Quais estratégias devo usar no marketing para restaurantes?

28 de agosto de 2019
PUBLICADO EM blog
28 de agosto de 2019 Marcelo Rama

Em mercados cada vez mais competitivos, as empresas precisam pensar e criar novas estratégias para atingir seus públicos. Na busca por engajar cada vez mais os clientes no ramo da alimentação, o marketing para restaurantes se tornou um dos passos principais para alcançar o objetivo de aumentar as vendas e chamar a atenção das pessoas.

É fundamental ter em mente que as principais estratégias para uma boa divulgação precisam ser feitas aliando práticas online e offline. Além de ter um site bem otimizado e com informações claras, é essencial investir em cupons promocionais, mídia paga nas redes sociais e inclusão em aplicativos desse segmento.

Neste post, vamos mostrar quais as melhores estratégias de marketing para restaurantes.Tem interesse no assunto? Então não deixe de conferir!

Tenha um site otimizado

Investir em marketing digital é um dos passos mais importantes para empresas que desejam ganhar popularidade e aumentar suas vendas. Ter um site corporativo otimizado é fundamental para que as pessoas possam reconhecer a sua marca e saber mais informações sobre seus produtos e serviços. Isso porque um site é a porta de entrada da sua empresa para um público cada vez mais digital.

É essencial transmitir uma boa imagem da sua marca. Para isso, é preciso investir em estratégias que auxiliem na otimização. Um site responsivo é aquele que é capaz de se adaptar aos diferentes tipos de tela, seja no acesso por meio de um computador, smartphone ou outros dispositivos.

Outro ponto interessante para melhorar o acesso ao seu site é investir em técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que pode ser definido como a otimização de mecanismos de buscas. Além disso, a criação de um blog no site é uma estratégia pouco utilizada, mas muito importante. A longo prazo, ele pode ser uma das ferramentas mais relevantes para atrair e reter novos clientes.

Faça promoções no Instagram

Com o passar dos anos, o Instagram vem se tornando uma das redes sociais mais importantes para quem deseja investir em marketing. Isso vale tanto para pequenos empreendedores, quanto para grandes restaurantes. Criar promoções é uma das opções que mais engajam os seguidores, aumenta a popularidade da marca e ainda divulga seus produtos e serviços.

Muitas empresas utilizam promoções como forma de aumentar as vendas. Um dos exemplos de ações promocionais é pedir para os seguidores marcarem três amigos nos comentários de uma foto e seguirem o perfil como forma de estarem aptos para participarem da promoção. O prêmio pode ser um rodízio, um desconto, um jantar para um acompanhante, entre outros.

Aposte em mídias pagas nas redes sociais

No marketing digital, é possível investir em ações grátis ou em mídia paga. As redes sociais se tornaram excelentes ferramentas para atingir diversos públicos e engajar consumidores. Invista em anúncios pagos, principalmente no Instagram e no Facebook, onde é possível fazer propagandas e escolher o perfil do público que você deseja atingir, os locais, a faixa etária, entre outras definições.

Essas mídias pagas são responsáveis por aumentar o alcance do seu negócio e conquistar o maior número de clientes possíveis, dentro do perfil do seu público ideal. É fundamental que esse tipo de estratégia seja feito de maneira correta. Portanto, utilize ferramentas como o Google Ads e Facebook Ads para que os seus anúncios tenham maior chance de conquistar os objetivos planejados.

Crie um diferencial

Não importa em que ano você começou o seu negócio, buscar um diferencial é uma das estratégias mais importantes no mundo corporativo. Para que isso seja feito com êxito, é essencial que você pesquise bem quem é o seu público-alvo, identifique o perfil da sua persona, conheça grande parte das estratégias e detalhes dos seus concorrentes para poder criar algo diferente.

No segmento de restaurantes, encontrar um diferencial pode ser o passo que falta para você conquistar e fidelizar mais clientes. Procure focar na melhoria da experiência dos consumidores, seja com a criação de um aplicativo próprio de entrega de comida ou cardápios com um design diferente. Junte-se com a sua equipe de vendas e pense em novas maneiras para se diferenciar dos outros restaurantes.

Invista no marketing de indicação

Um bom atendimento é obrigação de qualquer estabelecimento, principalmente restaurantes. Fazer com que o cliente chegue e saia satisfeito com o seu produto ou serviço é fundamental para que ele volte outras vezes. Esse é justamente o primeiro passo para quem quer investir no marketing de indicação. Quando você agrada um consumidor, a chance de atrair seus amigos é maior.

Isso pode ocorrer em negócios de diversos segmentos, no ramo de alimentação não é diferente. Busque oferecer um bom treinamento aos funcionários do seu restaurante para que o atendimento seja perfeito. Clientes satisfeitos tendem a indicar o local para familiares, amigos e conhecidos. Você também pode criar cupons promocionais para que as pessoas possam convidar colegas.

Outra estratégia que pode ser muito interessante é incentivar os consumidores do seu restaurante a fazer uma divulgação nas redes sociais, seja com a foto de um prato ou de uma comida específica, e oferecer um pequeno desconto para quem publicar. Além disso, convidar influenciadores digitais com milhares de seguidores também é uma estratégia muito utilizada e com um bom custo-benefício.

Insira o negócio em aplicativos

No segmento de restaurantes, é fundamental que o estabelecimento tenha um serviço de entregas eficiente. Além do mais, essa é uma estratégia muito importante para estar presente nos aplicativos como o iFood e o Uber Eats.

Essas ferramentas de entrega de comida costumam cobrar taxas mensais e uma porcentagem dos pedidos, mas podem ser grandes aliadas para lojas que quer aumentar o número de vendas.

Incentive os clientes com cupons promocionais

É muito importante aliar estratégias de marketing online com offline. Incentive as clientes a consumirem no seu restaurante por meio de cupons promocionais, que podem ser distribuídos no próprio local ou no site do estabelecimento. Isso pode ser um atrativo para as pessoas fazerem a primeira visita, já que vão obter uma boa promoção na primeira experiência no lugar.

Investir em marketing para restaurantes parece uma estratégia fácil, mas requer muita organização e planejamento junto com os outros profissionais. Além das dicas deste post, existe uma estratégia extra que é configurar o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita para gerenciar as pesquisas online no buscador e ajudar os clientes a encontrar informações sobre seu restaurante.

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