrirá que eles querem mais que comida. Pode ser o descanso após um dia difícil de trabalho, a companhia da família em um ambiente diferente do lar.
Tudo isso é importante para que você possa ajudar as pessoas a conseguir mais do que um lugar para comer, mas a ter as melhores experiências possíveis.
Com uma estratégia de marketing de conteúdo, sua empresa pode se conectar com os clientes de maneira mais natural. Em vez de falar apenas sobre seus problemas, você abordará as necessidades dos clientes, fazendo com que eles tenham a ideia de que a instituição se importa com as dificuldades que eles têm e está pronta para ajudá-los a enfrentá-los.
Como contratar uma boa agência
Um problema comum é a empresa até saber quais são seus problemas, mas ter dificuldades para implementar as soluções. Em vez disso, necessitam que a estratégia seja vista de maneira completa para que o consumidor tenha a melhor experiência possível.
Por exemplo, as páginas na Internet devem passar por constante monitoramento para que as estratégias sejam melhoradas. Quem manda é sempre o consumidor e as demandas dele estão sempre em evolução. Com isso, a melhor prática hoje, muitas vezes, precisa ser revista em alguns meses.
Mais do que isso, com o tempo, tem-se mais dados sobre o comportamento do cliente. Dessa maneira, torna-se mais fácil saber como agradá-lo. Os insights também são úteis para que a experiência presencial também seja aprimorada.
Sem uma agência especializada, a empresa precisará aprender com tentativa e erro até conseguir os resultados que sempre desejou, aumentando o número de clientes no restaurante, bem como o ticket médio.
O que fazer?
É comum ter medo de ter uma agência como parceria, já que em muitos casos elas não dão o retorno esperado. Entretanto, há muitos restaurantes, hotéis e varejistas que estão aumentando o número de clientes com o know-how de agências especializadas.
Eles decidiram escolher uma empresa que entendesse o negócio e mensurasse os resultados obtidos — e você também pode conseguir os mesmos resultados.
Entre em contato com empresas qualificadas e experientes no mercado, como a DDWB. Especializada em Inbound Marketing e Mídia de Performance, atua há mais de 14 anos ajudando as empresas a se desenvolverem. Até mesmo o Google já reconheceu o valor, premiando-a com o selo Partner Premier Stars. Com a gente, você aproveitará melhor o movimento webrooming dos internautas.
Por isso, se você quer uma experiência diferente, entre em contato com quem já tem feito a diferença há muito tempo. Vamos conversar para entender sobre seu negócio e propor as melhores estratégias para melhorar seus resultados.